Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Vendas

Venda de serviços: como se posicionar no mercado, dicas do @pradoclima

Leitura aprox. de 9 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Outubro 13, 2023


Leitura aprox. de 9 minutos

Aqui você encontra:

Na nossa Semana de Estratégia de Vendas, disponibilizamos uma série de conteúdos para ajudar você, empresário, a escalar o seu negócio e a vender seu serviço mais e melhor. Se não viu, confira.

Aqui, reunimos dicas do empresário, professor e influenciador, Eduardo Prado, da Pradoclima, que podem ser valiosas para qualquer empresário do setor de prestação de serviços. 

Dando uns spoilers: você vai ver um pouco de apresentação pessoal, redes sociais e da arte de vender para o máximo de pessoas possíveis. Vamos lá?

“O dinheiro circula da seguinte maneira: da mão de quem tem um problema para a mão de quem resolve o problema. A quantia de dinheiro com que você volta para a casa tem a ver com o tamanho do problema que você resolve

Eduardo Prado 

Divulgue seu trabalho entre os conhecidos

O primeiro passo que você deve dar concorda com o ditado popular: quem aparece, é lembrado. Avise os conhecidos e pessoas da sua região sobre seu serviço. Muitas vezes, alguém pode estar precisando exatamente do que você oferece.

À medida que você vai conseguindo clientes, pode começar a pensar em criar um portfólio focado no seu público-alvo e em criar parcerias estratégicas.

publico alvo

Insira-se em um “ecossistema”

Ecossistema é uma comunidade de organismos que mantêm relações entre si para existir. O termo é mais usado na ecologia, mas o sentido dele também se aplica para se colocar no mercado.

Inserir-se no ecossistema é criar uma rede de contatos estratégica e não deixar pontas soltas. Por exemplo, você não vai avisar só os seus conhecidos sobre o serviço que você oferece. Pense em empreendimentos e empresas e as etapas de um projeto.

“Você pode estar a um aperto de mão de um grande negócio. Mas, para isso, você tem que aparecer”.

Agora, pense nas pessoas que trabalham em cada. Por exemplo, o setor de ar-condicionado: se você conhecer um corretor de imóveis e ele estiver inteirado sobre seu serviço, ao apertar a mão do cliente para fechar negócio e o cliente perguntar se ele conhece um bom instalador de ar-condicionado, o seu nome pode estar na ponta da língua. Essa é uma parte do ecossistema. A mesma lógica vale para as outras.

Se você quer vender serviços, busque conhecer quem faz negócios, projetos. 

Parece muita coisa de uma vez, mas você pode ir ampliando sua rede de contato aos poucos. A chave disso é a persistência. Mesmo que seja difícil e fechem portas na sua cara no começo, não desista.

Enquanto você amplia sua rede, siga no essencial: fornecer um serviço de qualidade. Um cliente satisfeito pode até virar um defensor, um advogado da sua marca.

Resumindo: ofereça um serviço de qualidade. Divulgue, não tenha vergonha e coloque seu nome na praça. A satisfação do cliente é o boca a boca mais poderoso disponível no mercado. Inteire-se sobre projetos e empresas que podem precisar do seu serviço. 

👉 Seu cliente está satisfeito mesmo? Baixe grátis nosso guia de pesquisa de satisfação do cliente e GARANTA que você é o melhor no mercado.  

Use redes sociais com conteúdo focado e poste constantemente

Já vimos que é preciso alcançar o maior número de pessoas possível. As redes sociais entram nessa conta. E não basta só postar logo da empresa. 

Foque em divulgar como você resolve a dor dos clientes. Para demonstrar isso, crie conteúdos que ajudem a resolver problemas, dê dicas grátis. Não foque só em vender: foque em informar e ajudar.

Há vários canais que você pode fazer isso: WhatsApp, Instagram, YouTube…

“Quando você recebe algo de graça, engatilha a reciprocidade. Você quer retribuir. E como o comprador retribui o vendedor? Comprando.”

Além do conteúdo focado no cliente em potencial, poste com frequência. Prado tem um próprio caso de sucesso em relação a isso. Seu programa Café com o Pradocomeçou com 5 espectadores. Seguiu com a transmissão todos os dias, às 6h da manhã. Numa das últimas transmissões, 14.000 pessoas passaram pela live.

Para fixar sua marca na mente do consumidor, você precisa de um ritmo veloz e constante de produção de conteúdo, além de ele ser focado em pessoas, não máquinas ou produtos.

Dicas extras: use memes do setor e produza conteúdo humanizado. Para se conectar com pessoas, imagens de pessoas e um tom mais descontraído funcionam melhor do que fotos de logos ou só informações técnicas, frias.

como vender no insta

Cause uma boa impressão e crie um padrão para a marca

Para Prado, é importante ser bem percebido pelo cliente logo de cara, especialmente se você quer se recolocar no mercado agregando mais valor ao seu serviço. Isso pode ser feito por N possibilidades na maneira que você se apresenta pessoal e profissionalmente para que a percepção de valor do cliente seja elevada.

Depois dessa boa impressão inicial, vem a causada pelo atendimento. Criar uma maneira padronizada de atendimento faz com que sua empresa realmente seja uma marca de prestação de serviços.

Dica extra do Prado: apresente a sua marca de um jeito padronizado. Por exemplo, o carro. Melhor não encher de vários adesivos das marcas das peças, que vão tirar o destaque da sua marca. 

“Minha frota é de carros brancos apenas com o nome da minha empresa na porta. Por onde passar, a pessoa consegue saber que empresa está passando. Essa é uma forma de se posicionar”.

CONTROLE DE KM RODADO

Treine sua confiança e técnicas de venda 

É importante se apresentar bem para o cliente e, além disso, saber argumentar e vender seu serviço. Você pode vender além de peças ou uma manutenção corretiva: você vende um diferencial na qualidade de vida do cliente e uma segurança na rotina dele.

👉 Saiba como ser mais indicado pelos clientes. Venda mais e venda melhor: baixe nosso material completo e gratuito.

Trabalhe para cobrar o preço que você vale

“Toda vez que você se posicionar, vai atrair um público e espantar outro, e está tudo bem”.

Para se posicionar, entenda primeiro o nicho em que quer atuar. Se quer ter uma cartela de clientes de luxo, você precisa cobrar o preço que corresponde ao valor agregado desse serviço diferenciado. Mas, é claro, antes disso, você precisa agregar esse valor ao seu serviço.

Para poder cobrar o preço que você vale, invista no seu negócio e na satisfação do seu cliente. Faça pesquisas de satisfação, invista em equipamentos, treinamentos e software de gestão  para ir se tornando referência no seu campo de atuação.

Assista ao vídeo do Eduardo Prado na íntegra 👇

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso tempo de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

 

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA