Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

7 Dicas de como motivar funcionários externos

Leitura aprox. de 25 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Abril 03, 2018


Leitura aprox. de 25 minutos

Aqui você encontra:

Você deve saber muito bem que fazer a gestão de equipes externas não é uma missão tão simples, tampouco quando se fala em como motivar funcionários externos a gestão fica mais fácil.
 

Afinal, existem vários desafios que precisam ser vencidos para que os resultados sejam alcançados. Além do monitoramento da própria distância física, é preciso entender os seus colaboradores e saber motivá-los sempre! 

Você verá nesse post:

  • Tenha um objetivo

  • Incentive a busca por autonomia

  • Busque sempre melhorar e ser o melhor

  • Mantenha o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

  • Apoie e incentive os seus funcionários

  • Proponha sempre metas claras e reais

  • Reconheça o que está sendo feito

Saiba que o seu colaborador tem uma necessidade de ser valorizado. Trabalhar em um bom ambiente que proporcione crescimento pessoal e profissional é uma das suas maiores motivações.

Isso não quer dizer que você deve deixar outras formas de motivar os funcionários externos de lado.

Pensando nisso, criamos esse artigo para você. Aqui você verá 7 dicas para motivar funcionários externos que irão também irão te ajudar. Boa leitura! 🙂

Primeiramente, tenha um objetivo

As pessoas estão muito mais dispostas a trabalhar com algum objetivo em mente, se é algo que eles acreditam que terá um impacto positivo.

Então, se você deseja que os seus colaboradores façam um bom trabalho, é importante que eles estejam alinhados com os objetivos e valores da sua organização.

Por exemplo, como o serviço de campo busca facilitar a vida dos clientes, o seu funcionário externo deve sentir que está fazendo o mesmo. Eles não estão apenas prestando um serviço, estão criando confiança com seus clientes!

Por isso, é muito importante que os valores da sua empresa sejam claros e estabeleçam uma conexão com os objetivos dos seus funcionários.

Além disso, tenha sempre disponível visivelmente a missão, visão e valores da sua empresa. Essa deve ser a primeira coisa que os seus colaboradores devem ter em mente, antes mesmo de qualquer treinamento.

Você verá como a tarefa de motivar funcionários externos não será tão complicada.

Incentive a busca por autonomia

Muitas pessoas não gostam de serem mandadas e se sentem melhor quando conseguem realizar as tarefas por conta própria. Mas, para conseguir chegar a esse ponto, é importante que os seus colaboradores tenham o seu apoio.

Quando eles possuem autonomia conseguem, por si só, desenvolvem melhor os trabalhos designados e não perdem tanto tempo aguardando a designação de uma tarefa.

Para que isso aconteça, o gestor pode fazer reuniões de desempenho semanalmente, se possível, com as suas equipes. Dessa forma, eles saberão como estão se saindo e, assim, se motivarem a crescer cada vez mais.

Mesmo assim, pode ser difícil se encontrar pessoalmente toda semana, não é mesmo?

Felizmente, há ferramentas que podem ajudar os funcionários a manter essa comunicação com os gestores.

Lembre-se, uma boa comunicação e oportunidades de crescimento são a base de um bom trabalho quando se fala em motivar funcionários externos.

Busque sempre melhorar e ser o melhor 

Todos nós estamos sempre em processo de melhora, isso nos dá uma sensação de orgulho. Porém, às vezes há vontade de desistir quando as coisas não estão indo muito bem ou são difíceis de executar.

Isso não quer dizer que você deve garantir que o trabalho dos seus colaboradores sejam sempre fáceis, isso pode prejudicar a produtividade e fazer com que fiquem na zona de conforto.

Outra dica para motivar funcionários externos é deixá-los trabalhar com aquilo que eles são bons, mas sempre deixando um espaço para desenvolver as suas habilidades e terem um objetivo maior a ser alcançado.

Você verá que, com a oportunidade de crescer, seus funcionários trabalharão para alcançar melhorias naquilo que fazem. E assim, eles se sentem mais motivados ainda.

Mantenha o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Você provavelmente já disse, ou ouviu, a seguinte frase “mantenha a sua vida pessoal separada da profissional”. De muitas maneiras isso faz sentido.

