Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Engenharia de confiabilidade: o que é e app para empresa de manutenção

Leitura aprox. de 7 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Novembro 21, 2022


Leitura aprox. de 7 minutos

Aqui você encontra:

 

Assegurar que seus funcionários e clientes tenham acesso a equipamentos de confiança é uma missão importante para todos os gestores. Por isso, é imprescindível que a empresa garanta que o risco de falhas nos aparelhos seja previamente calculado e se torne, aproximadamente, nulo. 

Leia mais sobre o que é NPS e como medir a satisfação dos seus clientes em visitas técnicas.

Para que isso aconteça, o primeiro passo é investir em Engenharia de Confiabilidade. Esse ramo vem se tornando cada vez mais importante para empresas de manutenção e tecnologia porque, aplicada às boas práticas, ela traz vários benefícios. Como, aumentar a vantagem competitiva, reduzir custos, prevenir falhas nos equipamentos e aumentar a satisfação dos clientes

Quer saber como a  Engenharia de Confiabilidade pode ajudar sua empresa? Continue lendo esta matéria e saiba mais sobre o tema. 

GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS

O que é engenharia de confiabilidade?

A Engenharia de Confiabilidade é uma área da engenharia que tem o objetivo de garantir que os sistemas e equipamentos da empresa estão confiáveis para o uso

Com a ajuda de cálculos de probabilidade e estatística, o engenheiro consegue prevenir falhas que poderiam acontecer durante o uso de alguma máquina ou na execução de algum processo.

Essa área também busca conservar o funcionamento dos equipamentos, de maneira com que eles não falhem durante o uso e ofereçam total segurança para os técnicos e clientes. 

relatório 2022 sobre softwares

Como fazer o cálculo de confiabilidade do equipamento?

Como vimos acima, a confiabilidade é uma métrica de probabilidade. Ela é calculada baseada no histórico de falhas de um determinado equipamento em certo período de tempo. Por isso é importante monitorar os equipamentos, utilizando estratégias de manutenções preventivas e preditivas, já que essas oferecem dados mais precisos e atualizados.

Leia mais sobre como fazer controle de equipamentos em empresas de manutenção.

É importante ressaltar que sem um histórico prévio de informações sobre os equipamentos, o cálculo não será feito de uma maneira assertiva. 

Para realizar o cálculo de confiabilidade, primeiro iremos calcular o tempo médio entre as falhas (MTBF).

MTBF é calculado pela soma das horas trabalhadas pelos equipamentos, sobre o número de falhas ocorridas.

mtbf

Por exemplo, um equipamento trabalhou 200h e teve 4 falhas durante esse tempo, o valor do MTBF será 50. 

Após identificar o tempo médio entre as falhas , faremos a taxa de falhas (λ) que é o inverso do MTBF. Veja a seguir: , faremos a taxa de falhas (λ) que é o inverso do MTBF. Veja a seguir:     

mtbf_02Usando o mesmo exemplo, o λ  será 1/50, resultando em uma taxa de falhas de 0,02.

Aula gratuita para elaborar estratégias lucrativas para contratos de manutenção? Na Auvo tem! Clique abaixo e aprenda com o especialista Alexandre Rodrigues

aula sobre estratégia lucrativa

Engenharia de confiabilidade em equipes externas: benefícios de implantá-la na sua empresa

Como vimos, a engenharia de confiabilidade é importante para impedir que surjam falhas inesperadas nos equipamentos. Porém, essa não é a única razão para adotar esse método no seu negócio.  

Benefícios como redução de custos, adquirir vantagem competitiva e aumentar a satisfação dos clientes são algumas das vantagens que as empresas podem ter ao adotar essa metodologia. 

Veja a seguir como esses benefícios podem alavancar a sua empresa! 

Redução de custos para empresa

Um dos custos mais elevados e que poderiam ser evitados nas empresas são os gastos com excessivas manutenções corretivas. Isso exige que tenha sempre disponível uma equipe de mecânicos e estoque com peças de reposição para diferentes equipamentos. 

Esse gasto constante com novos materiais e equipes poderia ser evitado caso a engenharia de confiabilidade fosse implantada previamente. Visto que ela atua para impedir a ocorrência de falhas ao estudar e acompanhar o comportamento das máquinas e sistemas.

Além disso, ela também garante que as paradas para trocas sejam programadas, não permitindo a ociosidade dos técnicos e perda de clientes. 

Você já conhece e utiliza os tipos de manutenção? Clique aqui e veja quais são eles e como aplicá-los na sua empresa! 

Aumento da satisfação de seus técnicos externos e demais colaboradores   

Caso seus equipamentos estejam em ordem e funcionando plenamente, sua empresa será capaz de cumprir os prazos de entrega e oferecer serviços de maior qualidade. Isso refletirá na satisfação do cliente, pois suas necessidades serão atendidas de maneira eficaz, aumentando mais as chances de fidelizá-lo e torná-lo promotor da sua marca. 

Leia mais sobre como seu técnico pode fidelizar clientes durante a visita técnica com essas 5 dicas.

Aumento de reputação da sua empresa de manutenção

Quando uma empresa tem processos eficientes e trabalha com ferramentas de qualidade , seus produtos e serviços atingirão altos níveis de excelência. 

Como consequência da aplicação da engenharia de confiabilidade, a empresa irá acelerar os processos, reduzir os custos de manutenção, aumentar a qualidade das mercadorias e garantir a satisfação dos clientes. Com esses diferenciais, sua empresa alcançará uma boa reputação, gerando uma grande vantagem competitiva com os concorrentes 

No vídeo abaixo, você poderá acompanhar dicas exclusivas de como se diferenciar dos seus concorrentes! Não perca!

dicas de como se diferenciar da concorrencia (1)

Aplicativo Auvo para empresas de manutenção: mais confiabilidade e controle

Ter a tecnologia aliada ao seu negócio, trará diversos benefícios para a sua gestão! 

No Auvo, você pode ter controle total dos seus equipamentos, podendo cadastrá-los e visualizar quais colaboradores estão responsáveis por cada máquina. Desta maneira, o gestor terá processos mais organizados e produtivos!

Além disso, no Auvo, você poderá:

Somos o software n° 1 em gestão de equipes externas! Auxiliamos mais de 2000 empresas, ao redor do mundo, a melhorarem seus serviços e conquistarem clientes fiéis

Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e veja como o Auvo pode ajudar seu negócio!                                                            

BANNER BLOG (3)

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.