Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Energia solar: Aprenda tudo que você precisa saber

Leitura aprox. de 20 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Maio 05, 2021


Leitura aprox. de 20 minutos

Aqui você encontra:

A energia solar está ganhando espaço no mercado, e pode se tornar a melhor alternativa para a geração de energia do futuro.
 

Esse sistema possui diversos benefícios para o meio ambiente, e também para o consumidor que opta por adotar a energia fotovoltaica. 

Mesmo assim, poucas informações sobre o assunto são divulgadas, e o baixo incentivo no Brasil faz com que muitas pessoas e empresas deixem de considerar essa tecnologia como uma forma de produção limpa, econômica e vantajosa.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre energia solar, com tudo que você precisa saber para considerá-la como alternativa para a sua geração de eletricidade.

Continue acompanhando para saber:

Como a energia solar funciona?

A energia solar é a fonte de eletricidade limpa que mais cresce no mundo, e pode se tornar a melhor alternativa para o futuro.

No entanto, embora sua tecnologia esteja se popularizando, seu sistema funciona de maneira relativamente simples.

A princípio, existem duas maneiras de gerar eletricidade com a energia solar. Trata-se da energia térmica e da energia fotovoltaica.

Inicialmente, a energia térmica transforma os raios solares em calor, aquecendo uma placa especial instalado sobre a propriedade.

Dessa forma, é possível usar o calor como fonte de energia, para o aquecimento da água e movimentação de aparelhos específicos, por exemplo.

Enquanto isso, a energia fotovoltaica é a maneira mais popular de utilização dos raios solares.

Isso porque eles incidem em placas feitas com um material específico, como silício, feitos para absorver os fótons presentes nos raios solares.

Uma vez que os fótons se chocam com os átomos especiais da placa fotovoltaica, ocorre uma transformação física e química que gera elétrons, e, com isso, eletricidade.

Além disso, toda a energia solar produzida passa por equipamentos como transformadores e distribuidores, como a energia elétrica que provém das usinas.

Assim, é possível redirecionar e armazenar toda a energia produzida, de maneira segura e prática.

Sistema on grid ou grid-tie

O sistema de energia solar mais popular atualmente recebe o nome de on grid, ou grid-tie. Em tradução, significa “sistema conectado à rede”.

Como o nome indica, ele funciona conectado com a energia elétrica, atuando como uma fonte de energia complementar.

Esse sistema é particularmente recomendável para grandes propriedades e empresas, uma vez que a energia solar apresenta uma baixa capacidade de armazenamento.

As placas fotovoltaicas são instaladas e conectadas à rede de distribuição. Toda a energia produzida é direcionada para ser utilizada no abastecimento do imóvel.

Caso a energia solar seja excedente à demanda, ou seja, sua produção abastece todo o sistema e ainda sobre, a energia elétrica é devolvida.

Da mesma forma, se for insuficiente, a energia elétrica complementa a utilização.

Em ambos os casos, trata-se de um sistema complementar que ajuda a reduzir custos e o impacto da energia elétrica no meio ambiente.

Dados sobre energia solar no Brasil

Ainda que o Brasil seja um dos países com a melhor localização geográfica para favorecer a produção de energia solar, existe pouco incentivo nacional para a adoção desse sistema.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a energia solar fotovoltaica representa apenas 1,8% do abastecimento do país.

Mesmo assim, o setor já reuniu mais de R$44 bilhões em investimentos de companhias privadas, gerando mais de 250 mil empregos desde 2012, quando foi devidamente regulamentada.

Em 2020 a expectativa era de que esse mercado atraísse cerca de R$16 bilhões para incentivar novas instalações, segundo o portal Globo.

Atualmente, o Brasil conta com 440 mil instalações de painéis fotovoltaicos residenciais, comerciais e industriais.

Até 2025, espera-se que esse tipo de energia represente mais de 25% da distribuição do país, especialmente no setor de produção.

Vantagens da energia solar

Além de entender como funciona a energia solar, também vale a pena conhecer algumas das suas principais vantagens.

Dessa forma, você poderá saber mais sobre essa tecnologia e ter uma visão mais completa sobre ela. Confira:

Energia renovável

De fato, um dos principais benefícios da energia solar é sua fonte renovável.

Trata-se de um recurso inesgotável, que se renova continuamente, e, desconsiderando alterações climáticas e períodos noturnos, por exemplo, também é um sistema que trabalha sem interrupções.

Além disso, ele não apresenta danos ao meio ambiente, reduzindo consideravelmente a emissão de poluentes e uso de recursos findáveis.

Redução de gastos

Em termos práticos, a instalação de um sistema solar oferece redução de gastos com eletricidade.

Sejam placas fotovoltaicas, de energia térmica ou sistema grid-tie, é possível reduzir o consumo de energia elétrica de usinas, inclusive podendo ganhar dinheiro ao produzir mais do que a demanda e abastecer o sistema.

Ainda, mesmo que seja necessário um investimento inicial para adquirir essa tecnologia, a média de duração é de 20 anos. Ou seja, é de longa durabilidade, compensando o valor e reduzindo gastos no futuro.

Amplo alcance

Um único sistema de energia solar é capaz de abastecer longas propriedades, inclusive mais de um prédio, no caso de condomínios, empresas e indústrias, por exemplo.

Isso é possível graças ao mecanismo de distribuição e abastecimento, que redireciona a energia produzida para outros sistemas auxiliares.

Dessa forma, uma única instalação é capaz de suprir diversos prédios, com um amplo alcance de energia limpa e renovável.

Vale a pena optar pela energia solar?

Depois de conhecer mais sobre a energia solar, é importante avaliar se esse sistema pode atender a sua demanda e às suas necessidades.
 

No entanto, de forma geral, trata-se de uma das melhores alternativas para a geração de energia limpa e sustentável. 

Além disso, em termos práticos, a energia solar pode proporcionar redução de custos a longo prazo, inclusive cobrindo o investimento inicial necessário.

Ela possui longo alcance, com uma tecnologia que possibilita um sistema compartilhado e flexível.

Dessa forma, todos os tipos de imóveis, sejam residenciais ou industriais, podem encontrar soluções que atendam sua necessidade.

Assim, se você deseja conhecer as tecnologias do futuro, vale a pena considerar a energia solar e todos os benefícios que ela oferece.

Conheça também o Sistema para Empresas de Energia Solar do Auvo!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orcamento_planilha-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.