Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Manutenção planejada: como implementar

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Setembro 02, 2022


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

Ao longo dos anos, as empresas notaram que a frase “é melhor prevenir do que remediar” é real e muito importante quando o assunto é Manutenção Planejada. 

Ela consiste em uma forma de gestão proativa, em vez de corretiva. Esse tipo de manutenção agrega valor à instituição e assegura um melhor gerenciamento de recursos e ativos.

Algumas empresas adotam estratégias e sistemas específicos para manutenção , como o Auvo responsável automatizar operações de empresas de manutenção e assistência técnica de diversas maneiras.

Descubra neste post tudo sobre manutenção planejada e como implementá-la na sua empresa. 

Vamos lá? 

O que é manutenção planejada?

A manutenção planejada é um conjunto de metodologias e atividades focada na redução do tempo e das falhas de gestão de maquinários e equipamentos. Ou seja, esse tipo de manutenção tem o objetivo de detectar e tratar quaisquer irregularidades nas ferramentas e máquinas antes que aconteçam defeitos ou perdas. 

Ela acontece para manter o tempo de inatividade dos equipamentos no menor tempo possível, acarretando em um período menor de improdutividade dos colaboradores. 

Tipos de manutenção preventiva

Existem 4 tipos de manutenção preventiva, e podemos caracterizá-las em:

  • Baseada no Tempo (TBM): A manutenção baseada no tempo consiste em fiscalizar, limpar o equipamento e substituir peças periodicamente.
  • Localização de Falhas (FFM): Essa manutenção detecta erros ocultos associados a funções de proteção;
  • Manutenção Baseada em Risco (RBM): é uma técnica que prioriza os ativos que causam mais riscos. Eles recebem a maior parte dos recursos e têm prioridade sobre os que não são críticos.
  • Manutenção Baseada em Condição (CBM): é uma estratégia que procura evidências físicas de que alguma falha está ocorrendo ou está prestes a ocorrer.

Como o pilar da Manutenção Planejada é Implementado? 

Na Manutenção Planejada, todo o suporte é fornecido pelo pilar da manutenção autônoma (MA) para estabelecer e manter as condições básicas dos equipamentos e reduzir gastos. 

Um sistema de gestão deve ser usado para fornecer detalhes e informações sobre o processo de manutenção, as condições dos materiais e peças, e modelos de check-list para auxiliá-lo na organização e gestão da sua empresa. 

Por fim, seu time também deve detectar os momentos corretos para manutenção, começando com a manutenção periódica (baseada no tempo) ou com a manutenção preventiva para, depois, implantar a manutenção preditiva (manutenção baseada na antecipação).

6 Passos para implementar a manutenção planejada

É necessário avaliar qual a performance da manutenção atual dos equipamentos e os custos, além de identificar o momento ideal para realizar uma manutenção periódica ou preventiva.

Saiba mais sobre cada etapa da implementação da manutenção planejada! 

1 Avaliação

O primeiro passo consiste em avaliar quais são as condições dos equipamentos operantes. Você poderá realizar isso através da atualização de relatórios diários dos equipamentos, além de avaliar constantemente a situação dos equipamentos. Pois, convenhamos, a manutenção corretiva não planejada pode causar prejuízos para sua empresa.

2 RestauraçãoManutenção planejada

Para aumentar o tempo de vida dos equipamentos, é importante fazer as restaurações das falhas. Isso trará melhorias, evitará novos defeitos ou que os mesmos se repitam. Um bom exemplo é realizar a manutenção corretiva planejada. Ela é um conjunto de atividades que são realizadas para eliminar fontes de falhas, sem interromper a continuidade do processo de produção. 

3 Estruturação do controle

Após encontrar e corrigir as causas das falhas, o próximo passo é centralizar as informações que foram obtidas. Esse é o momento ideal para implementar o uso de um software. O Auvo é o melhor software para isso, pois através dele você poderá: 

  • Coletar dados dos equipamentos de maneira automática;
  • Auxiliar o trabalho das equipes técnicas;
  • Automatizar as operações;
  • Realizar check list de manutenção;
  • Realizar o planejamento de maneira automatizada;
  • Controlar os equipamentos por QRcode.

4 Estruturação da manutenção periódica

Essa etapa consiste em realizar um plano de manutenção e mantê-lo atualizado. Por isso, o sistema deve ser renovado com informações técnicas relacionadas aos planos de manutenção. Logo, é necessário:

  • Elaborar manutenção periódica;
  • Desenvolver um fluxo de sistema;
  • Selecionar o equipamento e os componentes a serem mantidos;
  • Fazer um plano de manutenção;
  • Aprimorar o trabalho realizado

5 Estruturação manutenção preventiva

Para realizar a manutenção preventiva a empresa deve atentar-se para alguns critérios: 

  • Intervalo de tempo de manutenção: esse tempo é definido conforme a recomendação do fabricante ou uma determinação da empresa.
  • Horas de atividade da máquina: este critério considera a quantidade de horas que um equipamento pode funcionar antes que aconteça alguma uma manutenção programada.
  • Volume de produção: estabelece uma orientação sobre a quantidade de itens a serem produzidos por uma máquina antes de ocorrer uma manutenção preventiva.

6 Avaliação da manutenção planejada

Após realizar as etapas anteriores, está na hora de mensurar os resultados das manutenções. Dessa maneira, a quebra repentina de equipamentos vai diminuir, garantindo que a equipe de manutenção foque em outras atividades, como o gerenciamento dos custos da manutenção e melhorias na capacitação técnica .

Benefícios da manutenção planejada

Com a utilização de uma estratégia adequada e um sistema especializado, vários benefícios podem ser alcançados:

1 Aumento do MTBF

Com a implantação da manutenção planejada na sua empresa, consequentemente o seu MTBF aumentará. Ou seja, seus equipamentos demorarão mais tempo para mostrarem falhas.

2 Possibilidade de medir a qualidade

Na manutenção planejada, é mais fácil identificar falhas nos processos e equipamentos. Assim, será possível medir com precisão a qualidade do seu serviço, colaboradores e dos equipamentos adquiridos. 

3 Aumento da segurança nas empresas

Equipamentos com manutenções planejadas têm menos riscos de estragar e não trazer prejuízos físicos aos colaboradores. Isso porque a falta de manutenção é uma das principais causadoras de acidentes de trabalho. Sendo assim, as manutenções realizadas previamente auxiliam a melhorar a segurança e a qualidade de trabalho da mão de obra.

4 Melhora no projeto

A manutenção planejada identifica as principais necessidades da sua empresa, conforme as recomendações dos gestores e cultura do negócio, permitindo realizar o trabalho com equipamentos seguros e confiáveis. Acarretando, assim, em um projeto bem sucedido. 

Conclusão:

Manutenção planejada como fazer

Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, a manutenção planejada é indispensável para reduzir custos e diminuir os impactos negativos de falhas, desgastes e quebras de equipamentos. Sendo assim, ela consiste em uma importante metodologia de gestão para as indústrias e os prestadores de serviços. 

Você viu que com a ajuda de um sistema, todo esse processo pode se tornar mais eficiente. Com o Auvo, a gestão dos seus equipamentos e da sua empresa se tornam MUITO mais fácil e rápida. Faça uma demonstração gratuita e descubra tudo que o Auvo pode fazer pela sua empresa! 

#VemSerAuvo

image1-1

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA