Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Normas

NBR 5410: O que é, obrigatoriedade e como adaptar para sua empresa

Leitura aprox. de 5 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 29, 2023


Leitura aprox. de 5 minutos

Aqui você encontra:

A NBR 5410 é uma norma técnica brasileira, definida pela ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnicas), que estabelece as condições mínimas exigidas para o projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão. Essa norma foi criada para garantir a segurança das pessoas e equipamentos que utilizam a eletricidade como fonte de energia.

Veja neste artigo todos os detalhes que os profissionais que trabalham com instalações elétricas de baixa tensão devem ficar atentos para não cometerem irregularidades.

Quem deve seguir a NBR 5410?

A NBR 5410 se aplica a todas as instalações elétricas de baixa tensão em edificações residenciais, comerciais e industriais. Ela é obrigatória para todos os profissionais que atuam na área elétrica, como:

  • Eletricistas, 

  • Engenheiros eletricistas, 

  • Técnicos em eletricidade, 

  • Projetistas e instaladores.

Aumente a produtividade da equipe externa com essas dicas!

Quais são os requisitos da NBR 5410?

A NBR 5410 estabelece uma série de requisitos que devem ser cumpridos em todas as instalações elétricas de baixa tensão. Entre os principais requisitos estão:

  • Aterramento: todas as instalações elétricas devem ter um sistema de aterramento adequado para proteger as pessoas e equipamentos de choques elétricos.

  • Proteção contra sobretensões: as instalações elétricas devem ser protegidas contra sobretensões causadas por descargas atmosféricas, manobras na rede elétrica, entre outros.

  • Dimensionamento de circuitos: os circuitos elétricos devem ser dimensionados de forma a evitar sobrecargas, curtos-circuitos e outros problemas que possam comprometer a segurança da instalação.

  • Instalações elétricas em locais de risco como áreas classificadas, é necessário adotar medidas de proteção adicionais para garantir a segurança das pessoas e equipamentos.

Aprenda a montar um checklist para cada situação. Conheça os modelos mais usados por equipes de campo.

Como garantir a conformidade com a NBR 5410?

Para garantir a conformidade com a NBR 5410, é necessário seguir as orientações e requisitos estabelecidos pela norma. Além disso, é importante que os profissionais responsáveis pela instalação elétrica tenham conhecimento técnico e estejam atualizados com as normas e regulamentações aplicáveis.

Os profissionais também devem realizar inspeções periódicas nas instalações elétricas para garantir que elas estejam de acordo com a norma e identificar possíveis problemas que possam comprometer a segurança.

Leia também: Manutenção predial e as melhores práticas para a gestão de equipe.

Quais são os benefícios de seguir a NBR 5410?

A conformidade com a NBR 5410 traz diversos benefícios para as empresas e usuários das instalações elétricas. Entre os principais benefícios estão:

  • Maior segurança para as pessoas e equipamentos que utilizam a instalação elétrica.

  • Redução dos riscos de acidentes e incêndios causados por falhas na instalação elétrica.

  • Aumento da eficiência energética da instalação elétrica, o que pode resultar em redução dos custos com energia elétrica.

Conheça o software Auvo para gestão de equipes externas para empresas de Manutenção, Refrigeração, CFTV, Facilities, entre outros.

Quais são as penalidades por não cumprir NBR 5410?

Apesar de ser uma norma obrigatória, não existem penalidades associadas ao não cumprimento da NBR 5410

Porém, a não conformidade com as regras pode acarretar graves consequências como sobrecargas em aparelhos e equipamentos, curtos-circuitos, chances de incêndios e precariedade da instalação elétrica. 

Caso sejam constatadas irregularidades que ocasionem qualquer dos problemas citados acima, o profissional responsável pode responder, inclusive criminalmente.  

Dessa forma, concluímos que a norma interfere diretamente na rotina desses profissionais, que precisam segui-la para garantir a segurança das pessoas e dos equipamentos que utilizam as instalações elétricas. 

O profissional que trabalha com isso deve estar atualizado com as normas e regulamentações aplicáveis e ter conhecimento técnico para realizar as inspeções necessárias e identificar possíveis problemas que possam comprometer a segurança das instalações elétricas.

Seguir a NBR 5410 traz benefícios tanto para os usuários das instalações elétricas quanto para os próprios profissionais que trabalham com isso, pois garante maior segurança, redução dos riscos de acidentes e incêndios, além de aumentar a eficiência energética da instalação elétrica, resultando em redução dos custos com energia elétrica.

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA