Inscreva-se em nossa newsletter

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png
  • Autor Convidado

Controle de chamados: como fidelizar clientes e gerar indicações

Administrar uma equipe nas ruas das grandes cidades com qualidade no controle de chamados é o primeiro passo para garantir qualidade no serviço e consequentemente a fidelização de seus clientes.


O controle é capaz de trazer novos clientes, por meio das recomendações dos atuais e deixar a equipe como excepcionais profissionais.


Toda a equipe de uma empresa deve ser responsável por fazer um bom atendimento e gerar aos cliente a maior satisfação de sua vida, a ponto que ele indique os serviços da contratada.


Por isso mesmo, o controle de chamados é fundamental para fidelizar o cliente e consequentemente gerar nele a prática de recomendar a sua empresa para os amigos. Mas para que isso aconteça é preciso ter alguns cuidados, para que a qualidade gere indicações e vendas para seu negócio.


As ferramentas de Gestão de Chamados são importantes meios para auxiliar todo o controle das atividades da equipe, para que seja feito de forma rápida e eficaz, sem demora e interrupções na comunicação entre a empresa in loco e sede.


Controle de Chamados: facilite o atendimento com organização de seus servidores


O controle de chamados ajuda colaboradores a registrar todos os dados referentes ao chamado, no caso de chamados de qualidade em apenas um lugar. Assim, o gerente ou gestor consegue acompanhar todas as demandas do cliente, para realizar relatórios posteriormente.


A melhor forma para controlar os chamados pode ser a automação da comunicação entre a equipe e sua empresa (ou os gestores que estão na empresa).


Observe uma gestora de serviços: muitos são os obstáculos que podem impedi-la de ter sucesso no chamado em um estabelecimento ou residência, por exemplo:

  • Localização errada;

  • Problemas de cadastro;

  • Falta de relatórios eficientes ;

  • Falta de autorização para determinado serviço;

  • Falta de informação no canal de uso para os serviços;

  • E até dúvidas técnicas dos servidores em relação ao serviço.

Fato é que, com a qualidade no controle de chamados e sua automatização, todos esses problemas são facilmente resolvidos, já que a comunicação é feita direto com a empresa e possibilita a resolução dos problemas de forma eficiente.


Portanto, ao controlar os chamados, o atendimento ao cliente é facilitado com organização e gera resultados que podem fidelizar o cliente, por conta de sua satisfação. É o caso da:

  • Velocidade na prestação do serviço;

  • Problemas resolvidos de forma rápida pelo sistema;

  • Facilidade em conseguir autorizações que dependem dos gestores;

  • Apoio técnico rápido e online à equipe in loco com facilidade;

  • Relatórios precisos e eficientes de todos os serviços.

Com a qualidade no controle de chamados, o seu cliente pode se sentir satisfeito com seu trabalho, e consequentemente pode gerar indicações para sua empresa.


Excelente atendimento gera fidelização e indicações


O controle de chamados permite que a empresa fidelize seus clientes, quando em prática sua ferramenta permite esse controle e atinge princípios básicos da fidelização de clientes em comum com o controle de chamados:

  • O foco está no cliente, em vista que o objetivo do controle de chamados é garantir o melhor atendimento em qualquer prestação de serviço;

  • O controle de chamados permite um tratamento VIP e adaptável a qualquer cliente, permitindo que esse cliente esteja no topo do foco da empresa;

  • A qualidade no controle de chamados também permite que haja um monitoramento em todas as ações de serviços do cliente e empresa.

Agrade clientes com qualidade e peça indicações


A qualidade no controle de chamados potencializa as suas indicações, se somada a um programa de indicações. Imagine, por exemplo, se após o atendimento dos seus serviços, o cliente te recomendar para um amigo que precisa de serviços prestados pela sua empresa.


A satisfação de um cliente é um dos motivos que o faz indicar determinado serviço e é justamente essa qualidade que o controle de chamados traz para sua empresa.


Provavelmente suas vendas poderão ser alavancadas, desta maneira. Incentive os colaboradores da prestação de serviço a pedirem indicação, sempre que observarem a satisfação de seus clientes no atendimento.


Una o Controle de Chamados ao Marketing Boca a Boca!


No início deste artigo você observou alguns benefícios da qualidade no controle de chamados, no entanto as suas vendas podem ser muito mais potencializadas se unir essa estratégia ao Marketing Boca a Boca.


Um programa de indicações irá auxiliar com o relacionamento de seus clientes, e motivá-los a indicar.


Ao utilizar um programa como esse, a empresa, busca além da fidelidade do cliente, sua autoridade como alguém que conhece a marca e reconhece seus serviços, não apenas no atendimento, como na eficiência de todas suas ações.


O Marketing Boca a Boca ou de Indicações, somado a qualidade no controle de chamados pode trazer benefícios como:

  • Reduzir os custos com aquisição de cliente (CAC);

  • Aumentar o tempo de vida do seu cliente (Lifetime Value);

  • Potencializar as indicações existentes da sua empresa;

  • Atingir novos clientes já no estágio de compra (ao pular etapas no funil de vendas);

  • Reduzir custos com marketing;

  • Gerar novas indicações na empresa.

Sempre que um colaborador de sua empresa pedir a indicação, deve ser transparente ao apresentar motivos para que seu cliente realize essa indicação. Sua empresa pode, por exemplo, oferecer recompensas por indicações que converterem em vendas da sua marca.


Sugestão: treine sua equipe para lidar com a satisfação de seu cliente e utilizar o marketing boca a boca durante os chamados de sua empresa.


No dia a dia da operação, muitos dos colaboradores tendem a viver uma correria nos chamados, saem de uma empresa e correm para outra.


Por esse motivo é importante entender que a qualidade do controle de chamados vai além de uma ferramenta que auxilia na gestão. Com funcionários treinados, pedir indicação fará parte do atendimento de sucesso da sua empresa.


É importante lembrar que é possível pedir indicação para clientes que necessariamente não precisam de uma visita in loco de sua equipe. Se o seu chamado foi feito por telefone ou qualquer outro meio que gerou sucesso e satisfação, peça a indicação.


E aí, gostou do nosso artigo? Nos conte como têm explorado a satisfação de seus clientes!


Autor: Buzzlead, empresa especialista em Referral Marketing Indicações no Brasil.

Inscreva-se em nossa newsletter