• Gabriel Rodrigues

Vantagens e desvantagens da energia solar: Conheça as principais

Atualizado: Set 2

Conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar é fundamental para avaliar se esse serviço realmente pode atender às suas necessidades.


Diante do cenário global, essa alternativa se tornou uma das mais populares para diminuir o aquecimento global e aumentar o acesso à energia elétrica em localidades remotas.


No entanto, existem pontos positivos e negativos sobre esse equipamento, e é importante analisar ambos os lados para ter uma opinião mais confiante e completa sobre a tecnologia.


Por isso, confira algumas das vantagens e desvantagens da energia solar, suas principais características e o que ela pode proporcionar a você.


Vantagens da energia solar


A princípio, a energia solar apresenta pontos positivos muito fortes no mercado, tornando-se a alternativa mais popular para substituir as formas de geração utilizadas atualmente.


Assim, se você está considerando instalar essa tecnologia, mas ainda possui dúvidas sobre ela, confira algumas das suas vantagens:


Energia renovável


Sem dúvidas, o fato da energia solar ser uma fonte renovável é sua principal vantagem.


Ao utilizar os raios solares para conversão de energia fotovoltaica em energia elétrica, essa tecnologia não agride o meio ambiente e é infinitamente renovável.

Isso porque não existem estudos que indiquem a implosão solar nos próximos milhões de anos terrestres, de modo que o torna ideal como fonte de energia.


Ainda, a incidência dos raios é contínua, e não existe a necessidade de instalar novos equipamentos para fazer essa captação diária.


Ou seja, a energia solar é renovável e duradoura, capaz de produzir milhões de kilowatts sem se esgotar.


Não emite poluentes


Entre as vantagens e desvantagens da energia solar, a sua não poluição ao meio ambiente é um dos pontos mais positivos a seu favor.


Ao contrário de outras formas de geração, como a queima de carvão, por exemplo, seu processo não emite poluentes.


Dessa forma, não contribui para o aquecimento solar, e não apresenta agressões para a camada de ozônio.


Mesmo energias pouco poluentes, como a hidrelétrica, oferecem impacto na natureza, como a mudança de biomas próximos aos afluentes.


Assim, a energia solar não apresenta nenhum tipo de poluente natural durante todo seu processo e vida útil do equipamento.


Ocupa pouco espaço


Em termos práticos, a energia solar ocupa pouco espaço, sendo prática para instalações mesmo em mini e microgeradores.


Suas plantas de captação geralmente são instaladas sobre a propriedade, no telhado, de modo que não ocupam terreno.


Além disso, os demais equipamentos que realizam a conversão também possuem um tamanho reduzido, como caixas de força, e não atrapalham a residência ou imóvel.


Uma vez instaladas, as placas de energia solar dificilmente irão te atrapalhar ou tomar espaço na sua casa.


Baixa necessidade de manutenção


Por fim, entre as vantagens e desvantagens da energia solar, é preciso mencionar o elemento financeiro.


As placas de captação e o equipamento possuem uma baixa necessidade de manutenção.


O recomendável é realizar a vistoria entre alguns meses, e, caso verifique o correto funcionamento, o intervalo aumenta para anos.


Assim, não é necessário gastar dinheiro para fazer a manutenção do sistema, e sua longevidade representa uma grande economia em contas de energia.


Desvantagens da energia solar


Por outro lado, a energia solar também apresenta alguns pontos negativos que precisam de atenção antes da instalação dessa tecnologia.


Por isso, confira algumas das principais desvantagens desse sistema:


Investimento inicial alto


Como mencionado, o fator financeiro pesa muito na decisão de utilizar a energia solar.


O investimento inicial ainda é relativamente alto, especialmente para o consumidor comum. Embora o preço do equipamento seja quitado em alguns anos, pode demorar para reunir o valor necessário para a compra.


Dessa forma, muitas pessoas deixam de adquirir a energia solar, o que também auxilia na manutenção dos preços altos.


Dependência climática


Ainda que o Brasil seja um dos países tropicais com maior incidência solar, a dependência climática ainda é uma desvantagem para esse sistema.


Em dias menos ensolarados, a produção de energia cai consideravelmente, podendo prejudicar o consumidor.


Além disso, o Brasil é um país com grande extensão territorial, e alguns estados são afetados pelas mudanças climáticas e sazonais.


Assim, esses locais dependem mais diretamente do clima para a produção de energia elétrica, com menor estabilidade.


Baixa capacidade de armazenamento


Vale mencionar também a baixa capacidade de armazenamento dos geradores de energia solar.


Embora o equipamento seja funcional e potente durante a geração contínua, seu armazenamento possui uma quantidade limitada.


Assim, os consumidores não podem contar com um conservatório consideravelmente grande de energia durante períodos sem sol, como durante a noite ou mudanças climáticas.


Novas possibilidades de armazenamento estão sendo estudadas, mas trata-se de equipamentos avulsos, que podem levar a um gasto extra.


Pouco incentivo no país


Por fim, entre as principais vantagens e desvantagens da energia solar, é importante mencionar a falta de incentivo no Brasil.


O país possui uma excelente localização geográfica, com incidência solar durante o ano todo, mesmo com uma grande extensão territorial.


Estudos apontam que o local menos ensolarado do Brasil é capaz de gerar mais eletricidade que o local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes globais de energia fotovoltaica.


No entanto, existem poucos equipamentos em funcionamento no país, mesmo com o potencial de geração.


De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o ano de 2019 registrou apenas 110 mil sistemas instalados.


Apesar do crescimento considerável do mercado, o país ainda não recebe incentivo para investir nessa tecnologia, o que também a torna pouco acessível.


Por que conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar?


Conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar permite que você faça uma avaliação mais completa sobre esse sistema antes de tomar uma decisão.


É importante conhecer todos os pontos relevantes sobre a tecnologia, para entender melhor como ela funciona e o que ela pode proporcionar ao consumidor.


Além disso, saber dos benefícios e prejuízos da energia solar também ajuda a decidir se ela pode atender às suas necessidades de maneira eficiente.


Novos avanços científicos estão surgindo todos os dias, trazendo alternativas menos agressivas e mais eficientes para o mercado.


Por isso, é fundamental acompanhar todas as vantagens e desvantagens desses conjuntos, para escolher as melhores opções para você e aproveitar tudo que a tecnologia pode oferecer.