Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Indicadores de desempenho: 10 tipos para usar na sua empresa

Leitura aprox. de 20 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Abril 06, 2021


Leitura aprox. de 20 minutos

Aqui você encontra:

Você que é empresário, gestor, sócio de uma companhia ou proprietário, já ouviu falar em KPI ou Indicador Chave de Desempenho e sabe a diferença que ela faz em seu negócio? Ainda não ouviu falar desta métrica, ou já ouviu falar, mas não sabe como elas de fato funcionam?
 

Não se preocupe, neste texto iremos falar sobre esta métrica e te mostrar a sua importância para seu negócio. De antemão, já adiantamos que é uma excelente aliada para avaliar se as medidas estratégicas que adotou para seu negócio vem tendo uma boa performance, e que existem diferentes tipos de indicadores para lhe auxiliar em sua avaliação de performance. Continue com a gente e saiba tudo sobre KPIs. 

O que é um Indicador de Desempenho?

O Indicador de Desempenho, nada mais é, do que uma métrica utilizar para avaliar o desempenho e / ou performance da empresa quanto às suas metas e objetivos. Ou seja, ela serve para avaliar se as estratégias que a companhia adotou têm dado bons resultados.

Um Indicador de Desempenho pode ser tanto quantitativo ou qualitativo, ou seja, é possível analisar os processos da empresa tanto de forma numérica, quanto analisar a execução e sua respectiva qualidade.

Analisar o desempenho da empresa auxilia na melhoria da gestão e de seus processos, a fim de que possam chegar cada vez mais a resultados melhores. Fora isto, o indicador de desempenho também fornece dados para auxiliar na tomada de decisões dentro do negócio. Contudo, vale destacar que, existem diferentes tipos de empresa, portanto, diferentes tipos de indicadores que irão ser melhor aplicados a cada caso.

Por que minha empresa deve adotar um Indicador de Desempenho?

Como vimos, o Indicador de Desempenho serve para avaliar se ações e estratégia que adotou tem levado a resultados satisfatórios. Além disso, o KPI monitora a saúde de sua empresa, serve para medir progresso, auxilia na análise de padrões, resolução de problemas e de ajustes e indica se sua companhia está no caminho certo. Porém, além disto, existem outras vantagens na utilização de um KPIs, confira a seguir:

  1. Visão mais abrangente dos processos da empresa;

  2. Maior precisão sobre eficiência e eficácia de estratégias;

  3. Organização dos processos, e em consequência, padronização;

  4. Maior agilidade na hora de identificar problemas e solucioná-los;

  5. Tomada de decisão mais assertiva;

  6. Esforços e recursos serão otimizados;

  7. Equipes de trabalhos se tornarão mais engajadas.

Viu só?! Adotar o KPI irá otimizar todos os processos de sua empresa, em consequência, irá melhorar a produção e também à comunicação organizacional, fortalecendo todo o trabalho corporativo.

10 tipos de indicadores de desempenho para sua empresa

Como vimos, os KPIs são excelentes aliados do seu negócio. No entanto, é preciso destacar que existem diferentes tipos de indicadores e cada um tem um objetivo. A seguir, acompanhe os 10 tipos de indicadores de desempenho para sua empresa.

1- Indicador de Desempenho de Produtividade

O primeiro indicador que iremos destacar é o de produtividade que, assim como o próprio nome indica, diz respeito às entregas do processo, considerando um intervalo de tempo específico. Ou seja, quanto maior a produção da empresa com o menor o uso de recursos, mais produtivo será seu negócio.

 

2 - Indicador de Desempenho de Qualidade 

O segundo indicador que mencionaremos é o de qualidade, que se refere a não-conformidades do que foi produzido, ou seja, quantidade de mercadorias com defeitos, porcentagem de produtos/serviços entregues com atraso, chamados de assistência técnica e solicitações de clientes não atendidos ou não resolvidos.

Dentre os tipos de indicadores que existem, é neste que se encaixa a relação com o público, por meio de pesquisas de satisfação. Afinal, ao compreender a opinião do seu público sobre seu produto, é possível identificar se é necessário ajustá-lo ou melhorar seus processos de produção.

3 - Indicador de Desempenho de Capacidade

Para uma empresa, é importante compreender sua capacidade de produção. E, para isto, dentro de todos os tipos de indicadores existentes, temos o Indicador de Desempenho de Capacidade, é ele que irá indicar quanto será possível seu negócio, uma equipe ou funcionário produzir durante um intervalo de tempo.

De maneira mais clara, podemos dizer que o indicador diz respeito a quantidade que se produz e o tempo necessário para a produção. Se encaixa neste KPI, métricas como, números de atendimentos realizados por dia e de peças produzidas por hora, por exemplo.

4 - Indicador de Desempenho Estratégico

Este indicador diz respeito aos objetivos de sua organização em médio e longo prazo, dentro de seu planejamento estratégico. Ele mostra, portanto, como está sua empresa, assim como uma visão mais abrangente do negócio, para demonstrar quanto, de fato, está próximo do resultado que pretende alcançar.

5 - Indicador de Desempenho de Lucratividade

Qual a porcentagem de lucro de sua empresa? Você sabe como obter este dado? Então, é sobre ele que falaremos, abordando, mais um dos 10 tipos de indicadores, o de lucratividade.

Este indicador é calculado da seguinte forma: lucro / receita total. E em seguida, o valor é multiplicado por 100. Ou seja, suponhamos que uma empresa tenha R$ 400 mil vendidos em mercadoria e seu lucro foi de R $20 mil, sua lucratividade será de 50%.

Vale destacar que calcular este percentual é extremamente benéfico para seu negócio, afinal lhe auxiliará na tomada de decisão para melhoria de resultados.

6 - Indicador de Desempenho de Rentabilidade

A rentabilidade tem como foco principal o rendimento de investimentos e os lucros, e é por meio dela, que observamos o retorno do que foi investido e de projetos em longo ou médio prazo.

Para ter os valores de rentabilidade, fazemos o seguinte cálculo: lucro da empresa/investimento, em seguida, multiplicamos por 100 para obter o índice de rentabilidade.

7 - Indicadores de Eficiência e Eficácia

Apesar de semelhantes no nome, existem diferenças entre os dois tipos de indicadores. Enquanto na eficácia, o foco maior é no produto e em seu resultado, para obter um lucro maior, na eficiência, a abordagem da produção é outra, aqui, o principal objetivo é produzir da melhor maneira, só que para isto, a empresa precisa utilizar a menor quantidade de recursos.

8 - Indicador de Efetividade

O Indicador de Efetividade, também está relacionado a outros dois tipos de indicadores, eficiência e eficácia. Ele, nada mais é do que a soma/junção destes dois. 

9 - Indicador de Competitividade

Em nossa lista de tipos de indicadores, não poderíamos deixar de falar da relação da empresa com seus concorrentes, e em consequência, à influência em seu mercado de atuação.Ou melhor, do Indicador de Competitividade.

Para medir este indicador, uma das opções é o market share, ou seja, cálculo da porcentagem de participação da empresa no mercado.

10 - Indicador de Valor

Por último, em nossa lista de tipos de indicadores, temos o KPI de valor, que nada mais é do que a indicação de valor percebido, ou seja, a percepção de seu cliente sobre o custo-benefício de seu produto ou serviço.

Chegamos ao final deste post! E, como vimos, existem 10 tipos de indicadores e cada um tem uma função específica quanto à análise de desempenho de seu negócio. E, para te ajudar a avaliar sua performance, você pode contar com a Auvo, software completo para prestadores de serviço.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.