Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

7 Livros de Alta Performance e Produtividade

Leitura aprox. de 32 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Junho 21, 2021


Leitura aprox. de 32 minutos

Aqui você encontra:

Analisar currículos, fazer entrevistas e por fim contratar pessoas para fazer parte de uma equipe parece uma tarefa relativamente mecânica e fácil de ser executada.
 

Porém, não há nada que possa garantir que as pessoas contratadas trabalharão harmoniosamente juntas e obterão resultados satisfatórios.  

Apesar de não existir formas de prever se as pessoas contratadas trabalharão bem em equipe e produzirão bons resultados, existem estratégias, já aplicadas por outros líderes, que podem auxiliar na contratação de pessoas que possuem o perfil adequado para trabalharem em um determinado ambiente.

Mas talvez, contratar pessoas e formar uma equipe não seja uma possibilidade para a sua empresa no momento. Dessa forma, se você já possui funcionários e deseja desenvolvê-los a fim de ter uma equipe motivada e produtiva, existem táticas que podem ajudá-lo nessa missão.

Portanto, se você deseja desenvolver os talentos da sua equipe a fim de torná-los um time unificado e de alta performance, esse post te apresentará 7 livros escritos por especialistas em gestão de pessoas que te auxiliarão nessa jornada.

 

1. Este Barco Também é Seu – D. Michael Abrashoff

Um questionamento recorrente quando se trata de liderar pessoas é a capacidade ou não de liderar. Sempre surge a afirmação de que ser líder é uma qualidade inata que apenas alguns privilegiados possuem, mas a verdade é que um líder de verdade é aquele que busca sempre maneiras novas de motivar sua equipe.

Michael Abrashoff, ex-capitão da marinha dos EUA e escritor norte-americano, após conviver grande parte da sua vida com diversos líderes, afirma em seu livro “Este Barco também é Seu” que o maior desafio de um líder é extrair o melhor do seu pessoal, e ainda assim mantê-los motivados.
 

Segundo o autor, para obter a melhor performance de seu time, é necessário atrair e manter “os melhores talentos”, e para isso é necessário que os líderes motivem sua equipe, através de suas atitudes, a trabalhar com paixão e entusiasmo. Afinal, o exemplo precisa vir de cima e uma equipe é o espelho de quem a comanda.

Dessa forma, Michael Abrashoff ensina, nessa obra, os principais conceitos sobre liderança e como os mesmos podem guiar os líderes na tomada de decisões a fim de desenvolverem os talentos que têm em mãos e alcançarem uma performance produtiva de seu time.

Este barco também é seu

2. Os 5 Desafios das Equipes – Patrick Lencioni

Talvez você já tenha se perguntado o porquê algumas equipes possuem êxito e outras não. Uma das principais razões para que algumas equipes falhem em seus projetos, é que pessoas pensam de maneiras diferentes e acabam por agir de acordo com suas convicções.

Visando auxiliar líderes em sua jornada para obter os melhores resultados, Patrick Lencioni, autor de best-sellers do The New York Times com mais de 4 milhões de cópias vendidas, apresenta em seu livro “Os 5 Desafios das Equipes” os principais desafios que uma equipe enfrenta para obter resultados.  

Segundo o autor, para estimular o trabalho em equipe e obter resultados satisfatórios, os cinco desafios mais recorrentes que devem ser superados pela equipe são: falta de confiança, medo de conflitos, falta de comprometimento, responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados.  

Dessa maneira, a partir da leitura desse livro você encontrará maneiras de superar estes e outros desafios encontrados ao administrar uma equipe e aprenderá como aprimorar o engajamento de seus funcionários a fim de obter melhores resultados.

 
os 5 desafios das equipes

3. De Olho na Equipe – David Freemantle 

Já se perguntou por qual razão você está no cargo que ocupa hoje? Já tentou entender o que realmente te motiva e traz alegria no trabalho? Através do autoconhecimento, um líder pode encontrar maneiras de refletir sobre o porquê seus funcionários ocupam seus atuais cargos e assim encontrar maneiras de motivá-los.

É fato que ninguém se mantém motivado fazendo as mesmas coisas todos os dias, por isso é função do líder encontrar novas formas de gerar ânimo e disposição em seus funcionários. Dessa forma, visando auxiliar líderes a descobrir como motivar seus funcionários, David Freemantle publicou a obra “De Olho na Equipe”.

O autor, que é fundador da Superboss, uma empresa de consultoria de treinamento de liderança, ensina, em seu livro, os passos que um líder deve seguir para inspirar pessoas a darem o melhor de si. Para ele, um líder eficaz deve sempre buscar o aprendizado a fim de encontrar maneiras de motivar a equipe.

Partindo da premissa de que para manter uma equipe produtiva e motivada, o líder deve estar sempre em busca de um aprendizado contínuo, este livro serve como um guia de auto-aperfeiçoamento para que líderes possam aprender novas formas de desenvolver sua equipe.

de olho na equipe 

4. Não Tenha Medo de Ser Chefe – Bruce Tulgan

Sabemos que liderar pessoas não é tarefa fácil, porém algo que parece quase um tabu de ser dito quando o assunto é gerenciar uma equipe, é que chefes precisam tomar atitudes mais severas e decisões mais delicadas, e é isso que será tratado no livro a seguir.

Bruce Tulgan, fundador e CEO da Rainmaker Thinking e autor best-seller, traz em seu livro “Não Tenha Medo de Ser Chefe” quais são as responsabilidades e as difíceis decisões encontradas na jornada de um líder, buscando esclarecer que, por mais que algumas atitudes possam ser severas, o líder não deve temer tomá-las.

