Logo Auvo
Voltar ao Blog Marketing e Estratégias

Como identificar o público-alvo da minha empresa em 5 passos

Leitura aprox. de 6 minutos

Avatar - Carlos Santinho

Carlos Santinho


Maio 26, 2023


Leitura aprox. de 6 minutos

Aqui você encontra:

Determinar o público-alvo é essencial para o sucesso de qualquer empresa, afinal, é fundamental saber quem são as pessoas que vão comprar os seus serviços para conseguir criar uma estratégia de marketing eficiente.

Conhecer o público vai te ajudar a direcionar os esforços de marketing e comunicação de forma mais eficaz, ajudando a criar estratégias que atendam às suas necessidades e desejos. 

Aprenda como estruturar um plano de marketing para o setor de serviços

Mas, como identificar o público-alvo do seu negócio em 5 passos? Neste artigo, apresentaremos cinco passos para identificar o público-alvo da sua empresa. 

 

Determine qual é a sua estratégia de foco

Antes de identificar o público-alvo, é fundamental definir a estratégia de foco da sua empresa. Existem dois principais grupos de interesse: empresas (B2B) e consumidores finais (B2C).

Para qual você costuma prestar mais serviços? Qual te daria maior lucro? Qual traria menos dor de cabeça?

Entenda melhor abaixo para você conseguir traçar uma estratégia mais específica para atingir o  público pretendido.

Empresas (B2B)

Se o seu negócio tem como objetivo atender outras empresas, é necessário identificar quais setores ou indústrias são mais relevantes para você. Considere os segmentos que podem se beneficiar diretamente dos produtos ou serviços que você oferece.

Fornecer serviços para outras empresas quer dizer que seu público-alvo será formado por empresários, gerentes, diretores e outros profissionais que tomam decisões dentro destas empresas.

Consumidores Finais (B2C)

Se o seu foco é o consumidor final, é importante entender o perfil demográfico, interesses e comportamentos dos seus potenciais clientes. Considere fatores como idade, gênero, localização geográfica, classe socioeconômica e estilo de vida.

Entender e identificar o perfil que geralmente toma a decisão de compra dos seus serviços, vai te ajudar a converter em venda muito mais fácil.

Aprenda como fazer pesquisa de satisfação para reter e fidelizar clientes

Identifique onde o seu público alvo está

Assim que definir o grupo de interesse que irá focar, é crucial identificar onde o seu público-alvo está presente. 

Eles podem ser encontrados tanto online quanto offline, ou até mesmo em ambos os ambientes. Estar próximo do seu futuro cliente ajudará ele a lembrar da sua empresa a hora que precisar, tornando a venda muito mais fácil e rápida.

Veja o que você precisa saber para segui para o próximo passo.

Online

Hoje em dia, a maioria das pessoas está conectada à internet. Identifique os canais online mais relevantes para o seu público-alvo, como redes sociais, sites especializados, blogs, fóruns, grupos de discussão e plataformas de e-commerce.

Isso permitirá que você direcione seus esforços de marketing digital de forma mais eficiente.

COMO DIVULGAR SEU SERVIÇO NO INSTAGRAM (4)

Offline

Apesar do crescimento do mundo digital, ainda existem pessoas que preferem interações offline. 

Considere quais eventos, locais ou pontos de venda físicos são frequentados pelo seu público-alvo. Isso pode incluir feiras, conferências, lojas físicas, centros comunitários, entre outros.

Ambos

Muitas vezes, o público-alvo pode ser encontrado tanto online quanto offline. Nesse caso, é importante desenvolver estratégias que abranjam ambos os ambientes, integrando campanhas digitais e eventos presenciais.

Mapeie as mídias sociais que seu público está presente

As mídias sociais desempenham um papel significativo na vida das pessoas e são uma excelente fonte para identificar e se conectar com o seu público-alvo. 

Realize uma pesquisa e descubra quais plataformas sociais são mais utilizadas pelo seu público. 

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e TikTok são exemplos comuns. Ao conhecer essas plataformas, você pode direcionar sua comunicação de forma mais efetiva, além de estreitar o relacionamento, mostrando o seu produto, bastidores da sua empresa e fornecendo conteúdo de grande valor para seus seguidores.

Por exemplo, se o seu público-alvo é formado por jovens, é muito provável que eles estejam presentes no Instagram e Tik Tok. Por outro lado, se o seu público-alvo é formado por profissionais mais velhos, pode ser que eles estejam presentes no LinkedIn.

Saiba como divulgar os seus serviços no Instagram! Baixe grátis o e-book que vai revelar todos os detalhes dessa rede social. 

Esteja presente em blogs e fóruns do setor

Além das mídias sociais, blogs e fóruns especializados do setor são espaços onde pessoas interessadas em um determinado assunto se reúnem para trocar informações e opiniões. 

Identifique os blogs e fóruns relevantes para o seu nicho de mercado e esteja presente neles. Participe das discussões, compartilhe conhecimento e ofereça ideais valiosas, isso ajuda a aumentar a sua visibilidade e a construir uma imagem positiva da sua empresa, estabelecendo sua autoridade no setor.

Essa interação permitirá que você compreenda melhor as necessidades e interesses do seu público-alvo, além de possibilitar o estabelecimento de relacionamentos com potenciais clientes.

Participe de eventos e faça parcerias

Eventos do setor, como conferências, feiras e workshops, são ótimas oportunidades para interagir diretamente com seu público-alvo. 

Esses eventos reúnem pessoas interessadas e engajadas no nicho em que sua empresa atua e podem te ajudar a conhecer mais pessoas e a descobrir quais são as necessidades e preferências do seu público.

Esteja presente, exponha sua marca, faça contatos e colete feedback valioso. Além disso, considere estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas ou influenciadores que tenham um público semelhante ao seu. Essas parcerias podem ajudar a expandir seu alcance e atrair novos clientes em potencial.

Assim que se encontra o público certo

Identificar o público-alvo da sua empresa é um passo crucial para o sucesso do seu negócio. 

Ao seguir os cinco passos mencionados acima, você poderá compreender melhor quem são seus clientes ideais, onde encontrá-los e como se conectar com eles. 

Lembre-se de que o processo de identificação do público-alvo é contínuo e requer análise constante para se adaptar às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores. 

Ao entender profundamente o seu público-alvo, você poderá direcionar suas estratégias de marketing de forma mais precisa, aumentando suas chances de alcançar o sucesso e o crescimento sustentável da sua empresa.

Agora que você já sabe como identificar o seu público-alvo, que tal aprofundar ainda mais os seus conhecimentos? Assista ao nosso webinar completo sobre estratégias de marketing para divulgar o seu negócio sem gastar nada. Você não vai se arrepender!

Leia Mais

Dicas, planilhas gratuitas e conteúdos para empresas de serviços externos

 

 

Carlos Santinho

Oi, sou o Santinho, diretor de Marketing aqui na Auvo. Gosto de escrever sobre estratégias de marketing, tendências de segmentos e muuuitas dicas para você utilizar o marketing para gerar resultados e impactos relevantes em sua empresa

Compartilhe

Teste grátis
Imagem valmir_Prancheta 1-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA