Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Gestão de equipes: 10 dicas para estimular seus colaboradores

Leitura aprox. de 24 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 24 minutos

Aqui você encontra:

Um dos grandes desafios de pequenas, médias ou grandes empresas é fazer uma gestão eficiente dos colaboradores, para que trabalhem da melhor forma, de maneira colaborativa e entreguem bons resultados. E, cabe aos profissionais líderes, fazer a gestão de equipes de modo a converter os pontos positivos de cada funcionário para beneficiar as companhias.
 

Para fazer uma boa gestão de equipe, existem algumas dicas que o líder pode seguir para estimular e motivar seus colaboradores.

Falaremos mais sobre estas dicas no decorrer deste post. Mas, antes, precisamos entender o que é uma boa gestão de equipe, e qual o papel do profissional que a lidera, o gestor de equipe.

Sobre estes dois temas, falaremos a seguir. Continue nos acompanhando.

O que é gestão de equipe?

Gestão de equipe, nada mais é do que a administração de desempenho de um grupo de colaboradores, voltados para alcance máximo de produtividade de um time.

Sendo assim, ao se falar em gerenciamento de pessoal, o principal objetivo é engajar os funcionários a trabalharem de maneira coletiva, em torno das mesmas necessidades e metas.

Dentro do grupo de colaboradores com uma função específica, existe um líder, o gestor de equipe.

Ele é o profissional responsável por fazer uma boa gestão de pessoal, e desta forma, atuar para que todos estejam em sintonia, e levem o melhor resultado ao cliente final.

O gestor de equipe é ainda responsável por atribuir tarefas, realizar planejamento estratégico, definir objetivos e metas, repassar para a equipe os princípios da empresa (missão, visão, valores), direcionar adequadamente os recursos e mensurar resultados.

Além disso, o líder também precisa motivar os colaboradores, e quando necessário, atender pela gestão de conflitos.

Confira também: Como escolher o melhor colaborador de campo

Agora, que já entendemos o que é gestão de equipes, e quais as principais atribuições do líder de um time, separamos 10 dicas incríveis para o gestor de equipe estimular os colaboradores.

Quer garantir o melhor resultado para sua equipe de trabalho? É só continuar nos acompanhando.

10 dicas incríveis para estimular seus colaboradores

Compartilhar os ideais da empresa, estimular a criatividade, entender as particularidades e pontos positivos de cada funcionário, ter empatia e estabelecer uma comunicação assertiva para todos são algumas das melhores dicas para estimular os colaboradores.

Mas, claro, existem outros pontos a serem observados, que falaremos adiante.

1- Compartilhe com os colaboradores os ideais da empresa

Para que um líder consiga estimular seus colaboradores a entregarem o melhor resultado, é preciso que todos estejam sintonizados quanto aos objetivos da empresa.

Portanto, é muito importante, compartilhar a missão, visão e valores da companhia.

Lembrando que, a missão é o motivo pelo qual a empresa existe, a visão representa qual seu objetivo a longo prazo e os valores, são os seus princípios, às características que a definem e que ela não abre mão.

2 - Motive sua equipe

Quando se trata de gestão de equipes, estas é uma das habilidades mais representativas do gestor.

Afinal, ela diz respeito às características que o líder de equipe precisa ter, a paixão pela empresa, pelo que desempenha, os motivos que ultrapassam a justificativa de ter um bom salário.

Para motivar o time, portanto, o gestor precisa gostar do que faz, e acima de tudo ser otimista.

O otimismo fará com que veja o lado bom das coisas, mesmo diante de alguns erros, e isso encorajará o gestor. Além disso, ele será o exemplo de compromisso para sua equipe.

3 - Seja empático

Uma das habilidades que o gestor precisa ter para estimular os colaboradores é ter empatia, ou seja, conseguir se colocar no lugar do outro, sentir suas dores como se estivesse em seu lugar, para compreender melhor os sentimentos e emoções de outra pessoa.