Pessoas que possuem uma alta carga de trabalho, também possui uma qualidade de vida pessoal ruim.

Muitas pessoas acreditam que para conseguirem o título de “profissional de sucesso” é necessário abdicar da sua vida pessoal. Porém, é exatamente ao contrário.

Quando se possui um colaborador feliz, tanto pessoal como profissional, ele estará também mais motivado a prestar um bom serviço. Isso pode acontecer, por exemplo, quando se criar bons laços de amizades no trabalho.

Dito isso, incentivar a colaboração entre os seus funcionários é uma boa para motivar funcionários externos.

Saber conciliar a vida pessoal com a profissional? Melhor ainda! Por isso comece já!

Seja um gestor que apoie e incentive seus funcionários 

Um bom gestor se preocupa com a felicidade e o bem-estar dos seus colaboradores.

Ele ajuda o funcionário a crescer e se desenvolver melhor no que faz, e estão sempre dispostos para dar a orientação necessária.

Por isso, é importante acompanhar o nível de produtividade e a qualidade da prestação de serviços dos seus colaboradores, garantindo que as dúvidas sejam sanadas e que a sua equipe receba a atenção necessária.

Quando se fala em motivar funcionários externos, melhorar constantemente o local de trabalho e as formas de relacionamento e comunicação podem ajudar na mais ainda.

Peça, sempre que possível, feedbacks sobre como melhorar a sua relação para com eles e certifique-se de mudar o que achar necessário.

E assim você consegue se mostrar um bom gestor que entende quando o assunto é motivar funcionar externos!

Proponha sempre metas claras e reais

Como você já deve saber, a tarefa de acompanhar e motivar funcionários externos não fácil. E muita das vezes, fica mais complicado ainda acompanhar o desempenho ao longo do dia.

Por outro lado, é possível estabelecer metas desafiadoras e reais. Em algumas empresas, os gestores querem que o seu time “quase” alcancem as metas, porquê assim venderão mais, mas não ganharão a mais.

Essa atitude não é correta e nem faz bem para a empresa.

Por isso, estabeleça metas reais e claras. Isso motivará o seu colaborador a aumentar a sua produtividade para alcançá-las e você também vai comemorar e vibrar com ele.

Uma outra dica para sempre estar acompanhando as metas é:

  • Se a meta está sendo batida: O que foi feito que deu certo? O que deu resultados?. Tendo essas respostas, basta continuar repetindo os passos.

  • Se a meta não está sendo batida: Verificar o que está acontecendo, analisar as estratégias usadas e mudar o que não está gerando resultados. 

Com as metas desafiadoras, mas com a possibilidade de serem alcançadas, o desafio de motivar funcionários externos fica bem mais fácil.

 

Incentive e reconheça o que está sendo feito 

É sempre bom lembrar que, nem sempre, o que faz as pessoas irem além é por conta apenas do dinheiro, mas sim porque elas se envolvem e acreditam naquilo que trabalham.

Quando motivar funcionários externos se torna uma prioridade, oferecer incentivos e reconhecimento pelo trabalho feito é indispensável.

Você pode, por exemplo, unir as metas batidas no tópico anterior a esse tópico. Sabe como?

Quando as metas forem alcançadas e/ou ultrapassadas o gestor pode, e deve, oferecer prêmios e incentivos, das mais variadas formas, que irá dar um incentivo a mais aos colaboradores.

Cada conquista gera satisfação, afinal possibilita a conquista de prêmios especiais pelo esforço próprio.

Além de evidenciar o bom desempenho do colaborador e, consequentemente, fazê-lo merecer novas oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Viu só como a tarefa de motivar funcionários externos pode até parecer difícil no começo, mas a partir do momento que você vê os seus funcionários felizes e gerando mais lucro ainda para a empresa, os investimentos valem a pena!

Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a usar as dicas de motivação, você verá como o seu relacionamento para com o seus funcionários irá decolar!

Agora que têm essas dicas de como motivar funcionários externos, que tal compartilhar conosco as suas dúvidas e experiências? Estamos aqui para te ouvir!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA