• Gabriel Rodrigues

Como um sistema de gestão empresarial pode ajudar seu negócio?

Atualizado: Set 1

Gerenciar várias atividades ao mesmo tempo não é fácil, nem mesmo para as pequenas e médias empresas. Muitas, inclusive, ainda realizam tarefas essenciais de forma complexa ou ineficiente como emitir nota fiscal, cadastrar vendas ou controlar equipes externas.

Sabendo que a quantidade de obrigações e registros aumenta a cada dia, o sistema de gestão empresarial é um excelente aliado para você, empreendedor, gerente ou administrador - independentemente do seu ramo de atuação.

Deixe os processos burocráticos de lado e entenda, de uma vez por todas, porque um software de gestão empresarial ajuda os pequenos negócios a se tornarem grandes!


A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER FERRAMENTAS EFICIENTES


É fato que a tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a humanidade. Exemplo disso são as novas formas de comunicação e, hoje, já é possível conversar em tempo real com uma pessoa do outro lado do mundo através de um pequenino relógio de pulso.


Muito além de conectar informações, milhares de empresas do mundo todo são beneficiadas por praticidades incontáveis aplicadas diariamente aos recursos corporativos.


Ora, se você não consegue ficar nem um dia sem acessar aplicativos em seu celular, por que seu negócio ainda opera por meio de “livro de registros”, acumulando papelada e desorganização?


SEUS PROCESSOS PARECEM NÃO FLUIR?


O monitoramento convencional de trabalhadores é outro impasse que muitos líderes enfrentam quando desconhecem a eficiência da automação da gestão de equipes, por exemplo.


Se, por outro lado, você já se habituou às planilhas para monitorar atividades, gastos ou lançamentos em arquivos digitais, saiba que, mesmo assim, sua firma ainda não usufrui o máximo potencial da modernidade.


As planilhas do Excel são elementos obsoletos se comparadas ao advento brilhante dos sistema de gestão empresarial que integra vários setores do empreendimento, e armazena todos os dados que você precisa no mesmo lugar.


MODERNIZAR É CARO?


O problema é que alguns empresários consideram as ferramentas tecnológicas inviáveis financeiramente, ou com funcionalidades que perpassam as necessidades dos pequenos negócios.

Essa mentalidade típica do universo corporativo é comum em cenários econômicos difíceis, onde o receio mantém procedimentos engessados que gastam mais tempo, geram mais erro e retrabalho.

Felizmente, a rapidez do avanço tecnológico produz sistemas cada vez mais inteligentes, com ótimo custo benefício e utilidades ideais para alavancar a produtividade e transformar a rotina comercial.



POR QUE OPTAR PELO SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL?


Já que tempo é dinheiro, optar por um ERP de gestão é sinônimo de receber o retorno do investimento muito antes do que você imagina.

Também conhecido como SaaS, softwares de serviço, ou ERP (Enterprise Resource Planning) - Planejamento de Recursos da Empresa - ele reduz o tempo de trabalho, permitindo gerir estoque, tirar Nf-e ou relatórios de venda na mesma plataforma.


Acompanhando o ritmo acelerado das entidades de maneira simples e prática, os registros são armazenados online, e você pode acessar de qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de estar presente na sede.


Agora que você já conferiu o que é sistema de gestão empresarial, aprofunde seu conhecimento compreendendo suas principais vantagens:


  • Economia

A economia resultante do sistema online dispensa o grande investimento na instalação de hardwares offline, geralmente robustos, e que exigem a compra de aparelhos de alto custo com especificações compatíveis.

Logo, essa alternativa incrível é bem mais econômica do que adquirir um programa que corre o risco de se tornar ultrapassado rapidamente, demandando nova aquisição em médio prazo.


  • Praticidade

O software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas funciona com a tecnologia cloud, ou computação na nuvem, e não exige equipamentos caros para operar: basta um dispositivo conectado à internet para acompanhar todo o fluxo de serviço.

Ou seja, ele não requer máquinas específicas, mas sim a conexão com a web para aproveitar a máxima acessibilidade.

  • Integração

Além de gerenciar funcionários, o andamento das vendas ou comissionamento, o sistema de gestão é integrado a, praticamente, todos os departamentos do seu negócio.


Isso inclui a integração contábil, um espaço onde seu contador encontra todas as informações de contabilidade, como o fluxo de caixa, contratos, orçamentos ou despesas a pagar e receber, obtendo um controle financeiro mais promissor.


  • Atualização

Falar em modernizar a instituição representa se atualizar para manter-se à frente da concorrência. Mas aqui, o termo atualização também está associado às melhorias constantemente implementadas em softwares online.

Conforme o mercado solicita novas funções, as plataformas ou aplicativos desse tipo são prontamente atualizadas, dispensando o ajuste manual ou “baixar uma nova versão”, como ocorre em App’s de celular.

Logo, o ERP de gestão empresarial oferece inovações recorrentes, aplicadas automaticamente em suas referências incluídas no sistema.


  • Segurança

Como gestor, você pode cadastrar uma rede de empresas e definir quais de seus colaboradores podem utilizar, de acordo com as prioridades de cada repartição.

Fora a personalização de uso, os dados memorizados são garantidos por soluções de última geração, protegidos com altos índices de segurança.

Esqueça a dificuldade de localizar contratos, notas fiscais ou documentos primordiais ao funcionamento do seu negócio!


  • Exatidão

Outro ponto decisivo é a exatidão dos processos, já que você não precisa digitar informações repetitivamente. Uma vez inseridas, elas ficam salvas, e são automaticamente atribuídas em cada novo registro.

Parece magia, mas é só a tecnologia atuando a favor do seu estabelecimento, do seu tempo e, claro, do seu bolso!


  • Agilidade

Já imaginou ter tempo de sobra para atender ao cliente como ele realmente merece? Sem filas, procedimentos burocráticos ou demora registros em caixa?

Uma das maiores vantagens do software de gestão é aliviar até mesmo seu volume de atendimento ou chamados.

Nele, o próprio cliente ou fornecedor acessa e acompanha solicitações, pedidos, emite boletos e desafoga seu time de vendas para um atendimento com elevada agilidade e excelência!


  • Lucratividade

Com tamanha efetividade, a tendência é ganhar tempo para otimizar sua empresa, focar em vender mais, ou até reservar o lucro excedente e direcionar para outras medidas emergenciais em prol do crescimento do seu negócio.

Se você entendeu a importância do ERP empresarial para melhorar a vida financeira e muitas outras áreas da sua gestão, experimente o Gestãoclick e surpreenda-se ainda mais!