A empatia é vista como uma das maiores habilidades de liderança, porque ao se colocar no lugar do outro, o gestor consegue conquistar a confiança de seus colaboradores. Desta forma, sua equipe de trabalho se torna mais leal e engajada.

4 - Criar vínculos estimula colaboradores

Como seres comunicativos e afetuosos, gostamos de nos comunicar, e consequentemente, criar vínculos com outras pessoas, o que é uma excelente habilidade para uma boa gestão de equipes.

Portanto, se for um líder de equipe, procure por pontos em comum com seus colaboradores. Além disso, incentiva os integrantes de seu grupo a fazer o mesmo.

5 - Converse com os colaboradores

Outra dica incrível para estimular seus colaboradores é investir em um bom diálogo. Não há como trabalhar em equipe sem se comunicar com o próximo.

Logo, enquanto gestor, deixe sempre o espaço aberto para que os colaboradores expressem e troquem ideias.

Assim, ao se sentirem livres, a criatividade dos membros de sua equipe flui de forma natural.

6 - Delegue funções de acordo com a habilidade de cada funcionário

Outra dica importante para estimular os colaboradores da equipe é compreender as habilidades de cada um.

Para isto, é preciso passar mais tempo com cada membro de seu time para entender melhor quais suas competências e habilitações.

Desta forma, é possível identificar se um determinado funcionário pode ter suas aptidões trabalhadas em uma outra função.

Pois, mesmo que um colaborador tenha se candidato para uma determinada vaga, ele pode ser melhor aproveitado em um outro cargo.

7 - Comunicação eficiente é o melhor para gestão de equipes

Estabelecer uma comunicação eficiente é outro papel fundamental para estimular os colaboradores, dentro de uma boa gestão de equipe.

Logo, é de responsabilidade do gestor, pensar em meios e ferramentas de se comunicar assertivamente com todos.

Para que todos estejam sintonizados, é preciso garantir que a comunicação funcione sem ruídos, e este é o papel do líder de um time.

8 - Feedbacks são essenciais

Ainda se tratando de gestão de equipes, fornecer feedbacks aos colaboradores são essenciais para o bom andamento do trabalho, para alinhar pensamentos, apresentar aos funcionários quais são os erros cometidos e claro, mostrar os bons resultados alcançados.

Além disso, é importante que o líder escute os feedbacks dos membros do time. Sendo assim, todo o grupo pode contribuir de alguma forma para que a equipe alcance o máximo em produtividade.

9 - Dê bons exemplos aos colaboradores

Dar bons exemplos é uma das principais dicas para estimular os colaboradores. Logo, para uma gestão de equipes eficiente, os colaboradores precisam ver em seus líderes, um símbolo de inspiração, confiança e também, de credibilidade.

Confira também: 10 tipos de indicadores de desempenho para sua empresa

10 - Estimule a criatividade

Nossa última dica para estimular seus colaboradores, porém não menos importante, é investir na criatividade de cada um.

Mas, de que forma, o gestor de equipe pode estimular o lado criativo do funcionário?

Simples, para despertar o lado criativo de cada um, invista na aprendizagem de seu time, ofereça cursos, palestras e treinamentos, experimente as ideias inovadoras de cada colaborador e não tenha medo de errar.

Como vimos no decorrer deste post, uma boa gestão de equipes, além de estimular seus colaboradores, motivou todos a atuarem em prol dos melhores resultados para a empresa.

Isto porque, profissionais motivados e engajados contribuem para o alcance máximo de produtividade.

Agora, que já compreendeu como fazer gestão de equipes, vamos te apresentar uma solução para que alcancem melhores resultados de maneira mais prática, o Auvo.

Auvo é um software completo para prestadores de serviço, tornarem a empresa mais produtiva, estratégica e eficiente.

Por meio dele, é possível agendar atividades, monitorar suas equipes e colaboradores em tempo real, criar e analisar relatórios, fazer a gestão de produtos, estoques, equipamentos e também de orçamento.

Quer conhecer mais? Solicite uma consultoria gratuita clicando no link abaixo!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.