Logo Auvo
Português Português
Blog / Marketing e Estratégias /

Marketing de indicação: conquiste mais serviços por menos

Voltar ao Blog Marketing e Estratégias

Marketing de indicação: conquiste mais serviços por menos

Leitura aprox. de 9 minutos

Avatar - Carlos Santinho

Carlos Santinho


Novembro 29, 2023


Leitura aprox. de 9 minutos

Aqui você encontra:

O marketing de indicação, também conhecido como referral marketing, se popularizou muito nos últimos tempos, especialmente agora que os conteúdos das marcas são cada vez mais originais e interativos, com um diálogo mais direto com quem pesquisa a marca. 

Você, como empresa, oferecer benefícios em primeira mão para seu cliente te indicar é um diferencial que vai ser muito vantajoso no mercado

 

O que são programas de indicação (ou referral marketing)?

Programas de marketing de indicação são sistemas de incentivo para seus clientes atuais indicarem seu serviço para clientes potenciais. O conceito é simples. E melhor ainda: funciona e tem muito espaço para a criatividade.

Em um artigo em parceria com a Abese, falamos um pouco sobre isso. E, aqui, vamos focar em programas de marketing de indicação com recompensas, como também fazemos no Auvo.

Leia mais: Guia completo de marketing digital para sua empresa

Por que usar programas de indicação?

Vêm de confiança

Quando, lá em cima, falamos que os conteúdos das marcas estão mais originais e interativos, isso quer dizer que eles parecem menos com propaganda e mais com uma conversa. 

O marketing de indicação é muito vantajoso porque ele estimula, justamente, essa conversa entre o seu público/segmento. E o porta-voz que vai levar a mensagem do seu serviço vai ser, justamente, quem contrata ele: seu cliente!

Então, a fonte da informação tem mais credibilidade e, claro, ser ainda mais convincente.

Baixe grátis: Como divulgar seu serviço pelo Instagram

Vêm naturalmente

Pense: como consumidor, é natural que você recomende algo que gostou para alguém que pergunte ou para alguém que esteja precisando de um determinado produto ou serviço. 

Os experts do mercado em Indique e Ganhe do Brasil, o pessoal da BuzzLead, assinam embaixo: “o indique e ganhe parte do princípio de que as indicações são naturais e necessárias, geram confiança e movimentam o mercado.” Portanto, essa estratégia vale o seu tempo e o seu investimento.

Baixe grátis: Roteiro de mensagens para WhatsApp

Como criar um programa de indicação?

No AuvoCast, nosso podcast para prestadores de serviço, já tivemos uma conversa com o CEO da BuzzLead, Leandro Martins. Ele deu as principais dicas para nosso público de como ter sucesso no marketing de indicação .

Vou listar os itens aqui. Todos são importantes:

1. Foque no bom atendimento e serviço

É a base de qualquer empresa de sucesso e de qualquer empresa que vai conseguir aproveitar o marketing de indicação. Foque na satisfação do cliente em primeiro lugar. 

2. Estabeleça metas e premiações para técnicos

A sua equipe também precisa de motivação. Então, você pode estabelecer metas e prêmios, como comissões por vendas geradas por indicações. Assim, o marketing de indicação fica com mais gás ainda. 

3. Realize treinamentos para transformar técnicos em vendedores

Isso vai fazer com que os profissionais ganhem confiança e autoridade para defender a marca, vestindo a camisa da empresa de verdade.

Instrua a equipe: na hora de agradecer o cliente pelo atendimento e tempo, tem o espaço para mostrar o benefício da indicação.

4. Ofereça meios para o técnico registrar as indicações

Dá para deixar vouchers impressos com os técnicos e definir as recompensas pelas metas a partir de quantos voltam preenchidos. Também dá para fazer esse acompanhamento eletronicamente. 

Leia mais: Por que investir em treinamentos da equipe de trabalho em campo

5. Acompanhe e registre as indicações

É importante que a gestão organize o sistema de indicação e mantenha um registro de todas as indicações. 

6. Crie uma cultura de indicação

Promover a cultura de indicação é conversar com os clientes e incentivar cada um a indicar serviços. Quando há recompensa, esse incentivo é muito maior.

Assista ao AuvoCast na íntegra:

Vale reforçar: não é obrigatório que o seu sistema de marketing de indicação tenha uma recompensa, mas é muito aconselhável. Por isso, vamos aos exemplos de marketing de indicação com recompensa, para atrair ainda mais a atenção dos seus clientes.

Exemplos de recompensa para marketing de indicação

Recompensa financeira direta

Ofereça uma recompensa financeira para os clientes que indicarem com sucesso seus serviços. Isso pode ser uma quantia fixa em dinheiro ou Pix a cada indicação fechada. 

Programa de desconto progressivo

Implemente um programa de desconto progressivo, em que os clientes que indicarem vão ter descontos cumulativos em seus serviços. Por exemplo, a primeira indicação que fechar com você pode resultar em um desconto de 10% para o cliente, a segunda de 12%, e assim por diante.

Leia mais: Como identificar valor para o cliente

Bônus por volume de indicações

Crie um sistema de bônus com base no número de indicações bem-sucedidas. Por exemplo, você pode oferecer descontos exclusivos ou manutenções gratuitas dentro do contrato para clientes que atingirem marcos específicos, como 5 ou 10 indicações.

Como já disse, aqui não falta espaço para a criatividade. É só ter noção do seu preço para não ficar no vermelho.

Programa de recompensas em níveis

Parecido com o exemplo de cima, mas um pouco mais elaborado: você pode criar um programa de recompensas em níveis, em que os clientes recebem diferentes benefícios com base no número de indicações bem-sucedidas.

Os níveis podem incluir recompensas como descontos exclusivos ou até mesmo brindes especiais. Táticas como estas fazem parte de uma estratégia de recompensa chamada, hoje, de gamificação.

Aprenda com o Indique e Ganhe da Auvo

Recomendamos porque praticamos. A cada negócio fechado por indicação, você pode ganhar R$ 300 no Pix, mesmo sem ser cliente! Ou seja, dá para ganhar (e muito), só por recomendar o sistema mais completo para gerir empresas. 

Se você não conhecia esse programa, não perca tempo: é só clicar aqui e ganhar R$ 300.

E também temos um convite especial. Entre na nossa comunidade, converse e se conecte com técnicos e gestores de todo o Brasil. Compartilhe desafios e descubra soluções para seu negócio.

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Leia mais conteúdos
Marketing e Estratégias

12 mensagens de final de ano para mandar aos seus clientes

As festas estão aí e quem se planeja fica à frente: veja ideias de mensagens de Natal e Ano Novo para seus clientes e comece o ano...

Marketing e Estratégias

Como identificar o público-alvo da minha empresa em 5 passos

Em apenas 5 passos é possível descobrir o seu público-alvo e direcionar seus esforços de venda para um público mais propício a...

Carlos Santinho

Oi, sou o Santinho, diretor de Marketing aqui na Auvo. Gosto de escrever sobre estratégias de marketing, tendências de segmentos e muuuitas dicas para você utilizar o marketing para gerar resultados e impactos relevantes em sua empresa

Compartilhe

Teste grátis
Banner image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agendar demonstração grátis