• Gabriel Rodrigues

Manual para liderar na crise do Covid-19

Essa não é a primeira e provavelmente não será a última crise vivida pelos brasileiros durante sua jornada empreendedora. Vivemos os anos 80, passamos pela crise dos anos 90, enfrentamos a crise de 2008 e depois a de 2015 e novamente nos vemos no epicentro de uma crise causada por um vírus. Essa lista de crises enfrentadas por empreendedores brasileiros nos mostram que talvez estejamos mais preparados do que empresários de outros países para superar esse momento.


A ideia de criar esse manual é para que possamos tomar melhores decisões em momentos de medo e incerteza. Infelizmente o pânico nos torna mais suscetível a decisões precipitadas que podem nos custar caro lá na frente.


Onde devo focar?


A grande maioria das pessoas tendem a focar em 2 aspectos quando a crise chega: - O que eu perdi - O que eu posso perder


Em uma crise como a do Covid-19 você não controla os fatores externos (tempo de lockdown, investimentos por parte do governo e melhorias no sistema de saúde), portanto gastar tempo da liderança nesses aspectos pode prejudicar seu trabalho (é claro que você não precisa ficar alheio a esses fatos, mas precisa trabalhar com as coisas que você controla).

Valores que precisam ficar claros

É fundamental que a sua equipe saiba quais são os próximos passos e que eles tem todas as informações para trabalharem em foco do objetivo em comum. Por exemplo: se o foco no momento é reduzir ao máximo as despesas da empresa, é fundamental que as pessoas que forem trabalhar nisso tenham conhecimento claro do caixa e de todos os possíveis gastos, sem isso é mais difícil você criar um senso de urgência por exemplo.


  1. Transparência Sempre foi importante, porém neste momento é questão de sobrevivência você trabalhar com o máximo de transparência com seu time. Como Winston Churchill em seu discurso durante a segunda guerra: “neste momento eu só posso prometer sangue, lágrimas e suor”.

  2. Tome decisões rápidas Neste momento as decisões precisam ser tomadas o mais rapidamente possível. Muitos líderes focam tanto nos problemas que ficam inertes em situações como essa. Isso pode causar danos ainda maiores. Com uma crise dessas proporções você precisa agir, sem medo e sem dor na consciência.

  3. Se preocupe com seus colaboradores É bem provável que muitos dos seus colaboradores estejam trabalhando com medo de serem demitidos. Todos os dias mais e mais empresas estão desligando seus colaboradores, por isso você precisa conversar com todos eles e deixar claro a posição de cada um no momento. Pessoas que correm risco real de serem desligados neste momento precisam ser informadas das opções e de como isso pode ou não acontecer. Pessoas que irão ficar precisam saber disso e quais os próximos passos para seu trabalho.

  4. Se preocupe com seus clientes: Colocar seus clientes no centro de suas ações é fundamental neste momento de crise. Fale com todos eles, entenda como cada um deles foi afetado e por fim crie um plano de contingência para cada um deles.



Saiba da sua responsabilidade

É normal que seu time não tenha o peso nos ombros que o líder terá, neste momento mais do que nunca você deve assumir a responsabilidade pelo que acontece dentro da empresa. Algumas coisas irão dar errado e é seu papel assumi-las e fazer com que os erros não se repitam. Esperar que seus colaboradores neste momento de crise irão tomar as melhores decisões é muito arriscado e injusto com eles, você precisa estar disponível SEMPRE que eles precisarem de ajuda. Não me entenda mal, não é para você fazer o trabalho dele e muito menos tirar sua autonomia, mas você precisa estar presente, deixá-lo tomar uma decisão e depois responsabilizá-lo por um possível fracasso mais a frente só irá prejudicar a sua equipe e a sua empresa.


Tenha calma


A situação é péssima, eu sei, mas se desesperar não vai melhorar nada. É passageiro e logo você poderá voltar a pensar em crescimento, expansão e novas receitas. Tenha a calma e mantenha-se focado ao plano traçado para superar o momento.

Inscreva-se em nossa newsletter

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png