Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Climatização e Refrigeração

Sistema HVAC: qual é a importância da manutenção em dia?

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Agosto 16, 2022


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

Em qualquer ambiente fechado, é indispensável o uso de um sistema de HVAC. Não só para uma temperatura interior mais agradável, mas também para garantir a qualidade do ar. Por isso, esse sistema está sendo cada vez mais instalado em empresas e residências.

Em 2021, o mercado de sistemas de HVAC expandiu 9,8%. Esse dado foi extraído da Revista do Frio, que fala com otimismo sobre o crescimento desse setor para os próximos anos.

Portanto, se você investe (ou pretende investir) nesse segmento, leia este conteúdo até o final e fique por dentro de tudo sobre esse assunto.

Confira!

O que é HVAC?

HVAC é a sigla em inglês para Heating, Ventilating and Air Conditioning, e traduzida para o português significa Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado.

Na imagem a seguir, entenda melhor o significado de cada uma dessas siglas:


o-que-e-hvac-auvo-tecnologia

Como funciona o sistema HVAC?

O sistema HVAC funciona de acordo com os princípios da Termodinâmica. Isso quer dizer que ele trabalha a troca de calor em um processo físico, envolvendo um meio ambiente.

Esse processo tende a controlar a temperatura por meio da ventilação e refrigeração de um ambiente, garantindo o bem estar e segurança de todos os que circulam nesses locais.

Além disso, esse sistema utiliza equipamentos específicos, como evaporadores, compressores, exaustores e condensadores.

Qual é a importância do sistema HVAC?

Até aqui, você já deve ter notado a importância de um sistema HVAC para um ambiente mais agradável.

No entanto, há outros benefícios que o tornam tão importante. São eles:

1. Diminui a quantidade de poluentes no ar

A filtragem do ar feita pelo sistema HVAC reduz a quantidade de poluentes do ar, como fungos e bactérias.

Com isso, a oxigenação do ar aumenta, contribuindo para a conservação do local, e por fim, reduzindo a incidência de doenças respiratórias e alérgicas dos ocupantes do ambiente.

2. Aumenta a produtividade

Certamente, um ambiente com temperaturas amenas e confortáveis eliminam o estresse físico, e por sua vez, aumentam a capacidade de concentração dos trabalhadores, aumentando assim, a produtividade como um todo.

E não é só a capacidade humana que tem um melhor desempenho. Os equipamentos, como por exemplo, computadores, notebooks, smartphones e impressoras, também funcionam melhor em um ambiente com temperaturas adequadas.

Inclusive, nos manuais de instruções, você encontrará informações sobre as temperaturas onde esses equipamentos devem operar. Assim como os riscos que um superaquecimento pode causar para a performance do aparelho.

3. Proporciona conforto térmico

O sistema HVAC é importante para garantir a sensação de bem-estar em relação à temperatura do ambiente, independentemente da quantidade de ocupantes.

4. Filtra o ar

Os filtros de ar, presentes em sistemas HVAC, têm o importante papel de remover partículas prejudiciais à saúde, como por exemplo, poeira, fungos, ácaros, bactérias, entre outros.

Portanto, a manutenção adequada dos filtros é indispensável, não só para a eficiência do sistema como também para redução do consumo de energia, e consequentemente, economia na conta de energia.

5. Reduz a incidência de doenças respiratórias e alérgicas

Além de benefícios térmicos, o sistema de HVAC oferece vários benefícios à saúde das pessoas. Afinal, com uma filtragem do ar adequada, é possível aumentar os níveis de oxigenação do ambiente.

Além disso, o sistema HVAC contribui com a qualidade do ar, especialmente para pessoas com doenças respiratórias que não podem ter contato com um ar cheio de mofos e fungos.

Quem utiliza sistemas HVAC?

As empresas que mais utilizam os sistemas de HVAC são as farmacêuticas, eletroeletrônica e alimentícia.

Afinal, elas precisam atender aos parâmetros rigorosos de temperatura, estabelecidos pelos fabricantes de insumo, e também, pelas Normas Regulamentadoras.

Os sistemas HVAC também são utilizados em outros ambientes, como por exemplo, hospitais, escritórios, shopping centers, laboratórios, museus, hotéis, cinemas, universidades, motéis, residências, entre outros.

Pois, além da capacidade de minimizar a proliferação de fungos, bactérias e poeiras, esse sistema também é responsável pelo conforto térmico desses ambientes.

Como é feita a manutenção do sistema HVAC?

hvac-como-é-feita-a-manutenção-1

Para garantir a melhor conservação dos sistemas HVAC, assim como a qualidade de vida dos seus usuários, o mais indicado é o PMOC.

Aos que não o conhecem, o PMOC é uma sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle, e consiste em um documento instituído pelo Ministério da Saúde, que reflete as exigências da Portaria MS nº3.523/98.
Além disso, o PMOC é um documento onde constam as normas sobre os processos de limpeza, conservação e manutenção de sistemas de climatização.


Sendo assim o PMOC é obrigatório por lei, pois, todos os proprietários, locatários e gestores de empresas que possuem sistemas de climatização, com mais de 60.000 BTU/H, devem elaborar um PMOC para seu estabelecimento.


Para saber mais sobre o PMOC, bem como estruturar o seu próprio plano de manutenção, operação e controle, baixe o nosso e-book gratuitamente.

Clique no banner abaixo e faça o download:

PMOC SAIBA TUDO NESSE GUIA

Como a Auvo pode te ajudar a implementar o sistema HVAC?


Agora que você já sabe tudo sobre o sistema HVAC, saiba como implementar esse sistema em um software de gestão, como o Auvo.

No vídeo abaixo você confere com todos os detalhes, como o Auvo ajuda empresas de Refrigeração e HVAC com equipes externas.

É uma verdadeira aula de como implementar todo o seu sistema HVAC, como garantir a maior eficiência na sua gestão e aumentar a produtividade da sua equipe.

Assista agora mesmo:


Conclusão

Viu como o sistema HVAC é repleto de benefícios? Não é atoa que esse mercado está crescendo cada vez mais.

Ficou interessado em como o Auvo pode te ajudar a oferecer um diferencial nesse mercado tão concorrido?

Agende uma demonstração gratuita agora mesmo! Basta clicar no banner abaixo:

BANNER BLOG


Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. 

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA