Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Manutenção preventiva: como vender esse serviço?

Leitura aprox. de 20 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Março 26, 2021


Leitura aprox. de 20 minutos

Aqui você encontra:

Embora a manutenção preventiva seja importante para garantir o bom funcionamento do equipamento, muitas pessoas podem não entender a importância desse serviço, o que torna suas vendas um desafio.
 

Depois da instalação, muitos clientes deixam de se preocupar com o material, e não solicitam uma manutenção preventiva. Por isso, é mais difícil oferecer esse produto. 

No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a vender seus serviços de manutenção preventiva, e nós vamos explicar elas para você!

Continue acompanhando a leitura para conhecer 5 dicas fundamentais para aumentar sua oferta de vistorias de prevenção e potencializar seu faturamento!

[GRATUITO] Baixe o Checklist de Manutenção Preventiva 

O Checklist de Manutenção Preventiva é essencial para as rotinas de seus técnicos! Baixe agora o material feito por especialistas!

 

Manutenção preventiva: por que é importante vender mais?

Em um primeiro momento, vender mais manutenções preventivas é uma maneira de otimizar os seus resultados e potencializar seu ticket médio.
 

Muitas vezes, empresas de prestação de serviços planejam um catálogo de produtos que sejam complementares e pertencentes ao mesmo segmento. 

Dessa forma, é comum contar com a manutenção preventiva junto de outros trabalhos semelhantes. No entanto, pode existir um curso para manter esse serviço ativo.

Por exemplo, o pagamento de funcionários qualificados, a vistoria de equipamentos, treinamentos da equipe e outras necessidades.

Nesse caso, é importante conseguir aumentar as vendas do seu serviço de manutenção preventiva, e ter rendimentos positivos quanto à essa ocupação.

Além disso, a manutenção preventiva também garante a segurança dos clientes, proporcionando uma avaliação profissional do equipamento e seu pleno funcionamento.

Assim, vale a pena conhecer algumas dicas para vender esse serviço essencial para os clientes. Por isso, nós separamos 5 dicas principais para otimizar as suas ofertas. Confira agora:

1. Ofereça como pós-venda

O momento da negociação de um serviço pode ser um dos melhores momentos para oferecer outros produtos. Isso porque o cliente já está demonstrando interesse na sua empresa, e está mais propensa a aceitar outros trabalhos.

Nesse caso, é importante oferecer a manutenção preventiva como pós-venda, ainda durante o processo de venda ou instalação.

Também é possível criar promoções ou campanhas que sejam atrativas para o público, como o desconto na contratação desse e outros serviços.

Com isso, o cliente terá uma maior propensão a aceitar, além de proporcionar um pacote completo para os consumidores, e, assim, aumentar a sua credibilidade no mercado.

2. Comprove a importância do serviço

Em qualquer venda, é fundamental comprovar a importância de adquirir o produto ou serviço para o cliente.

Isso aumentará a confiança do consumidor, além de proporcionar uma maior chance de fidelização.

No entanto, é fundamental construir uma argumentação sólida e consistente, de preferência com a utilização de dados verídicos.

Por isso, para comprovar seus pontos de maneira segura e eficiente, utilize seus documentos e dados, como o Relatório de Não Conformidade e Relatório de Produtividade, por exemplo.

O seu público-alvo ficará mais convencido ao ter provas concretas em mãos, e, com isso, poderá contratar o serviço de manutenção preventiva mais facilmente.

3. Compare os gastos

Outra forma bastante eficiente de vender manutenções preventivas é comparar os gastos para o seu cliente. Isso porque argumentos financeiros quase sempre interessam o público.

Mostre que realizar uma manutenção preventiva de determinado equipamento pode fazer com que se economize o serviço de várias visitas corretivas, por exemplo.

Especialmente se seu negócio oferecer produtos que necessitam de um acompanhamento periódico para assegurar a máxima qualidade.

Nesse caso, além de reduzir custos com correções pontuais e de curto prazo, o público também poderá economizar com gastos futuros relacionados à segurança e eficiência do equipamento.

Por isso, sempre busque deixar claro o que o cliente poderá economizar se contratar o serviço de manutenção.

4. Apresente os diferenciais da sua manutenção preventiva

Enquanto isso, também podem existir casos onde a contratação do serviço de manutenção preventiva seja uma dúvida para os clientes.

Talvez por experiências anteriores ruins, ou não possuir uma garantia do trabalho.

Nesse momento, é essencial apresentar os diferenciais da sua empresa, e destacá-los no momento da negociação. Por exemplo, fale sobre:

  • Padronização do seu serviço;

  • Confiabilidade dos seus funcionários;

  • Qualidade comprovada (apresentando certificados de ISO 9001, por exemplo);

  • Sistema de gestão eficiente.

Cada uma dessas características pode aumentar a confiança do cliente no seu negócio, e, com isso, expandir as chances de venda do pacote.

5. Tenha um sistema de gestão eficiente

Como mencionamos, ter um sistema de gestão eficiente é um dos diferenciais que você pode apresentar para o seu cliente. Por isso, é importante investir em uma boa plataforma.

Isso irá permitir que você tenha um controle maior sobre todos os seus dados, relatórios e também informações sobre os seus clientes.

Por exemplo, poderá emitir relatórios mais rapidamente para convencer os consumidores. Ou, ainda, verificar a data de compra do equipamento, e fazer um contato pós-venda para oferecer a manutenção preventiva.

Ou seja, ter um sistema de gestão é fundamental para otimizar as suas vendas, e permitir que todas as demais dicas e recomendações possam funcionar.

No entanto, além de optar por uma plataforma otimizada, é preciso contratar uma empresa qualificada, como a Auvo, que pode oferecer todo o suporte necessário para expandir o seu negócio.

Vale a pena vender serviços de manutenção preventiva?

Cada empresa articula os seus produtos de acordo com a necessidade. Por isso, várias prestadoras de serviço podem incluir esse trabalho, ou mesmo se especializar apenas em um segmento.

No entanto, o seu negócio faz parte dessa área, e, eventualmente, precisa realizar a vistoria de determinados projetos para garantir sua máxima qualidade.

Nesse caso, é interessante poder oferecer o pacote completo de serviços para o cliente, incluindo a manutenção preventiva. Dessa forma, é possível aumentar o faturamento com uma modalidade que é necessária.

Mas para ser bem-sucedido, é essencial não apenas oferecer o serviço, mas convencer o público de que ele é fundamental para o projeto.

Assim, lembre-se de destacar seus diferenciais e propor argumentos concretos para os seus clientes. E, claro, a Auvo te ajuda a organizar suas informações com um sistema de gestão completo.

Acesse esse link e agende uma reunião com nossos colaboradores!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA