Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Energia Solar

Vantagens e desvantagens da energia solar: Conheça as principais

Leitura aprox. de 20 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Maio 18, 2021


Leitura aprox. de 20 minutos

Aqui você encontra:

Conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar é fundamental para avaliar se esse serviço realmente pode atender às suas necessidades.
 

Diante do cenário global, essa alternativa se tornou uma das mais populares para diminuir o aquecimento global e aumentar o acesso à energia elétrica em localidades remotas. 

No entanto, existem pontos positivos e negativos sobre esse equipamento, e é importante analisar ambos os lados para ter uma opinião mais confiante e completa sobre a tecnologia.

Por isso, confira algumas das vantagens e desvantagens da energia solar, suas principais características e o que ela pode proporcionar a você.

Vantagens da energia solar

A princípio, a energia solar apresenta pontos positivos muito fortes no mercado, tornando-se a alternativa mais popular para substituir as formas de geração utilizadas atualmente.

Assim, se você está considerando instalar essa tecnologia, mas ainda possui dúvidas sobre ela, confira algumas das suas vantagens:

Energia renovável

Sem dúvidas, o fato da energia solar ser uma fonte renovável é sua principal vantagem.

Ao utilizar os raios solares para conversão de energia fotovoltaica em energia elétrica, essa tecnologia não agride o meio ambiente e é infinitamente renovável.

Isso porque não existem estudos que indiquem a implosão solar nos próximos milhões de anos terrestres, de modo que o torna ideal como fonte de energia.

Ainda, a incidência dos raios é contínua, e não existe a necessidade de instalar novos equipamentos para fazer essa captação diária.

Ou seja, a energia solar é renovável e duradoura, capaz de produzir milhões de kilowatts sem se esgotar.

Não emite poluentes

Entre as vantagens e desvantagens da energia solar, a sua não poluição ao meio ambiente é um dos pontos mais positivos a seu favor.

Ao contrário de outras formas de geração, como a queima de carvão, por exemplo, seu processo não emite poluentes.

Dessa forma, não contribui para o aquecimento solar, e não apresenta agressões para a camada de ozônio.

Mesmo energias pouco poluentes, como a hidrelétrica, oferecem impacto na natureza, como a mudança de biomas próximos aos afluentes.

Assim, a energia solar não apresenta nenhum tipo de poluente natural durante todo seu processo e vida útil do equipamento.

Ocupa pouco espaço

Em termos práticos, a energia solar ocupa pouco espaço, sendo prática para instalações mesmo em mini e microgeradores. 

Suas plantas de captação geralmente são instaladas sobre a propriedade, no telhado, de modo que não ocupam terreno.

Além disso, os demais equipamentos que realizam a conversão também possuem um tamanho reduzido, como caixas de força, e não atrapalham a residência ou imóvel.

Uma vez instaladas, as placas de energia solar dificilmente irão te atrapalhar ou tomar espaço na sua casa.

Baixa necessidade de manutenção

Por fim, entre as vantagens e desvantagens da energia solar, é preciso mencionar o elemento financeiro.

As placas de captação e o equipamento possuem uma baixa necessidade de manutenção.

O recomendável é realizar a vistoria entre alguns meses, e, caso verifique o correto funcionamento, o intervalo aumenta para anos.

Assim, não é necessário gastar dinheiro para fazer a manutenção do sistema, e sua longevidade representa uma grande economia em contas de energia.

Desvantagens da energia solar

Por outro lado, a energia solar também apresenta alguns pontos negativos que precisam de atenção antes da instalação dessa tecnologia.

Por isso, confira algumas das principais desvantagens desse sistema:

Investimento inicial alto

Como mencionado, o fator financeiro pesa muito na decisão de utilizar a energia solar.

O investimento inicial ainda é relativamente alto, especialmente para o consumidor comum. Embora o preço do equipamento seja quitado em alguns anos, pode demorar para reunir o valor necessário para a compra.

Dessa forma, muitas pessoas deixam de adquirir a energia solar, o que também auxilia na manutenção dos preços altos.

Dependência climática

Ainda que o Brasil seja um dos países tropicais com maior incidência solar, a dependência climática ainda é uma desvantagem para esse sistema.

Em dias menos ensolarados, a produção de energia cai consideravelmente, podendo prejudicar o consumidor.

Além disso, o Brasil é um país com grande extensão territorial, e alguns estados são afetados pelas mudanças climáticas e sazonais.

Assim, esses locais dependem mais diretamente do clima para a produção de energia elétrica, com menor estabilidade.

Baixa capacidade de armazenamento

Vale mencionar também a baixa capacidade de armazenamento dos geradores de energia solar.

Embora o equipamento seja funcional e potente durante a geração contínua, seu armazenamento possui uma quantidade limitada.

Assim, os consumidores não podem contar com um conservatório consideravelmente grande de energia durante períodos sem sol, como durante a noite ou mudanças climáticas.

Novas possibilidades de armazenamento estão sendo estudadas, mas trata-se de equipamentos avulsos, que podem levar a um gasto extra. 

Pouco incentivo no país

Por fim, entre as principais vantagens e desvantagens da energia solar, é importante mencionar a falta de incentivo no Brasil.

O país possui uma excelente localização geográfica, com incidência solar durante o ano todo, mesmo com uma grande extensão territorial.

Estudos apontam que o local menos ensolarado do Brasil é capaz de gerar mais eletricidade que o local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes globais de energia fotovoltaica.

No entanto, existem poucos equipamentos em funcionamento no país, mesmo com o potencial de geração.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o ano de 2019 registrou apenas 110 mil sistemas instalados.

Apesar do crescimento considerável do mercado, o país ainda não recebe incentivo para investir nessa tecnologia, o que também a torna pouco acessível.

Por que conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar?

Conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar permite que você faça uma avaliação mais completa sobre esse sistema antes de tomar uma decisão.

É importante conhecer todos os pontos relevantes sobre a tecnologia, para entender melhor como ela funciona e o que ela pode proporcionar ao consumidor.

Além disso, saber dos benefícios e prejuízos da energia solar também ajuda a decidir se ela pode atender às suas necessidades de maneira eficiente.

Novos avanços científicos estão surgindo todos os dias, trazendo alternativas menos agressivas e mais eficientes para o mercado.

Por isso, é fundamental acompanhar todas as vantagens e desvantagens desses conjuntos, para escolher as melhores opções para você e aproveitar tudo que a tecnologia pode oferecer. 

Conheça o Software para Empresas de Energia Solar do Auvo focado na gestão de equipes, que otimiza os processos e economiza recursos!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orcamento_planilha-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.