Skip to content
Back to Blog

ISO 9001, o que é, para que serve e quais os requisitos

Como alguém que gerencia uma empresa, você já deve saber sobre a importância da ISO 9001. O que é isso? Para que serve? Quais os requisitos? Saiba mais!

Gabriel Rodrigues
Gabriel Rodrigues

ago 03, 2021

Como alguém que gerencia uma empresa, você já deve saber sobre a importância da ISO 9001. O que é isso? Para que serve? Quais os requisitos? Este post fornece todas as respostas para essas questões.

Aqui, você aprenderá:

Continue a leitura!

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 consiste em uma norma que padroniza a qualidade de serviços e produtos. Esta norma faz parte de um conjunto de normas estabelecidas pela ISO.

Além disso, essa ISO é um sistema de gestão que torna os processos mais ágeis, auxilia na gestão da qualidade e trabalha em prol da satisfação dos clientes.

O principal objetivo da ISO é melhorar a gestão da empresa. Sendo assim, pode ser aplicada em conjunto com outras normas, como as de meio ambiente, segurança e saúde ocupacional.

Para que serve a ISO 9001?

Acima de tudo, essa norma serve para garantir ao consumidor final que o produto ou serviço no qual ele está consumindo é de qualidade.

Para isso, as empresas criam modos repetitivos de produzir, com o intuito de atingir a qualidade de acordo com o que foi estabelecido para ela. 

Assim, quando a empresa recebe a certificação, pode utilizar uma das principais ferramentas de gestão da qualidade: o ciclo PDCA (Plan; Do; Check; Action), que traduzida para o português significa planejar, fazer, checar e agir.

Além disso, neste documento os gestores conseguem identificar um conjunto de práticas de várias empresas do mundo todo. 

Quais são os benefícios da ISO 9001 na minha empresa?

Um dos principais benefícios dessa norma para as empresas é a melhoria dos serviços prestados aos clientes. 

Afinal, o mecanismo de entrega é bem trabalhado, assim como a qualidade do produto final. 

Dessa forma, você consegue aproveitar para medir o grau de satisfação dos seus clientes, consequentemente, melhora a eficiência da gestão.

Além disso, a certificação é uma maneira de atestar a qualidade da sua empresa nacionalmente. Assegurando um bom relacionamento com os seus clientes e fornecedores. 

E ainda, a certificação melhora o desempenho dos seus funcionários, que por sua vez, irão produzir mais rapidamente com processos inteligentes.

Por fim, a certificação proporciona um diferencial competitivo à sua marca. Afinal, muitos compradores optam por empresas que possuam essa norma implantada. 

Quem pode obter a certificação?

Qualquer empresa, pública ou privada, e independente do setor, pode adquirir o certificação. 

Basta ter um CNPJ formalizado e estar em dia com a legislação que regulamenta o seu segmento. 

Inclusive, as empresas com mais de uma unidade também podem obter a certificação. Basta escolher uma das unidades para certificar, ou então, optar por certificar todas as unidades.

Como implantar a ISO 9001 na minha empresa?

Desde já, você precisa saber que para obter a da ISO 9001, uma empresa precisa seguir uma série de requisitos aplicáveis em diferentes fases.

Primeiramente, um especialista da norma faz um diagnóstico e elabora uma proposta comercial para a empresa. 

Em seguida, cria-se um cronograma de atividades a serem seguidas pela empresa. Em um segundo momento, uma auditoria interna é realizada.

Por fim, um organismo certificador realiza uma auditoria. E se tudo estiver conforme a norma, a empresa recebe o certificado.

Qual é a estruturação da ISO 9001?

Antes de abordar a estruturação da norma, é necessário que você saiba que a versão em português pode ser comprada no site da ABNT. Assim, você garante a forma correta da documentação. 

Confira a estruturação:

Prefácio

Introdução

  1. Escopo
  2. Referências normativas
  3. Termos e definições
  4. Contexto da organização
  5. Liderança
  6. Planejamento
  7. Apoio
  8. Operação
  9. Avaliação de desempenho
  10. Melhoria

Anexo A

Anexo B

Bibliografia

Do que trata ABNT ISO 9001?

Como foi dito no tópico anterior, existe uma versão brasileira da norma. Essa versão é designada como ABNT NBR ISO 9001.

Ela também consiste em estabelecer regras de qualidade nos processos de gestão, buscando estabelecer uma relação de confiança entre cliente e empresa.

Entretanto, o que a difere é da norma ISO 9001, é que quando um cliente descobre que uma empresa não cumpre com as normas, ele deve dar feedback comunicando o problema. Assim, as falhas poderão ser melhoradas futuramente.

Portanto, a ABNT NBR ISO 9001 se aplica não só às empresas, como também ao comprador. Que por sua vez, tem um papel fundamental no cumprimento da norma.

Afinal, cabe à ele comunicar corretamente as necessidades em relação ao uso do produto.

Conclusão

A norma ISO 9001 é uma ferramenta útil para a gestão da qualidade de qualquer negócio. 

Portanto, se você preza pela qualidade dos produtos e serviços, busque  essa certificação e mantenha a competitividade do seu negócio.

Gabriel Rodrigues

CEO de Auvo Tecnología. Ayudó a más de 2 mil empresas de servicios y asistencia técnica a ser más productivas con Auvo.

Elements Image

Subscribe to our newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Semper neque enim rhoncus vestibulum at maecenas. Ut sociis dignissim.

Latest Articles

Matriz de riscos: o que é e como implementar na sua empresa

Matriz de riscos: o que é e como implementar na sua empresa

Lidar com riscos é um dos principais desafios dos prestadores de serviços. Saiba mais sobre o assunto.

11 nomes de empresas de ar condicionado [+bônus]

11 nomes de empresas de ar condicionado [+bônus]

Elaborar bons nomes de empresas de ar condicionado pode ser uma tarefa difícil, mas é essencial para garantir o sucesso do seu negócio, e n...

Colaborador de campo: como escolher o melhor

Colaborador de campo: como escolher o melhor

Está considerando um colaborador de campo? Você sabia que esses funcionários podem impactar diretamente a produtividade do seu negócio?