Blog Auvo - Gestão de Equipes Externas

Como se destacar nas vendas e alcançar as melhores metas?

Escrito por Gabriel Rodrigues | 30/12/2020 18:59:56
Se você é um líder de equipes de vendas, com certeza passa boa parte do dia se perguntando como se destacar nas vendas? Afinal, é isso que motiva e inspira os seus colaboradores, certo?
 

Você pode não ter o cargo de “vendedor”, mas garanto que gasta boa parte do seu dia tentando vender alguma coisa, seja uma ideia, uma visão ou até mesmo um objetivo. 

Por exemplo: os pais, ao tentarem convencer os filhos de escovarem os dentes e arrumarem suas camas, estão vendendo um objetivo.

Um empreendedor tenta constantemente vender sua ideia a investidores e clientes, e colaboradores de grandes corporações tentam vender suas habilidades para uma próxima promoção ou até mesmo uma escalada de cargo.

Eu mesmo estou tentando vender 3 maneiras para ensinar você como se destacar nas vendas agora mesmo, nesse texto.

As vendas são o oxigênio para sua empresa ou sua carreira. Por isso torne-se melhor. Aqui estão 3 maneiras de você se tornar um vendedor mais engajado e produtivo.

Seja obcecado em resolver problemas

Dos 3 pontos, coloquei este como o principal. Esteja completamente focado em resolver problemas e fornecer um valor real ao seu cliente, diferenciando dos outros e se tornando único.

Os vendedores mais bem sucedidos não encaram a venda pura e simples, eles esperam resolver um problema do cliente.

Procure maneiras de dobrar ou triplicar o valor do que você está fazendo para o mercado, para os potenciais clientes e direcionar suas energias em solucionar os problemas.

Quando você começar a se tornar conhecido por ser um “solucionador” de problemas reais, seus negócios e sua vida irão mudar.

Mude sua percepção sobre vendas 

Quantas pessoas você conhece que se tornaram “vendedores” por não ter nada de melhor para fazer?

No Brasil a pessoa que não tem perspectiva profissional quase sempre entra para a área de vendas como se fosse algo simples e que qualquer pessoa consegue fazer.

A partir disso as pessoas trabalham apenas por comissão, desmotivando-se muito facilmente e odiando todo o processo.

Por isso mude sua percepção, vendas não é sobre convencer o cliente a comprar seu produto. Você deve ajuda-lo a resolver um problema.

Se o seu produto ou serviço pode ajuda-lo é seu dever mostrar como isso será feito. Você pode vender basicamente qualquer coisa se tiver esse mantra em seu planejamento.

E se o seu produto não resolve um problema especifico, não tente inventar argumentos ou empurrar guela abaixo em seu cliente. Isso só trará desconfiança e pode ocasionar futuros problemas.

E se você é um “vendedor” que caiu de para quedas nesse ramo saiba que o trabalho é muito difícil, requer planejamento e jogo de cintura.

Não perca seu tempo! Não deixe de estudar sobre como se destacar nas vendas!

Faça as perguntas certas

Estamos falando aqui sobre o papel do vendedor em ajudar o cliente a encontrar soluções para o problema.

Para isso você deve ser um exímio comunicador e fazer as perguntas certas. Muitas vezes o seu cliente não sabe que possui um problema até você instigá-lo a pensar sobre aquilo.

Para isso é importante que você faça as perguntas certas. Evite um discurso decorado e um roteiro engessado.

É importante que você tenha um roteiro mas adapte-o para o segmento que irá atuar, para as eventuais respostas e para outros questionamentos que possam surgir.

Para saber como se destacar nas vendas, você precisa utilizar várias táticas e não ter apego àquelas que não funcionaram.

Veja no vídeo abaixo, como grandes empresas aumentaram exponencialmente suas vendas com um bom plano de ação.