Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

7 vantagens em usar um software de gestão de serviços

Leitura aprox. de 20 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 20 minutos

Aqui você encontra:

Você já se perguntou quais as vantagens efetivas em implantar um software de gestão de serviços em uma equipe de field service?
 

É muito importante que haja uma automação da gestão das atividades, pela qual, cada processo que ocorre em campo é definido antecipadamente, prevenindo o surgimento de problemas durante as visitas. 

Para estar competitiva em mercados de serviços externos, sua empresa precisa sempre estar um passo a frente, e isso quer dizer, precisa executar mais atividades com mais qualidade.

E para se atingir esse nível você precisa automatizar as tarefas mais operacionais, tanto as suas, como as da equipe em campo.

Sabemos que com o avanço da tecnologia as empresas estão tentando se adaptar a esse mundo mais acelerado, dinâmico!

E neste contexto as empresas que trabalham com equipes externas também tentam se manter atualizadas ao buscarem alternativas de controle para suas atividades.

Um bom exemplo é o uso de um software para gestão de equipes externas (FSM).

E não tiro sua razão, uma vez que o assunto exige sim uma visão mais ampla dos benefícios.

O que posso adiantar é que as razões de você ter em sua empresa um software de gestão de field service vai desde o monitoramento de seus colaboradores em tempo real, até um relatório BI das tarefas finalizadas.

Vamos te mostrar quais são as principais vantagens de um sistema como este, para que você possa tomar uma decisão mais assertiva para a gestão da sua equipe:

1. Monitoramento da rota de cada equipe.

Com um software apropriado para gestão dos serviços em campo você poderá criar rotas para cada colaborador e acompanhar seus trajetos. Além de obter a confirmação dos atendimentos via check-in e check-out automático.

Você também terá a possibilidade de montar rotas diferentes para cada um e poderá cobrar de sua equipe caso não façam as visitas que foram definidas antecipadamente. Ou até mesmo os atendimentos que não foram planejadas. 

2. Controle mais eficiente das informações do cliente

Ao utilizar um software de gestão de serviços, a equipe externa poderá publicar fotos e dados sobre cada atendimento que fizer durante o dia.

Com essas informações em mãos e com o controle de localização e trajeto dos colaboradores, você gestor poderá oferecer um atendimento personalizado para os clientes.

Assim, cada cliente se sente mais valorizado por sua empresa e consequentemente mais satisfeito com seus serviços, que, com certeza, também irão melhorar com esse nível de gestão.

Afinal, todo mundo gosta de receber um atendimento de qualidade, não é verdade?

3. Organização dos atendimentos (visitas / serviços)

Com o software de gestão de equipes externas, a entrega e o controle de demanda para os técnicos em campo se torna rápida e prática.

Após a abertura o recebimento do chamado técnico, o gestor ou a pessoa encarregada pode abrir uma ordem de serviço digital para o colaborador mais apropriado e mandar direto para o celular dele.

E nela pode-se filtrar e enviar somente as informações e dados necessários para a execução do serviço.

Além disso, ele facilita na hora de procurar alguma informação mais antiga, sobre algum atendimento, e ainda possibilita o cliente ter as informações do que foi feito via email.

4. Confiabilidade das informações em tempo real

Quando falamos em processo de gerenciamento, o principal vilão que atrapalha uma execução excelente, não só nas empresas de prestação de serviços, é a documentação de tudo que está acontecendo.

Lembre-se! Além de documentar tudo, você precisa organizar as informações de uma forma que elas sejam facilmente encontradas a qualquer momento.

Uma vez que este gerenciamento da equipe de field service é feito de dentro da empresa, nada mais adequado que a aproximar o gestor e sua equipe por meio da tecnologia.

Assim, a comunicação fica muito mais rápida, os processos documentados e organizados, a equipe atende mais clientes, estes ficam mais satisfeitos com os serviços da sua empresa e indicam seus serviços para mais amigos.

Tanto as rotas, quanto os atendimentos em andamento e suas informações são visualizados e acompanhados no momento em que acontecem, informando o gestor com informações atualizadas para tomadas de decisões mais assertivas.

5. Informações salvas na nuvem

Dispensar o armazenamento físico para manter os dados em um data center, que os tornam acessíveis por meio de um servidor cuja disponibilidade é completa, é um benefício muito grande.

Em breve, será muito difícil se deparar com empresas que continuam armazenando todas as informações em papel ou em um servidor próprio.

Um software de field service baseado em armazenamento em nuvem permite que os usuários possam utilizá-lo em qualquer momento, facilitando o acesso às informações independentemente do local em que estejam.

Ou seja, suas informações ficarão salvas e seguras da melhor maneira!

6. Produtividade da equipe de field service

O acompanhamento dos atendimentos e das métricas que realmente são importantes para seu negócio proporcionam a mais produtividade no trabalho da equipe de atendimento, eficiência nas suas operações em campo e a melhoria dos processos em geral.

E sem um software de gestão de serviços é praticamente impossível levantar dados tão precisos e a qualquer momento das atividades externas de suas equipes.

Imagina você tendo que anotar todas as informações de cada colaborador, e depois fazer a análise da produtividade de cada um… Cansou só de imaginar né? E se essa informação se perder no meio de tantos papeis ou planilhas? Que estresse!!!

Com certeza isso tomará muito tempo que você poderia usar para executar novas estratégias para atender mais clientes e ganhar mais dinheiro.

7. Cliente satisfeito é sinônimo de empresa bem sucedida

Você deve está se perguntando, como um software de gestão de equipes externas pode me ajudar a saber como está indo a satisfação do cliente!

Pois bem, vamos te explicar onde ele atua nesse quesito.

Primeiro, por ser digital, você tem a possibilidade de ver com mais facilidade os pontos que devem ser otimizados, e onde o serviço prestado está deixando a desejar.

Você também tem a liberdade de montar a pesquisa de satisfação do cliente com perguntas de acordo com seu interesse.

E com as respostas que você receberá dos seus consumidores, terá uma ideia de quão satisfeitos eles estão com a sua empresa e, além disso, se eles estão dispostos a indicar sua empresa a amigos.

Por todos esses motivos e vários outros que sempre citamos neste blog é que entendemos e recomendamos aquisição de um software que atenda com eficiência o setor de field service, sejam comerciais ou operacionais.

O Auvo é um software de gestão de serviços. Quer saber mais sobre a ferramenta? Faça o teste grátis clicando o link na imagem abaixo!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA