Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Vendedor externo pode ser rastreado? Descubra se é legal!

Leitura aprox. de 13 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 13 minutos

Aqui você encontra:

Gerenciar pessoas nunca é fácil e a gestão da equipe externas pode ser extremamente complicada e complexa. Além disso, muitos gestores ficam em dúvida sobre se um vendedor externo pode ser rastreado.
 

A resposta é: sim! Funcionários com CLT podem ser rastreados. Não só podem, como devem. 

Colaboradores que muitas vezes estão em outras cidades e Estados geram despesas, problemas e muitas vezes poucos resultados.

Uma solução bastante procurada por gerentes é o monitoramento do colaborador. Saber onde ele está em tempo real, organizar as atividades e acompanhar a rotina de trabalho é uma das formas encontradas para diminuir os riscos e manter a operação funcionando.

O grande problema é que muitos colaboradores não aceitam ser monitorados. Alegam que isso fere a privacidade deles e que não aceitam usar esse tipo de tecnologia e muitas vezes eles vencem a queda de braço, já que contratar uma nova equipe e treina-la é muito caro e trabalhoso.

Mas será que faz sentido toda essa repulsa a um sistema de monitoramento? Ou muitas das vezes o colaborador não está se dedicando como deveria e quer se manter na zona de conforto?

É bem possível. Por isso pense bem, quanto custa manter um colaborador que não se dedica ao máximo ao longo de um ano?

Por isso vou listar 3 maneiras de você implantar um sistema desse em sua equipe.

1 – Quem não deve não teme

Pode parecer óbvio, mas muita gente não leva isso em conta. Se o seu colaborador não quer ser monitorado algo ele está escondendo.

Pode não ser nada de muito grave, mas a produtividade dele está comprometida.

Por isso tenha uma conversa franca com seus comandados, mostre que você valoriza quem se dedica ao trabalho e que a confiança será estabelecida a partir do momento que todos se dedicarem integralmente ao trabalho.

Isso fará toda a diferença. Mas tome cuidado, eles precisam saber que você valoriza quem se dedica e não tem “medo” de possíveis saídas.

Se o funcionário é comprometido com o trabalho, ele não possui motivos para não aceitar ser monitorado. E acredite a maioria trabalha de forma correta.

2 – O sistema é bom para o próprio colaborador

Trabalhar com um sistema que otimiza o seu trabalho, te dá oportunidade de preencher menos relatórios, organiza sua agenda e seu fluxo de trabalho não pode ser ruim.

Se a sua equipe for comercial o sistema representa para ele muito mais vendas e consequentemente comissões maiores. Se a equipe for técnica, é muito mais fácil para o colaborador mostrar “trabalho” para o gestor e consequentemente ser muito mais valorizado.

Ou seja, o colaborador só ganha com o uso de um sistema de gestão de equipes externas, além disso o monitoramento da mais segurança para colaboradores que estão na rua.

Só observe se o sistema possui dispositivos de segurança, por exemplo se ele garante que você possa configurar o horário que prefere fazer o monitoramento.

Isso previne ações trabalhistas e garante a privacidade do colaborador no horário de descanso.

3 – Facilidade na comunicação

Pro seu colaborador a comunicação com a base é um problema, acredite. Muitas vezes ele pode estar com alguma dúvida ou problema no cliente e não sabe como proceder da melhor maneira. Isso além de gerar stress gera reclamações por parte dos clientes.

Com um sistema de acompanhamento em tempo real o colaborador pode tirar qualquer dúvida in loco e resolver todos os problemas com o auxilio do gestor.

Isso além de trazer mais confiança, diminui os custos.

 

Conclusão

É essencial que seu colaborador entenda que a ferramenta é um auxílio para o trabalho.

E lembre-se, implante a meritocracia na sua equipe, ela é essencial para qualquer novo projeto que você inicie.

O Auvo é um sistema completo de gestão de equipes externas, com ele você sabe em tempo real a localização de seus funcionários, organiza a agenda deles e faz o acompanhamento de cada atividade.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA