Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Como perder um bom funcionário

Leitura aprox. de 16 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Setembro 10, 2015


Leitura aprox. de 16 minutos

Aqui você encontra:

A alta rotatividade nas empresas é algo muito comum atualmente. Os gestores sabem como perder um bom funcionário, mas não sabem como reter.
 

A rotatividade acontece devido ao fato das pessoas viverem sempre em busca de novas oportunidades, seja para crescimento financeiro ou desenvolvimento profissional. 

Consequentemente, gestores passam por dificuldades, pois acabam perdendo muitos funcionários bons que, em muitos casos, eram responsáveis por áreas fundamentais da organização.

Portanto, a rotatividade nas empresas é algo que tem gerado grande detrimento para os gestores. Pensando nisso, abordaremos neste artigo 6 coisas que você precisa fazer para manter seus bons funcionários. 

Rotatividade nas empresas: sobrecarga de trabalho

Uma equipe, por mais bem gerida que seja, é heterogênea e possui diferenças na qualidade do trabalho prestado de um para outro colaborador.

Diante disso, é comum que os gestores imponham maiores cargas de trabalho aos seus bons funcionários.

Porém, o excesso de trabalho é um grande vilão dos colaboradores e contribui para a rotatividade nas empresas, pois prejudica a vida pessoal do funcionário e faz com que ele tenha a impressão que está sendo punido por prestar um bom serviço.

Além disso, o coach Sirini Pillay afirmou em um artigo escrito para a Havard Business Review, que o cérebro humano funciona como um aspirador de pó.

Ele suga toda informação que lhe é dado, porém esta sobrecarga de informação não é uma maneira adequada de utilizá-lo. É preciso saber filtrar as informações para aumentar a capacidade produtiva.

Por isso, para manter seus bons funcionários na empresa, evite atribuir a eles uma carga de trabalho muito grande. Isso pode deixá-los insatisfeitos e motivá-los a procurar outro trabalho.

Reconhecimento

É impressionante o quanto um elogio pode fazer diferença na sua relação com seus colaboradores, além de mantê-los sempre motivados.

Para algumas pessoas, muitas vezes, o reconhecimento do seu trabalho é mais importante que gratificações financeiras.

Por isso, esteja sempre se comunicando com seus funcionários, dê feedbacks honestos e mostre que você está satisfeito com o trabalho realizado por eles. 

Reconhecer é demonstrar aos seus colaboradores o quanto você se sente privilegiado em tê-los na sua equipe.

Preocupar-se com o próximo

Muitas pessoas deixam os empregos por conta do mal relacionamento com seu chefe. A alta rotatividade nas empresas é consequência disso, principalmente.

Gestores que não compreendem que seus funcionários são mais do que apenas números e tarefas executadas não conseguem extrair o melhor de sua equipe no ambiente corporativo.

É extremamente importante equilibrar o lado pessoal e profissional no seu relacionamento com seus subordinados. Vocês não precisam ser “melhores amigos”, mas você precisa mostrar interesse e preocupação com eles.

Um gestor eficiente, traz seus bons funcionários para perto, leva com eles um relacionamento que vai além do profissional e evita a instabilidade na empresa.

Honrar os compromissos 

Você precisa ser cauteloso com o que promete para seus colaboradores, pois prometer e não cumprir acaba gerando insatisfação e acarreta a rotatividade nas empresas.

Muitos gestores acham que prometendo bonificações, promoções ou qualquer outra coisa estarão motivando seus funcionários. Mas acontece exatamente o contrário quando a promessa não é cumprida.

Além disso, você é quem estabelece os valores dentro da sua empresa. Portanto, honrar seus compromissos é fundamental!

Assim, você vai deixar seus colaboradores motivados e engajados em trazer os melhores resultados para a organização.

Dar espaço à criatividade

Profissionais talentosos e apaixonados estão sempre buscando coisas novas para agregar ao seu trabalho. É função do gestor incentivar esse comportamento.
 
Porém, muitos gestores querem que seus subordinados trabalhem dentro de uma caixa, fazendo somente o que lhe foi mandado. Isso acontece por medo de que os funcionários percam o foco e a produtividade caia.
 

Mas, isso não tem sentido! Profissionais criativos são muito mais produtivos. Além disso, um processo de gestão que impulsiona a criação, ajuda a prevenir a rotatividade nas empresas.

Faça desafios

Bons colaboradores precisam ser desafiados frequentemente a construir algo grande, que exija responsabilidade. Isso faz com que eles tenham um comportamento proativo e façam coisas completamente novas.
 
Por isso, para manter seus bons funcionários cativados, você precisa sempre propor que eles façam coisas novas. Assim, eles vão em busca de conhecimento para idealizar a tarefa que lhes foi dada.
 
Isso fará com que eles nunca se sintam entediados em fazer somente o trabalho chato de rotina. Além disso, não vão precisar procurar um novo lugar onde terão novos desafios.
 

A rotatividade nas empresas pode até te prejudicar, mas se você manter os bons colaboradores em sua equipe, terá sempre uma equipe valiosa, capaz de trazer resultados assertivos para sua organização.

Agora que você já sabe a importância de manter seus bons funcionários engajados com sua empresa, é hora de começar a praticar estas 6 poderosas dicas!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orcamento_planilha-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA