Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Modelos prontos

Modelo PGR 2024: aprenda o passo a passo e tire todas as dúvidas

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Novembro 01, 2022


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

Uma pesquisa realizada pela Justiça do Trabalho, mostrou que a cada minuto um funcionário sofre acidente enquanto trabalha. Por isso, garantir que os colaboradores operem em segurança, deve ser prioridade de todos os gestores entender sobre PGR. Você sabe o que é ou já ouviu falar nesse termo? Confira nesse conteúdo! 

PGR significa Programa de Gerenciamento de Riscos, que é um documento obrigatório que tem o objetivo de prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Os requisitos de segurança devem estar neste documento e todos que compõem a empresa deverão cumpri-los rigidamente. 

Quer saber como aplicar outras estratégias na sua empresa além do gerenciamento de risco? Baixe gratuitamente o nosso material para aumentar o crescimento do seu negócio:ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA RETENÇÃO DE CLIENTES

Como fazer um PGR? 

Antes de começar a elaborar o seu documento de PGR é necessário ter em mente quais são os riscos em que seus colaboradores são expostos. Para isso, devem ser analisados os fatores de risco presentes no ambiente de trabalho, que podem ser físicos, químicos, ambientais ou biológicos. 

Saber com antecedência sobre os possíveis perigos, garante que medidas prévias de segurança possam ser estabelecidas na empresa e, consequentemente, diminuir a chance de acidentes. 

Após analisar os riscos, você deverá:

  • Eliminar os possíveis pontos de perigo
  • Acompanhar se as medidas de segurança estão sendo cumpridas
  • Revisar e atualizar as ações para melhorar os processos

Leia mais: O que é NPS e como medir satisfação do cliente?

Que profissional pode elaborar um PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos deve ser elaborado e assinado pela própria organização, seja ela privada ou pública.

 1.5.7.2 – “Os documentos integrantes do PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, datados e assinados.”

O PGR também podem conter a inclusão de outros documentos, como exemplo: laudos técnicos, projetos de sistemas de proteção e NR-10.

Acesse a biblioteca completa de materiais gratuitos da Auvo: modelo de ordem  de serviço digital, planilha de km rodado e guia completo para precificação de serviços:

materiais gratuitos auvo

Quais as diferenças entre PPRA e PGR?

Por mais que se pareçam, existem algumas diferenças entre o PPRA e o PGR. O PPRA abrange somente os riscos físicos, químicos e biológicos e o PGR gerencia os riscos de quaisquer natureza no ambiente de trabalho, como os ergonômicos e os acidentes.

Além disso, o PPRA deve ser renovado a cada ano e o PGR pode ser atualizado a cada 2 anos. 

Tenha acesso gratuitamente a um modelo completo de ficha de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) clicando aqui ou no banner abaixo: 

Qual é o prazo de validade do PGR?

Como vimos acima, o PGR deve ser renovado a cada 2 anos. Porém, em casos que haja a certificação da Norma de Segurança e Saúde Ocupacional, ISO 9001, ele poderá ser realizado a cada 3 anos. 

Porém é essencial reavaliar os perigos sempre que houver modificações nos processos de trabalho ou quando ocorrerem acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. 

Baixe grátis: Como divulgar seu serviço no Instagram?

Quais os documentos exigidos no PGR? 

Para realizar um PGR, é obrigatório conter os seguintes documentos

  1. Inventário de riscos ocupacionais: Documento que contém todas as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, e determinam a necessidade de medidas preventivas no ambiente de trabalho. 
  2. Plano de ação: Estabelecem quais as medidas de prevenção deverão ser introduzidas, melhoradas e mantidas, a fim de diminuir os riscos no trabalho.

Conheça o Auvo: o maior sistema para equipes externas da América Latina

Para tornar os processos da sua empresa muito mais rápidos e eficientes, conte com o Auvo, o melhor sistema de gestão de equipes externas da América Latina! São mais de 2000 empresas ao redor do mundo que escolheram crescer com a ajuda do nosso software.

Organize seus processos, tenha colaboradores mais produtivos e nunca mais perca uma ordem de serviço de papel! 

Com o Auvo, você poderá: 

Agende agora uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas clicando no banner abaixo. 

demonstração gratuita auvo

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a suaa empresa para o próximo nível?

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA