Skip to content
Back to Blog
Gestão de empresas

Colaborador de campo: como escolher o melhor

Está considerando um colaborador de campo? Você sabia que esses funcionários podem impactar diretamente a produtividade do seu negócio?

Gabriel Moraes
Gabriel Moraes

mar 24, 2021

Está considerando um colaborador de campo? Você sabia que esses funcionários podem impactar diretamente a produtividade do seu negócio?

Por isso, é fundamental procurar pelos melhores colaboradores disponíveis, além de conhecer as principais qualidades que ele deve apresentar.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre o colaborador de campo, com tudo que você precisa saber para contratar o melhor.

Acompanhe nosso conteúdo para entender mais sobre esse funcionário, qual sua importância e como escolher as melhores opções para sua equipe.

O que é colaborador de campo?

A definição de colaborador de campo é bastante ampla, englobando uma série de atividades e perfis profissionais.

No entanto, o conceito primário é simples, e até mesmo um pouco óbvio. Um colaborador de campo nada mais é do que um funcionário que atua fora da base.

Por isso, ele pode executar inúmeras funções, e ser de diferentes classes. Por exemplo, para realização de:

  • Mão de obra;
  • Pesquisas;
  • Avaliações de mercado;
  • Supervisão;
  • Vendas.

Geralmente, eles são escolhidos por conta da necessidade de execução das atividades simultaneamente. Ou seja, tanto dentro quanto fora da base.

Ela pode ser a empresa ou o escritório, por exemplo, desde que seja a matriz onde ocorrem a maioria das atividades. Dessa forma, todo funcionário enviado para trabalhar fora desse local pode ser um colaborador de campo.

Por que escolher bem é importante?

Depois de entender melhor o conceito de colaborador de campo, você pode estar considerando a contratação de uma equipe assim.

No entanto, muitas pessoas não sabem a importância de um bom colaborador, e seu impacto na empresa.

Antes de mais nada, esse funcionário irá realizar serviços fora da matriz. Muitas vezes, estão longe de supervisão ou da presença de superiores.

Isso poderá causar insegurança e preocupação em muitos empreendedores. Assim, garantir que o escolhido é a melhor opção causará uma maior tranquilidade para continuar o trabalho.

Enquanto isso, um bom colaborador de campo também irá otimizar o serviço e aumentar a produtividade. Desse modo, também trará vantagens para o seu negócio.

Por exemplo, economizando gastos, com um serviço externo de qualidade e eficiente. Seu tempo hábil também será melhor, o que pode proporcionar mais satisfação para seus clientes.

Em todos os âmbitos, os colaboradores de campo também representam a sua empresa, e se forem os melhores, seu negócio poderá ganhar credibilidade no mercado.

Em resumo, escolher bem a sua equipe externa traz uma série de benefícios para o negócio, potencializando suas chances de sucesso.

Como escolher o melhor colaborador de campo?

Depois de conhecer mais esse conceito e sua importância para o negócio, você está considerando contratar uma equipe? Então é hora de saber como fazer a melhor escolha.

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que cada empresa possui suas próprias necessidades e objetivos. Qual será a função desse colaborador? Sua rotina? Seus projetos?

Por isso, o melhor perfil para uma situação pode não ser inteiramente benéfico para outra. Mas, mesmo assim, existem algumas características básicas que podem ajudar a encontrar o melhor colaborador de campo para o serviço.

Agora, confira algumas qualidades que irão te auxiliar nesse processo de escolha:

Espírito de liderança

Um colaborador de campo atua fora da empresa, em ambiente externo, com maior propensão a desvios e contratempos.

Por isso, para otimizar sua equipe e seus resultados, é essencial procurar por espíritos de liderança.

Dessa forma, o funcionário terá maior capacidade de conduzir o trabalho e suas funções, com menores chances de distração do serviço.

Além disso, uma equipe de líderes possui mais confiança, determinação e qualidades interessantes para trabalhos externos. Por exemplo, a iniciativa e a busca pela excelência.

Assim, ao contratar um colaborador de campo, analise seu perfil de liderança e seus comportamentos diante de situações que demandam determinação.

Facilidade de mexer com tecnologia

Os avanços em várias áreas do conhecimento proporcionam o surgimento de novas tecnologias, principalmente para o setor de empreendimentos.

Hoje, é possível contar com a ajuda de sistemas automatizados, plataformas de gestão, aplicativos e todo tipo de equipamento e empresas, como a Auvo, que otimizam a produção.

Por isso, é fundamental que seu colaborador de campo tenha facilidade de mexer com novas tecnologias.

Todos os dias, novas ferramentas são inventadas, demandando a necessidade de se atualizar constantemente. Além disso, funcionários que sabem operar suas ferramentas adequadamente aumentam a produtividade.

Assim, busque candidatos que tenham essa qualidade e saibam administrar os sistemas que auxiliam no trabalho externo.

Boa comunicação

Uma boa comunicação é essencial em qualquer equipe, mas isso se torna ainda mais importante no serviço de campo.

Isso porque o planejamento exige uma comunicação constante, para que ambos os setores possam trabalhar juntos.

Nesse caso, o seu negócio precisa de um colaborador de campo que tenha uma boa comunicação.

Ele deverá informar suas atividades, andamento do projeto, relatórios, possíveis contratempos e manter seus superiores atualizados da produção.

Além disso, equipes externas devem conversar entre si e ter um bom entrosamento, e funcionários comunicativos facilitam mais esse processo.

De modo geral, essa qualidade é fundamental para te ajudar a escolher a melhor opção para montar sua equipe.

Vale a pena ter um colaborador de campo?

Para muitos negócios, ter um colaborador de campo não é somente um desejo, mas uma necessidade.

Esse funcionário irá agregar mais produtividade à empresa, realizar serviços exteriores e contribuir para a expansão da marca.

Por isso, é interessante montar uma equipe externa, e cumprir atividades essenciais para bons resultados na produção.

No entanto, é fundamental procurar as melhores opções, considerando qualidades indispensáveis para esse perfil.

Dessa forma, você poderá aproveitar todos os benefícios de uma equipe de campo, além de cuidar para que todas as áreas de trabalho apresentem um índice de eficiência elevado.

Por fim, ao escolher o melhor colaborador para seu negócio, também analise suas habilidades, e formas como ele poderá contribuir para o crescimento da sua empresa.

Com a Auvo, você poderá contar com as melhores soluções tecnológicas para expandir o seu negócio, e administrar suas equipes de forma eficiente e sólida. Entre em contato conosco e comece a melhorar sua gestão hoje mesmo!

Gabriel Moraes

Founder da Auvo, solução especialista em ajudar empresas de field service. Com mais de 2500 clientes em 16 países do mundo.

Elements Image

Inscreva-se em nossa newsletter

Mandamos conteúdo semanalmente que vão te ajudar a estruturar seu negócio.

Latest Articles

Matriz de riscos: o que é e como implementar na sua empresa

Matriz de riscos: o que é e como implementar na sua empresa

Lidar com riscos é um dos principais desafios dos prestadores de serviços. Saiba mais sobre o assunto.

11 nomes de empresas de ar condicionado [+bônus]

11 nomes de empresas de ar condicionado [+bônus]

Elaborar bons nomes de empresas de ar condicionado pode ser uma tarefa difícil, mas é essencial para garantir o sucesso do seu negócio, e n...

Colaborador de campo: como escolher o melhor

Colaborador de campo: como escolher o melhor

Está considerando um colaborador de campo? Você sabia que esses funcionários podem impactar diretamente a produtividade do seu negócio?