Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Climatização e Refrigeração

Códigos de erro no ar-condicionado Electrolux

Leitura aprox. de 9 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Fevereiro 06, 2024


Leitura aprox. de 9 minutos

Aqui você encontra:

Ser eficiente no trabalho é ter prontidão para resolver problemas e, também, estar um passo à frente dos futuros. Por isso, como técnico de serviços, é importante ter ferramentas à mão e saber detalhes sobre os produtos com que você trabalha.

Assim, os clientes vão enxergar de vez o diferencial que a empresa oferece.

A seguir, você pode consultar todos os erros das principais marcas e modelos de ar-condicionado com apenas 2 cliques. Continue lendo para aprender dicas exclusivas em relação à marca Electrolux.

Ferramenta para ver erros de ar-condicionado Electrolux

Basta selecionar a marca e o modelo para ter acesso aos códigos de erros.

Auvo busca erros

Consulte as principais marcas de AC

Resolva mais problemas

 

Como identificar erros da Electrolux?

A maneira por que a máquina indica erros varia de acordo com cada modelo. Por exemplo, os modelos Inverter apresentam o erro em código de display (E1, E5 e assim vai), exemplificando mais uma vez.

Já os modelos PT, mostram o erro por meio da frequência com que a luz LED pisca.

Na nossa ferramenta, você pode consultar o significado dos seguintes modelos:

  •  Electrolux Inverter BI/BE - 18000 e 22000 BTUs
  • Electrolux Inverter BI/BE - 9000 e 12000 BTUs 
  • Electrolux Inverter
  • Electrolux PT 
  • Electrolux PT (Led PCB) 

Veja mais: Guia completo sobre ar-condicionado chiller

 

Quais erros de ar-condicionado Electrolux são mais comuns?

A marca é muito bem avaliada no Reclame Aqui, com uma pontuação geral (que inclui todos os aparelhos, não apenas ar-condicionado) de 8,8 e campeã do prêmio da plataforma em 2023, que destaca respostas e soluções de problemas dos clientes.

Apesar de ser uma boa escolha por parte do consumidor, a marca, como qualquer outra, não é isenta de problemas. Por isso, como técnico ou gestor, é ideal que você esteja à frente dos problemas para ser o primeiro a apresentar as soluções para seus clientes.

Leia mais: Empresa de climatização de sucesso - guia definitivo

Aparelho não gela

No Reclame Aqui, este é o problema técnico mais reportado, com 638 queixas.

O aparelho não gelar é um problema muito amplo, que precisa de maior investigação para que a causa seja determinada com certeza e o problema, resolvido.

A primeira medida deve ser verificar a limpeza do filtro. Filtro sujo ou obstruído vai prejudicar o funcionamento do aparelho no geral.

Baixe grátis: Kit de checklist PMOC ar-condicionado

Além disso, a causa de o aparelho não gelar pode estar associada a obstruções externas, problemas elétricos, problemas no ventilador, condensador ou evaporador e vazamento de gás ou líquido refrigerante.


Imagem com ícones de alerta, corrente elétrica, filtro e condensador.Antes de consertar o ar-condicionado, verifique sempre a corrente elétrica e voltagem, limpeza do filtro e condensador.

 

Erro E5 

Este erro aparece nos modelos que têm display, ou seja, os Inverter. 

No caso dos aparelhos Electrolux Inverter BI/BE - 18000 e 22000 BTUs e Electrolux Inverter, E5 significa “proteção de sobrecorrente”.

No caso do modelo Electrolux Inverter BI/BE - 9000 e 12000 BTUs, o erro é “proteção para baixa tensão”.

Veja mais: Norma regulamentadora para trabalho com eletricidade

Proteção de sobrecorrente e proteção para baixa tensão

Ambos indicam problemas em relação à corrente elétrica e/ou voltagem da unidade.

❌ Proteção de sobrecorrente: normalmente ocorre quando há um excesso de corrente elétrica na unidade. Pode ser causado por curto-circuitos, falhas nos componentes elétricos ou problemas na rede elétrica.

✔️ Para resolver: verifique se há algum curto-circuito visível, garanta que a unidade esteja conectada corretamente e que não haja problemas na fiação elétrica.


Proteção para baixa tensão: indica que a unidade detectou uma voltagem abaixo do normal. Baixa tensão pode ser prejudicial para o funcionamento adequado do ar-condicionado e pode levar a danos nos componentes elétricos.

✔️ Para resolver: verifique se a fonte de alimentação está estável e atende aos requisitos de voltagem especificados pelo fabricante.

Quando não são bivolts, aparelhos de ar-condicionado podem exigir transformadores. E, também, às vezes, a potência da rede elétrica do cliente pode precisar de ajustes para que a força não caia com a energia que a máquina vai "puxar", com ou sem transformador.

Neste erro, a queda de tensão é a causa mais comum.

Se os erros persistirem, contate o suporte técnico da própria marca.

Problema no condensador

Defeitos relacionados ao condensador são mais associados ao vazamento de refrigerante, danos físicos e falta de manutenção.

  1. Vazamento de refrigerante: pode ocorrer pelo desgaste do condensador, que se dá ao longo do tempo. Isso compromete seriamente a capacidade do aparelho.
  2. Problema na serpentina: parte frágil do condensador, pode dar problemas por danos físicos e mesmo falta de manutenção. É necessário prestar uma atenção especial se o aparelho está instalado em uma região litorânea, que é mais agressiva com a peça devido à salinidade e umidade do ar.
  3. Sujeira: o condensador fica em contato com o ambiente externo. Então, é preciso tomar cuidado para que folhas, sujeiras e detritos não obstruam as aletas da peça.

Lembre de relembrar seu cliente: aparelho sem manutenção regular dá mais problemas e esses problemas são bem mais caros de consertar. Por isso, para evitar falhas e erros, preventiva é a melhor saída.

Veja mais: Quanto cobrar em contrato de manutenção de ar-condicionado?

Quer trocar dicas e pedir ajuda a técnicos em tempo real? Faça parte da Comunidade Auvo, com centenas de técnicos e gestores da climatização de todo o Brasil.

 

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Casos de sucesso

Como a Tonistal multiplicou o faturamento por 6 com Auvo

Empresa de climatização do Rio Grande do Sul viu o faturamento voar de 30 para 200 mil, além de aumentar equipe e poupar tempo com...

Casos de sucesso

Caso de sucesso Zeus Engenharia: como Auvo detectou rombo de R$ 50 mil

Saiba como a Zeus Engenharia usou Auvo para aumentar a receita, detectar prejuízo e, ainda, como fonte de renda

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Agenda-e-Menu1234-min

 

Gerir a empresa é simples com o Auvo. E o trabalho rende mais.

Dados na sua mão. 90% a mais de produtividade e 0% de papel. OS online direto no celular. Conheça o Auvo e veja a sua receita crescer.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA