Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Normas

NBR: o que é, ABNT e guia completo para serviços

Leitura aprox. de 21 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Fevereiro 29, 2024


Leitura aprox. de 21 minutos

Aqui você encontra:

Padrões de trabalho e processos garantem mais segurança aos envolvidos e mais qualidade no resultado. Por isso, todo gestor e técnico de serviços têm que conhecer as NRs e NBRs.

Aqui, vamos entender qual a diferença entre elas e saber quais as NBRs mais relevantes para a prestação de serviços, seja você empresario ou colaborador.

 

 

O que é NBR e ABNT?

NBR designa “norma brasileira”. Cada NBR define um padrão a ser seguido em casos de trabalhos, serviço, sinalização e assim vai. As NBRs não se limitam à segurança do trabalho, como vamos ver mais à frente.

A ABNT, por sua vez, é a convenção de normas e padrões brasileiros em que as NBRs estão inseridas. A sigla significa “Associação Brasileira de Normas Técnicas”. As normas técnicas estabelecidas pela ABNT visam padronizar produtos, serviços e processos, garantindo qualidade, segurança e eficiência em diversas áreas. 

 

Qual a diferença entre NR e NBR?

Para resumir, enquanto as NRs focam em questões específicas de segurança e saúde no trabalho, as NBRs são normas técnicas que abordam uma gama mais ampla de temas, não se limitando apenas a questões trabalhistas. Ambas desempenham papéis importantes em diferentes contextos e setores.

 

  • NR (Norma Regulamentadora)

As NRs são normas específicas de segurança e saúde no trabalho. Elas são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. As NRs têm o objetivo de regulamentar as condições mínimas necessárias para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em diversos setores e atividades.

 

Leia mais: Artigos sobre NRs e NBRs


  • NBR (Norma Brasileira)

As NBRs são normas técnicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elas abrangem uma ampla variedade de temas, não se limitando apenas a saúde e segurança no trabalho.

As NBRs são voluntárias e servem como referências técnicas para produtos, processos e serviços em diferentes setores, visando a padronização e a qualidade.

 

Quais são as NBRs mais importantes?

Separamos 5 NBRs que todo profissional que presta serviço deve ficar sempre de olho no cumprimento das normas e suas atualizações.

 

NBR 7195 - padrão e cores para sinalização de segurança

A NBR 7195 está atrelada à NR 26. A NR 26 define a obrigatoriedade da sinalização de segurança e a NBR 7195, por sua vez, que cores e quando devem ser usados. Essas duas normas são essenciais a qualquer setor, porque focam na segurança de trabalho.

De acordo com esta última, são 12 cores de sinalização no total, abrangendo diversas funções e diferentes setores industriais. 

Entre as cores mais usadas na sinalização de segurança em serviços, ficam o vermelho, amarelo, branco, azul e verde.

tabela-de-cores

 

Existem mais 8 cores empregadas para sinalizações mais específicas: preta, laranja, púrpura, lilás, cinza-claro, cinza-escuro, alumínio e marrom. 

 

Leia mais: NR 26 e NBR 7195 - guia completo para sinalização de segurança em serviços

 

NBR 5419 - trabalhos contra descarga atmosférica

A NBR 5419, conhecida como "Proteção contra descargas atmosféricas", estabelece diretrizes da ABNT para proteger estruturas e edifícios contra raios. Essa norma é crucial para profissionais da construção, engenheiros e projetistas, porque garante a máxima proteção contra descargas atmosféricas. 

Aplica-se a várias estruturas, desde residenciais e comerciais até instalações de telecomunicações e sistemas de energia, exigindo conformidade em elementos como o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), exemplificado pelo para-raios.

Especialmente se você trabalha com manutenção predial e projetos, é bom dominar essa norma.

Leia mais: NBR 5419 - o que é, norma atualizada e como aplicar

 

NBR 5674 - trabalhos de manutenção predial

A NBR 5674 define requisitos mínimos para o gerenciamento da manutenção em edificações, com o objetivo de garantir segurança, conforto e funcionalidade, prolongar a vida útil das instalações, reduzir custos e preservar o valor do patrimônio. 

Proprietários, gestores e prestadores de serviços devem seguir requisitos, como a definição de responsabilidades, elaboração de planos de manutenção preventiva e corretiva, registro das atividades e avaliação da eficácia, utilizando indicadores de desempenho.

Leia mais: NBR 5674 - o que é e como gerenciar manutenção predial

 

NBR 5410 - trabalho com instalações elétricas de baixa tensão

A NBR 5410 estabelece condições mínimas para o projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão.

Criada para garantir a segurança de pessoas e equipamentos que utilizam eletricidade, aplica-se a todas as instalações em edificações residenciais, comerciais e industriais. 

Essa norma é obrigatória para eletricistas, engenheiros eletricistas, técnicos em eletricidade, projetistas e instaladores. Os requisitos incluem:

  • - Aterramento adequado
  • - Proteção contra sobretensões 
  • - Dimensionamento de circuitos para evitar sobrecargas e curtos-circuitos. 

Atenção: para instalações em locais de risco, medidas adicionais de proteção são necessárias.

 

Leia mais: NBR 5410 - o que é, obrigatoriedade e como seguir

 

NBR 5462 - trabalhos de manutenção, gestão de manutenção e inspeção

Essa norma é pertinente a todo o setor de manutenção, especialmente a manutenção industrial. Ela define parâmetros e padrões para trabalhos de:

  • Preventiva
  • Corretiva
  • Preditiva
  • Detectiva
  • Produtiva total (TPM)

Tipos-de-manutenção

 

Explicando em termos mais técnicos, a NBR 5462 estabelece princípios gerais de gestão da manutenção em empresas, definindo requisitos e procedimentos para planejar, executar e controlar a manutenção de equipamentos e instalações. 

Essa norma visa garantir confiabilidade, disponibilidade e segurança nas operações. Ao proporcionar critérios para inspeções técnicas, contribui para identificar falhas e riscos de segurança, permitindo ações corretivas ou preventivas. 

 

Leia mais: Manutenção corretiva, preventiva e preditiva, guia completo

 

Essencial para a gestão da manutenção, a NBR 5462 ajuda a reduzir custos operacionais, prolongar a vida útil dos equipamentos e padronizar inspeções técnicas para garantir a qualidade dos processos e resultados.

Seja para a manutenção do maquinário da sua própria empresa ou para fazer gestão de manutenção de clientes, essa norma é fundamental.

 

Leia mais: NBR 5462 - o que é e quais os tipos de manutenção da norma

 

Quer se conectar com centenas de técnicos e gestores de diversos setores de serviços de todo o Brasil? Você pode fazer isso com um clique e de graça. Junte-se à Comunidade Auvo, a maior do Brasil.

 

 


 

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Produtividade

Os principais indicadores de manutenção para sua produtividade em 2024

Saiba como acompanhar a equipe e fazer uma gestão metódica, produtiva e focada em melhoria constante

Produtividade

Downtime de equipamentos: o que é e como evitar o tempo de inatividade

Visualize o tempo de inatividade do equipamento para reavaliar o seu plano de manutenção e comece a economizar.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Agenda-e-Menu1234-min

 

Gerir a empresa é simples com o Auvo. E o trabalho rende mais.

Dados na sua mão. 90% a mais de produtividade e 0% de papel. OS online direto no celular. Conheça o Auvo e veja a sua receita crescer.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA