O que é o sistema de gestão de equipamentos médicos: entenda

O que é o sistema de gestão de equipamentos médicos? Entenda mais sobre essa administração e a tecnologia que a facilita!

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Quem deseja ter sucesso na administração de uma instituição de saúde deve conhecer o que é o sistema de gestão de equipamentos médicos.

Você sabia que a má gestão de equipamentos hospitalares é responsável pelo aumento dos gastos em saúde ao redor do mundo, conforme pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP

Por isso, vamos apontar algumas questões quanto à gestão desses equipamentos, sua importância e como um software contribui para sua eficácia!

Antes de mais nada, vamos relembrar o que são equipamentos médicos hospitalares?

O que são equipamentos médicos hospitalares?

Equipamentos médicos hospitalares (EMH) são aqueles utilizados nos estabelecimentos de saúde para realizar diagnóstico, reabilitação, tratamento, estética e monitoramento de pacientes.  

Eles são essenciais para melhorar a qualidade de vida do paciente e ajudar na precisão de tratamentos médicos e diagnósticos.  

Você sabe como é feita a classificação dos materiais ou equipamentos hospitalares? Podemos pensar em alguns tipos, como:

  • Equipamento de diagnóstico: serve para avaliar a condição de um paciente.   
  • Equipamento de Tratamento: focado em tratar determinada condição apresentada pelo paciente.  
  • Equipamento Médico Durável (DME): oferece benefícios terapêuticos adaptados para o cuidado do paciente.
  • Equipamento de Suporte à Vida: utilizados para dar suporte ao paciente e manter sua função corporal e bem-estar.

Entendeu o que é um equipamento médico? A partir dessa compreensão, é preciso entender o motivo de ter um plano de gestão de equipamentos!

Demonstração grátis do Auvo

Importância da boa gestão de equipamentos médicos hospitalares

A gestão de equipamentos médicos hospitalares envolve aquisição, instalação, treinamento, operação, manutenção e descarte desses recursos.

Ela é essencial para oferecer aos pacientes o melhor diagnóstico e tratamento e garantir o uso seguro dos insumos da unidade de saúde. 

Mas o bom controle de materiais e equipamentos hospitalares é importante também para o maior controle da vida útil dos recursos.

Isso provoca também redução dos gastos com manutenção e do tempo de parada do equipamento.

Como estamos na era da transformação digital, o uso de tecnologia para apoiar essa gestão é essencial. Neste contexto, precisamos entender o que é o sistema de gestão de equipamentos médicos.

O que é o sistema de gestão de equipamentos médicos?

É uma tecnologia que permitirá ao gestor ter maior controle e visibilidade sobre todos esses insumos, monitorando a necessidade de manutenção e substituição do equipamento.

O administrador poderá, por exemplo, utilizar o sistema para elaborar um plano de gestão de equipamentos, que envolve também a manutenção corretiva e preventiva. 

Manutenção corretiva e preventiva desses equipamentos

A manutenção de EMH envolve avaliação dos contratos (valores e prestadores), capacitação da equipe interna e uso de software de gestão. Por isso, deve ser um ponto de atenção do gestor.

Você sabia que existe, inclusive, uma norma para calibração de equipamentos médicos? Ela já dá uma ideia da importância e da necessidade de manutenção desses insumos.

Essa manutenção pode ser preventiva ou corretiva. 

De maneira simples, a manutenção preventiva é identificar oportunidades de melhorias a partir do monitoramento constante dos recursos.  

A manutenção corretiva é a realização de reparos e a solução dos problemas para garantir o uso seguro de EMH.  

Ambas serão a base de um plano de gestão desses recursos, que ajuda a evitar também a obsolescência de equipamentos médicos.

E para apoiar as rotinas de manutenção, é interessante contar com o auxílio da tecnologia para gerenciar não só os técnicos, mas também os equipamentos. 

O Auvo, por exemplo, possui uma solução para field service que se aplica a essa situação.

Mesmo com soluções inteligentes, há desafios relevantes nessa administração.

Principais desafios na gestão de equipamentos hospitalares

principais desafios do sistema de gestão de equipamentos médicos

A gestão em saúde apresenta muitos desafios para os gestores, inclusive quanto aos EMH. 

