• Agendor

O que é gestão de equipe de vendas + 8 dicas de como fazer

Atualizado: Set 2

A gestão de equipe de vendas é fator determinante para o bom desempenho comercial da empresa, principalmente para aquelas que contam com equipes externas.


Um time que não opera de maneira organizada, com processos e metas claramente definidos, tende a obter resultados muito aquém do seu verdadeiro potencial.


Mas, apesar de extremamente importante, essa é uma tarefa, no mínimo, desafiadora.


Para te ajudar, trouxemos aqui um conteúdo que vai explicar o que é gestão de equipe de vendas e qual sua importância para o negócio.


Além disso, convidamos você a continuar a leitura para conferir também nos parágrafos a seguir 8 dicas valiosas de como promover uma gestão mais eficiente do time comercial da sua empresa e atingir a alta performance nas vendas:


O que é e qual a importância da gestão de equipe de vendas?


A gestão de equipe de vendas se refere a um conjunto de ações que busca fazer com que vendedores e demais integrantes do time comercial atuem de forma organizada e extrair deles o que há de melhor.


Nesse tipo de gestão, é feito também o controle do processo de venda e também das negociações em andamento. A intenção é conseguir otimizar o trabalho dos vendedores e o uso dos recursos disponíveis para, assim, alcançar resultados mais satisfatórios nas vendas.


A gestão de equipe de vendas é importante para coordenar os esforços dos colaboradores, mostrando a eles quais os melhores caminhos a seguir e os mantendo motivados a perseguir as metas e os objetivos da equipe.


6 dicas para uma eficiente gestão de equipes de vendas


Gerenciar uma equipe comercial de modo a fazer com que os colaboradores trabalhem em equipe, dando sempre o melhor de si, não é uma tarefa fácil.


Mas, com as dicas que separamos aqui, você poderá fazer uma gestão de equipe de vendas mais eficiente.


1 - Entenda o seu funil de vendas


O funil de vendas de cada empresa pode variar em função das características de seu público-alvo, de seus produtos e serviços e do mercado em que atua.

Por isso, defina claramente as etapas de seu funil de vendas para que se encaixem no perfil de seus clientes e, da mesma forma, atendam às práticas do mercado.


O funil de vendas é uma ferramenta visual que mistura todas as etapas da jornada de compra do cliente, do momento em que sente a necessidade de buscar uma suposição, até o fechamento da venda, podendo ser estendido para o pós-venda e fidelização.


Veja como organizar seu funil de vendas com ajuda de um sistema CRM:




2 - Desenvolva um processo de vendas eficiente baseado nesse funil


O processo comercial se inspira no funil de vendas para criar uma série de etapas e procedimentos que seus vendedores devem seguir para levar o cliente do topo do funil de vendas para a base, isto é, a conversão de uma compra.


Veja um exemplo das etapas de um processo comercial:





3 - Não sobrecarregue os colaboradores


Para uma boa gestão de equipe de vendas, é importante evitar sobrecarregar a agenda dos colaboradores. Assim, eles poderão se dedicar melhor a cada oportunidade de negócio e fechar mais vendas.


4 - Estabeleça metas claras, objetivas e alcançáveis


Uma gestão eficiente vai depender muito das metas de vendas que foram estabelecidas para o time comercial. É necessário que os resultados que se pretende alcançar sejam definidos com plena clareza e objetividade.


Além disso, é importante que as metas sejam alcançáveis. Caso contrário, os colaboradores tendem a ficar desmotivados.


5 - Ajude a equipe a estabelecer prioridades


Outro papel do gestor de vendas é ajudar a equipe a colocar as tarefas em ordem de prioridade, partindo das mais urgentes e relevantes. Dessa forma, consegue-se organizar melhor as rotinas diárias e potencializar o desempenho individual e coletivo.


6 - Não microgerencie os vendedores


Um aspecto importante para o sucesso do time de vendas é a autonomia dada aos seus integrantes. Tendo isso em vista, evite microgerenciar cada ação dos vendedores.


Confie no potencial de seus colaboradores e dê liberdade para que eles possam tomar decisões e conduzir suas negociações.


7 - Implemente e monitore os indicadores-chave de desempenho


Também faz parte da gestão de equipe de vendas fazer o uso de indicadores-chave de desempenho.


Os KPIs são ferramentas que vão te ajudar a mensurar e monitorar a performance individual e coletiva do time de vendas para, a partir disso, identificar pontos de melhoria e fazer ajustes com base em dados concretos.


8 - Reúna-se periodicamente com o time de vendas para fornecer feedback


Uma gestão de qualidade também depende da comunicação que é feita entre o líder e seus liderados.


Portanto, procure se reunir periodicamente com a equipe comercial para mostrar o resultado dos KPIs, a evolução dos esforços em direção às metas previamente determinadas e o que pode ser feito para melhorar.


Esses momentos também devem ser utilizados para reconhecer o bom trabalho e tecer elogios, o que contribui bastante para a motivação e engajamento do time.


Essas foram as nossas 6 dicas para uma gestão de equipe de vendas mais eficiente. Conta pra gente o que você achou.


Lembre-se de que, com um bom sistema de CRM, você pode aprimorar o

gerenciamento do time de vendas, acompanhar melhor o desempenho da equipe e ter maior controle sobre o seu processo comercial.


Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.