• Gabriel Rodrigues

Estratégias para aumentar a assertividade em 2017

O ano praticamente acabou e tem muita empresa que ainda não começou a criar o planejamento para o próximo ano. Nós ajudamos você a elaborar as melhores estratégias para aumentar a assertividade em 2017.


Mas não precisa se desesperar não que ainda dá tempo de fazer um trabalho de qualidade e com foco total em crescimento.


E realmente não vai ser fácil superar um ano de crise como esse de 2016, em que todo o país ficou abalado economicamente.


Mas pense positivo e comece hoje mesmo a montar o planejamento de ações e de mudanças em sua empresa para conseguir resultados melhores e fazer uma retenção de clientes efetiva e maior do que esse ano que passamos.


Dá pra mudar tanto o planejamento de vendas quanto a gestão de suas equipes externas, se este for o caso da sua empresa. Confira aqui os passos que deve seguir:


1 – Analise do ano que passou:


É bom olhar para esse ano que passou pra poder medir o que fez de certo ou errado e também para ver em quais épocas foram fechados mais negócios.


Sabendo o que deu certo você pode investir mais tempo em projetos que permitam que esse crescimento continue no próximo ano.


Tente responder algumas perguntas como: As metas estabelecidas foram concretizadas?; Os resultados foram satisfatórios?; A relação de sua empresa com o cliente está positiva? e O que faria de diferente?.


Faça uma lista do que deu certo e errado para poder investir tempo e dinheiro no que trará resultados positivos para a sua empresa.


2 – Descubra qual o potencial e as dificuldades da sua empresa:


Este é um ponto que complementa o anterior.


Sabendo como foi o ano que passou, você tem dados suficientes para entender até onde sua empresa pode chegar e quais as dificuldades que ela enfrentará.


É bom para você criar planos e estabelecer metas que sejam alcançáveis. Sabendo o que pode enfrentar de dificuldades, dá pra criar estratégias para vencer esses obstáculos e preparar as equipes para lidarem com os maiores problemas que surgirem.


3 – Crie projeções realistas de mercado:


Esse é o momento em que você deve tentar prever como o mercado vai se comportar.


Por exemplo: se você tem uma empresa com equipes externas, é preciso que você comece a pensar quanto ela vai te custar, como você pode facilitar a gestão da equipe externa, quantos clientes cada equipe atende e outros dados que possam ajudar na projeção de gastos.


É bom ficar de olho nas projeções econômicas como a inflação, as taxas de câmbio e de juros e outros indicadores chave para o seu modelo de empresa.


É importante ter isso em mãos na hora de propor novas metas.


4 – Calcule e calcule de novo o que terá de orçamento:


Não adianta criar estratégias e planos de ação de extrema qualidade se não tiver com o orçamento em dia.


É preciso saber como ficaram as contas do ano de 2016 e quanto você terá em 2017 para investir em novas medidas de melhoria. Se o orçamento estiver um pouco apertado, você terá que escolher quais as mudanças prioritárias e quais podem esperar.


Agora se o seu orçamento está com sobras, dá para incluir os planejamentos de crescimento que precisa e depois correr atrás para fazê-los dar certo.


Pense muito bem antes de sair simplesmente gastando todo o orçamento da sua empresa.


5 – Defina quais serão as metas para 2017:


Você já está bem preparado para definir onde quer chegar em 2017.


Depois de calcular o orçamento e definir as estratégias de ação, agora você deve definir quais as metas para a sua empresa.


Faça uma projeção anual das metas e distribua quem serão os responsáveis por alcançar cada uma delas.


E resolvemos ajudar um pouco mais colocando aqui algumas metas que você pode usar: dobrar o número de clientes ativos, lançar um novo produto no mercado, reduzir custos fixos em 10% e aumentar o faturamento em 25%.


Mas esses são apenas alguns exemplos do que pode ser criado. ´Caberá às empresas definir quais são as metas mais importantes para elas.


Já está começando a se sentir mais bem preparado para planejar o ano de 2017 para sua empresa?


Esperamos que esse texto tenha te ajudado e estamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas.


E ainda tem um detalhe bem importante em relação a esse planejamento: coloque todo mundo da equipe a par desse planejamento.


Todos os colaboradores devem estar envolvidos para poderem te ajudar a alcançar seus objetivos. Não perca mais tempo e comece o planejamento hoje mesmo!


Inscreva-se em nossa newsletter



Inscreva-se em nossa newsletter

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png