Os principais são a qualificação de profissionais e a conscientização de equipes.

Qualificação de profissionais

É preciso ter profissionais qualificados para realizar uma gestão eficiente dos recursos, considerando calibração, manutenção, treinamento de uso e muito mais.  

Muitas falhas nos EMH são derivadas de erros de operação ou mau uso do equipamento, fruto da falta de qualificação técnica dos usuários. 

Conscientização de equipes

A capacitação dos funcionários para utilizar os EMH é essencial para a segurança do paciente e da própria equipe.

No entanto, muitos gestores negligenciam a conscientização de seus profissionais sobre cuidados básicos ao manusear os aparelhos, o que também resulta na má gestão dos EMH.  

Vamos resolver os desafios com algumas dicas de gestão de EMH?

Demonstração grátis do Auvo

5 dicas de gestão de equipamentos médicos hospitalares

Quer evitar a obsolescência de equipamentos médicos? Veja 5 dicas de gestão de EMH!

Ter um plano de gerenciamento

De acordo com a Resolução RDC nº 2/2010, os serviços de saúde devem elaborar um plano de gerenciamento para as tecnologias utilizadas na unidade, incluindo os equipamentos. 

Dentre as atividades necessárias, o gestor deve verificar se o equipamento foi corretamente instalado e funciona conforme as especificações, validar e calibrar o EMH, dentre outras.

Treinar sua equipe

Para ter bons profissionais para manusear os EMH, você precisará capacitá-los. 

Por isso, invista em sua equipe por meio de atualizações, workshops e treinamentos sobre os dispositivos e demais tecnologias utilizadas pela instituição de saúde.

Assim, você garante a prestação de serviços qualificada.

Produzir o inventário

O inventário traz informações importantes sobre o equipamento, como número de patrimônio, dados do fabricante e modalidade da revisão.

Ele é indispensável para manutenção dos equipamentos. Como você já sabe o que é o sistema de gestão de equipamentos médicos, pode utilizá-lo para produzir o inventário de maneira automatizada.

Fazer a gestão de espaço físico

Qual é o espaço ocupado por esses equipamentos? O gestor deve escolher os locais para alocar esses recursos, considerando as ferramentas para isso e a manutenção em si.  

Assim, você garante a entrega qualificada dos serviços.

Investir em tecnologia

O que é o sistema de gestão de equipamentos médicos senão uma tecnologia para otimizar a administração desses recursos? 

Investir em tecnologias aplicadas à saúde contribui para a otimização da gestão por meio da automatização de tarefas burocráticas. 

Na prática, garante maior eficiência em todos os processos envolvidos na unidade de saúde. 

Junto com a tecnologia, é preciso ter profissionais capacitados para atuar na gestão de EMH.

Quais profissionais podem atuar na gestão de equipamentos hospitalares?

quais profissionais atuam no sistema de gestão de equipamentos médicos

O Chefe de Manutenção Hospitalar, junto com a equipe de Engenharia Clínica, são os responsáveis por definir o plano de gestão de EMH. 

Eles criam o programa de supervisão e gerenciamento para o serviço de manutenção, por exemplo.

Eles são auxiliados pelo Coordenador de Estoque Hospitalar, que garante a disponibilidade de todos os insumos indispensáveis para a execução das atividades.

O que faz o auxiliar técnico de equipamentos médicos?

O auxiliar realiza manutenção corretiva e preventiva de EMH para garantir sua correta utilização e conservação.

Todos esses profissionais mencionados podem se beneficiar com o uso de um software de gestão de manutenção e assistência técnica.

Você busca uma solução para gerenciar seus técnicos, ordens de serviços, orçamentos e equipamento?

Conheça o Auvo Field Service, software que automatiza suas operações!

Conclusão

Aprender o que é o sistema de gestão de equipamentos médicos é conhecer uma solução que resolve muitos problemas de qualidade na prestação dos serviços de saúde.

Ele organiza toda a atividade de manutenção, seja corretiva, seja preventiva. Que tal entender como um software de manutenção pode reduzir custos em sua empresa?

Elements Image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma demonstração