O autor afirma que é responsabilidade do líder dizer como um liderado deve executar suas tarefas, listando todas as atividades que devem ser cumpridas e em que prazo devem ser realizadas, a fim de analisar o desempenho e a produtividade para que ações necessárias sejam tomadas caso algo não seja cumprido.

Portanto, através dessa leitura você perceberá que faz parte da liderança tomar atitudes que geralmente são desconfortáveis e que está tudo bem ser firme em relação a elas, pois é a partir delas que pessoas são gerenciadas de forma eficaz e resultados são obtidos.

não tenha medo de ser chefe

5. The Making of a Manager – Julie Zhuo

Existe um equívoco recorrente quanto ao principal trabalho que um gerente realiza. O senso comum é de que as tarefas realizadas por um gerente são as atividades que mais importam, porém, os serviços que um gerente precisa executar durante seu trabalho dependem de três fatores: propósito, pessoas e processo.

No livro The Making of a Manager, a autora ensina que um gerente deve focar nos três elementos mencionados acima, que representam respectivamente as seguintes perguntas: porquê, quem e como, para melhorar os resultados da equipe e gerenciar da melhor forma os talentos em sua empresa.

Julie Zhuo, autora da obra e líder de equipe na empresa Facebook, também afirma que ser gerente não é fácil, pois todas as etapas do trabalho consistem em dirigir pessoas, e pessoas são seres multifacetados e complexos, por isso, não há uma forma única de gerenciar um time.

Dessa forma, essa leitura te ensinará a responder às três perguntas chaves que ajudam a otimizar o trabalho de gerenciamento e a escolher as pessoas certas para as funções que se encaixam de acordo com seus talentos, desenvolvendo assim um trabalho em equipe eficaz onde cada um faz sua parte para que o todo funcione. 

6. Getting to Us – Seth Davis

Sabemos que existem diversos formatos de liderança e formas variáveis de equipes. Existem capitães, treinadores, gerentes, CEOs, e todos possuem conhecimentos que se compartilhados e aplicados da maneira correta, podem auxiliar no gerenciamento dos mais diversos tipos de times.

Tendo isso em mente, Seth Davis, escritor esportivo e radialista americano que trabalhou para agências como Sports Illustrated, CBS Sports e The Athletic, reuniu no livro “Getting to Us” histórias de grandes treinadores e quais as estratégias de liderança utilizadas que levaram seus times à vitória.

Após analisar a história de todos esses treinadores que foram capazes de levar suas equipes ao triunfo, o autor concluiu que existem quatro qualidades pessoais que um grande líder precisa ter para conquistar uma equipe de sucesso, são elas: persistência, empatia, autenticidade e conhecimento.

Como já diria Jim Harbaugh, um dos treinadores mencionados nesta obra:

“Talvez o outro cara seja mais forte, mas ainda há uma maneira de vencê-lo.”

Dessa forma, aprofunde-se nessa leitura para descobrir quais estratégias de liderança esses técnicos de sucesso aplicaram para manter suas equipes unidas e guiá-las rumo a vitória!

7. Developing the Leaders Around You – John C. Maxwell

Você já se perguntou qual a habilidade máxima que um líder pode desenvolver? Segundo John Calvin Maxwell, em sua obra “Developing the Leaders Around You”, um verdadeiro líder é aquele que se importa em formar outros líderes, e é necessário que o mesmo crie métodos para atrair líderes em potencial.

John Calvin Maxwell é escritor, conferencista e considerado líder número um em negócios pela American Management Association. O autor esclarece em seu livro que um verdadeiro líder é aquele que motiva pessoas, e as ajuda a desenvolver projetos que as auxiliam a alcançar graus mais altos em sua carreira.  

Segundo Maxwell, para desenvolver uma equipe de sucesso é necessário que o líder coloque expectativas e encoraje seus funcionários a darem o melhor de si. Ouvir um feedback positivo vindo do líder é sempre encorajador para a equipe, mas você só deve dá-lo após ter suas expectativas cumpridas.

Dessa forma, John C. Maxwell tem por premissa, em sua obra, que uma equipe só se desenvolve se os talentos individuais estiverem sendo estimulados a fim de alcançar novos patamares na empresa. Pessoas que veem possibilidades de crescimento tendem a trabalhar com mais empenho!

Transforme seu pessoal em uma equipe de sucesso!

Como vimos neste post, existem diversas razões que podem levar uma equipe a não apresentar seu melhor desempenho. Um dos principais motivos para que uma equipe não se desenvolva da melhor forma é o mau gerenciamento dos diversos talentos e personalidades que constituem o time.

É responsabilidade do líder buscar conhecimento para aprender a identificar os problemas que a equipe está enfrentando, a fim de encontrar as melhores soluções e estratégias para aumentar a performance de todos.

Seja o líder que sua equipe precisa. Coloque expectativas, seja firme quanto às diretrizes do trabalho, encontre maneiras criativas de incentivá-los a darem o melhor de si.

Mas, acima de tudo, não se esqueça que seu trabalho é gerenciar pessoas, e pessoas são seres multifacetados que estão sempre em constante evolução, então busque sempre conhecer seu time para extrair seu melhor e procure cada vez mais encontrar maneiras de fortalecê-los como profissionais.

Seja o líder que sua equipe dos sonhos merece ter!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
software de gestão de equipes externas

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.