Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

6 Dicas de liderança para uma ótima gestão de equipe externa

Leitura aprox. de 21 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Janeiro 19, 2017


Leitura aprox. de 21 minutos

Aqui você encontra:

Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. Quer saber como ser um bom líder? Então confira as nossas dicas de liderança.
 

Um dos pontos fortes do líder é conseguir passar de forma bem assertiva as funções para os seus subordinados. Ele precisa entender os pontos fortes de cada colaborador para definir quem deve fazer cada tarefa e em quanto tempo ela deve ser entregue.

Essa dica também vale para a gestão de equipes externas e é muito importante que acompanhe esses colaboradores bem de perto, muito porque eles passam muito tempo na rua e o tempo acaba sendo bem preciosos para esses colaboradores.

O líder normalmente é aquele profissional que já ocupou vários cargos na empresa e conhece a fundo todos os procedimentos realizados na mesma.

Normalmente esse profissional acaba puxando as responsabilidades para si e não tem medo de arriscar e nem de errar. Ele é muitas vezes uma pessoa de confiança dos donos das empresas.

Para reforçar a importância dos líderes na empresa iremos publicar dados de algumas pesquisas realizadas recentemente.

 

Pesquisa da Delloite:

Foi feita a seguinte pergunta aos colaboradores: “Quais são os fatores mais críticos para o sucesso da empresa?". E foi permitido responder apontando mais de uma alternativa.

E o resultado foi o seguinte: 76% acreditam que era o desenvolvimento de lideranças; 72% acreditam que é o gerenciamento de talentos e 72% acreditam que é a criação de uma cultura que visa a alta performance.

Pesquisa da KPMG:

Nessa outra empresa alguns outros dados surgiram.

Não fica claro quais foram as perguntas feitas aos colaboradores, mas conseguimos descobrir que 91% dos funcionários acreditam que os líderes não atuam o tempo todo usando os valores e a visão da empresa para realizar o seu trabalho.

E uma outra coisa mais grave ainda foi descoberta: 70% acreditam que poucos líderes são vistos como justos e inspiradores para os seus colaboradores.

Demonstração grátis do Auvo

Pesquisa Pricewaterhouse Coopers:

Essa pesquisa analisou quais seriam as competências mais importantes que um executivo deve exercer:

  • 88% devem ter flexibilidade para aplicar mudanças

  • 88% devem liderar e ajudar no desenvolvimento de pessoas

  • 87% devem ter espírito colaborativo e ajudar seus subordinados

  • 85% devem ter criatividade e inovação para aplicação de novos métodos

  • 85% devem antecipar e administrar riscos e erros cometidos pelas equipes

Cada empresa tem uma realidade diferente e o papel de líder também vai variar bastante de um lugar para outro. Mas existem alguns pontos que devem ser analisados e se possível seguidos à risca.

O que vamos falar aqui não é a verdade absoluta, mas sim um pequeno guia de quais atitudes um líder de verdade deve ter.

1 – Esteja antenado com as mudanças constantes no mercado:

Pesquise bastante para descobrir o que há de novo, o que você pode fazer de diferente para melhorar os resultados da sua empresa e o rendimento de seus colaboradores.

Pesquise principalmente os concorrentes porque eles querem atingir o mesmo público que vocês e podem ter saído na frente na descoberta de um novo diferencial.

Repasse essas novidades para as suas equipes externas o mais rápido possível, para que eles possam ir se familiarizando e se for preciso até passar por novos treinamentos.

2 – Não deixe para fazer planos em cima da hora

Um líder despreparado provavelmente vai resultar em uma equipe também sem preparo. Planos devem ser feitos em conjunto e envolver tanto o gestor quanto os colaboradores. E planejamento é feito exatamente para que nada seja feito em cima da hora na correria.

Realizar tarefas com pressa costuma resultar em nervosismo e fracasso.

Como líder você deve definir quais serão suas tarefas e as de seus comandado e em quanto tempo elas devem ser cumpridas.

3 – Conseguir colocar os colaboradores para executarem seus planos:

Um dos quesitos para uma boa liderança é conseguir fazer com que seus comandados te obedeçam e façam exatamente aquilo que precisam.

Para isso acontecer você precisa ganhar a confiança deles e mostrar que está disposto a ajudar também.

Fazer a gestão de equipes externas é um pouco mais complicado por conta da dificuldade de controlar essas pessoas por estarem na maior parte do tempo trabalhando na rua.

Há uma solução para ajudar nesse controle que é investir em softwares de gerenciamento com controle de informações dos colaboradores em tempo real.

Você terá bem mais controle de seus colaboradores.

4 – Criar estímulos e incentivos para o trabalho ser feito em equipe:

Conseguir juntar pessoas de vários tipos diferentes em uma única equipe é algo bem difícil de fazer. E fazer com que elas trabalhem com um time é ainda mais complicado.

Então invista em novas formas de atraí-los e fazer com que trabalhem em conjunto.

Aposte em incentivos e premiações por equipes para deixá-los mais animados e com o compromisso de bater tanto as metas pessoais quanto as coletivas.

Estimular seus colaboradores a crescer é somente um dos papéis de um bom líder de equipes.

 

5 – Buscar treinamentos e especializações para os colaboradores

Essa é uma das dicas de liderança mais eficazes que têm. Poucas empresas prezam pela busca de conhecimento de seus colaboradores e os apoiam investindo em cursos e treinamentos.

Investir na especialização de seus colaboradores é apostar no sucesso e no crescimento das vendas, porque profissionais mais preparados terão mais chance de fechar novos negócios.

É importante lembrar que novas tecnologias e técnicas de vendas e atendimento surgem todos os dias e é preciso estar sempre antenado e atualizado para não perder espaço no mercado em que atua.

Seja um líder de equipes mais atuante e mostre que se preocupa com seus comandados.

6 – Avaliar esporadicamente os colaboradores (medir a qualidade do serviço prestado)

Ser um líder de equipes externas requer jogo de cintura e paciência. Cada grupo de colaboradores se comporta e executa suas tarefas de um jeito diferente.

E há um jeito de medir quais dessas atitudes têm dado mais resultado para a empresa. Você precisa avaliar de forma individual e coletiva também.

Coloque em uma tabela alguns dados como: duração dos atendimentos, número de reclamações dos clientes, número de negócios fechados e custo operacional (gasolina, alimentação, manutenção) de cada equipe.

Faça os cálculos que precisar e meça quais equipes têm rendido mais e qual está começando a dar prejuízo.

Junte os colaboradores desta última equipe e comece a cobrar melhorias. Se no próximo mês esse rendimento não melhorar comece a procurar por novos colaboradores para compor um novo time.

Já com as equipes de resultados positivos e crescentes a atitude deve ser diferente. Para eles é interessante elogiar e promover premiações para os colaboradores com melhor rendimento e para a melhor equipe.

Demonstração grátis do Auvo

Agora você já viu as dicas de liderança e começou a entender como ser um bom líder, comente suas dúvidas no texto.

A tarefa de assumir esse papel é realmente difícil, mas com bastante força de vontade e insistência você vai conseguir controlar e fazer um gerenciamento de equipes com foco em gerar resultados positivos para a empresa em que trabalha.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA