• Gabriel Rodrigues

Como um aplicativo de serviços melhora resultados em sua empresa?

Atualizado: Jan 7

Empresas de prestação de serviços possuem diversos desafios como a gestão de equipes, economia de despesas, controle de atividades e comprovação da qualidade do que foi executado.


O acúmulo desses problemas podem gerar grandes prejuízos como a perda de clientes, a demora em faturamentos, a necessidade de retrabalho e até mesmo gastos desnecessários.


Provavelmente você sabe que precisa resolver essas dificuldades, mas não tem tempo para pensar em soluções inteligentes, pois está sempre resolvendo um imprevisto na operação.


Mas e se existisse uma solução prática para seus problemas? E se a resposta coubesse na palma da mão dos seus técnicos?


Uma boa saída para melhorar o desempenho da empresa é fazer o uso de um aplicativo de serviços, que ajuda no gerenciamento da equipe externa e oferece dados que te permitem tomar decisões de forma assertiva.


O Auvo foi feito para tornar a vida do gestor e até mesmo do técnico mais fácil, pois facilita a comunicação entre duas as partes, além de comprovar a qualidade das atividades em campo.


Por este motivo, vamos mostrar, neste artigo, como um aplicativo de serviços ajuda sua empresa a atingir melhores resultados. Vem comigo!


O que é um aplicativos de serviços?


Um aplicativo de serviços é uma ferramenta que ajuda o gestor de serviços a ter um maior controle sobre as visitas realizadas em campo, o que faz com que a equipe se torne mais produtiva.


No dia a dia da operação, o Auvo é dividido em duas plataformas: os aplicativos, para os técnicos de campo e o sistema web, para os gestores.


O aplicativo fica instalado no smartphone do colaborador que vai à campo realizar tarefas.


Ele fornece ao técnico detalhes das visitas e clientes, além de solicitar informações sobre o serviço, por meio de questionários.


Já a versão web do aplicativo é direcionada aos gestores, que ficam na empresa organizando o fluxo de trabalho, acompanhando a performance da equipe e colhendo dados dos relatórios para tomar decisões.


Assim, duas tarefas principais, que atrasam a rotina de técnicos e gestores são eliminadas da operação:

  • A necessidade do gestor precisar ligar para os técnicos e verificar se a agenda está sendo cumprida corretamente;

  • A obrigação dos técnicos de precisarem voltar à empresa, para pegar ordens de serviço impressas, antes de realizar uma visita.

A resolução dessas dificuldades ajudam a melhorar o dia a dia do gestor e podem significar mais lucratividade para seu negócio.


Quais são as vantagens de usar um aplicativo de serviços?


O maior problema de um gestor de serviços é passar tanto tempo se preocupando com as rotinas operacionais da equipe, que não consegue reservar um tempo para fazer análises e tomar decisões estratégicas.


Se você passa grande parte do seu dia precisando comprovar visitas, com certeza não vai conseguir implantar mudanças positivas na rotina da sua equipe.


E se nada for feito para mudar esse cenário, você sempre estará apagando incêndios e nunca evoluindo, como deve ser.


O Auvo pode te ajudar a dar o primeiro passo rumo ao sucesso do seu negócio. Confira como nosso aplicativo de serviços oferece vantagens para sua empresa:


Controle dos serviços em tempo real


Sua empresa de serviços também sofre com o desencontro de informações?


Imagine o seguinte cenário: em um determinado dia, seu técnico volta para sua empresa sem realizar uma visita.


Ele afirma que, até foi ao local do cliente, mas não havia ninguém para recebê-lo.


Um tempo depois, seu cliente liga, irritado, dizendo que esperou a visita do técnico, mas ninguém apareceu.


Essa divergência de informações te coloca em uma situação difícil: de um lado você quer confiar no seu técnico, de outro, seu cliente está insatisfeito. O pior é que não há nenhum modo de confirmar a versão de um dos lados.


O Auvo ajuda a evitar esse tipo de situação, já que oferece o acompanhamento da equipe em tempo real, via o GPS do aplicativo de serviços.


Dessa forma, você terá acesso à localização dos técnicos, às rotas seguidas, as clientes atendidos e à duração das visitas.


Assim fica fácil comprovar que o colaborador esteve no endereço do cliente, por meio do check-in e check-out, que marca a chegada e saída dos técnicos em um local.


Com esse controle, é possível comprovar a visita para os clientes em caso de desencontros, além de saber como anda a produtividade da equipe, com informações exatas e atualizadas da operação.


Organização das atividades


Empresas que ainda usam ordens de serviço e relatórios técnicos em papel, possuem vários problemas de organização de tarefas, armazenamento e identificação de arquivos, além de causar retrabalho, caso precisem digitalizar documentos.


Imagine quanto tempo e esforço você poderia economizar com um aplicativo de serviços!


Com a agenda Auvo, os técnicos possuem em seus próprios smartphones, as informações detalhadas sobre atividades, clientes e todos os procedimentos relacionados.


Tudo o que eles precisam fazer é se preocupar em seguir a agenda e garantir a qualidade da execução das tarefas.



O gestor, no Auvo web, possui total acesso para agendar visitas, alterar compromissos e verificar os status das atividades.


Caso surjam tarefas urgentes, é possível relacioná-las aos técnicos em um clique, permitindo o equilíbrio entre todas as demandas que surgirem.


Redução de custos com combustível


Um dos maiores tipos de despesas em uma empresa de prestação de serviços são os gastos com combustível das visitas técnicas.


Muitos gestores não sabem, mas com o uso de um aplicativo de serviços que consiga fazer esse controle, é possível economizar dinheiro com esses gastos.


Pelo GPS do celular, o Auvo acompanha todo o percurso dos técnicos, apontando a quantidade de Km rodados entre as tarefas da equipe.


Essa funcionalidade ajuda a empresa a realizar um reembolso de combustível justo aos colaboradores.


Além disso, é possível roteirizar visitas, planejando a ordem de tarefas de acordo com a região dos clientes ou nível de urgência dos chamados. Assim, sua equipe passará menos tempo se locomovendo e mais tempo atendendo clientes, como deve ser.


Decisões baseadas em dados


Como você tem certeza que está tomando decisões assertivas se sua empresa não tem dados para basear ações?


Qualquer consideração feita sem o apoio de dados, é baseada apenas em critérios subjetivos do gestor ou técnico.


No momento de montar a agenda de visitas da equipe, por exemplo, como você estabelece a quantidade de tarefas diárias que eles vão realizar?


Embora você tenha noção do tempo de execução de uma tarefa, a falta de um método de acompanhamento eficaz impede que você faça cobranças sobre a performance da equipe.


Por exemplo: por meio do check-in e check-out, o aplicativo de serviços aponta o tempo gasto em uma atividade.


Ou seja, se o colaborador leva 30 minutos em uma manutenção preventiva de ar condicionado, você pode questioná-lo, caso ele demore 50 minutos no mesmo tipo de tarefa.


Com informações detalhadas, é possível verificar se a equipe está cumprindo com a agenda e se o nível de produtividade está sendo satisfatório.


Essa análise é importante, principalmente, para tomar decisões difíceis, como a de dispensar um técnico.


Neste caso, antes de fazer a escolha, é interessante verificar o desempenho do técnico para não dispensar um colaborador que traga bons resultados para a empresa.


Outros dados que te ajudam a melhorar a operação são os detalhes das ordens de serviço e dos relatórios técnicos, que são disponibilizados digitalmente pelo aplicativo.


É possível colocar os relatórios de tarefas como um requisito para a finalização de uma visita.


Assim, seu colaborador consegue inserir detalhes do serviço pelo smartphone e comprovar a veracidade das informações com a assinatura do cliente.


O técnico pode até mesmo tirar fotos e utilizar a imagens como uma prova da qualidade dos serviços prestados, em caso de instalação ou troca de peças em equipamentos.


Gestão de Estoque


Outra grande dificuldade de gestores de equipes externas é realizar um controle assertivo sobre todos os equipamentos, materiais e produtos que vão à campo junto aos técnicos.


Você precisa encarar todos os ativos como o que realmente são: um investimento para o seu negócio. Se eles somem ou são extraviados sem explicação, você está jogando dinheiro fora.


Da mesma forma, sua empresa é prejudicada se um ativo utilizado ou alugado não é faturado em um serviço.


Para onde seus ativos foram? Com quem estão? Como controlar seu estoque?


O Auvo oferece a possibilidade de relacionar equipamentos e produtos à colaboradores ou clientes.


Assim, você terá controle sobre locação e venda de peças, sem precisar se preocupar com prejuízos financeiros.



Funciona assim: você cadastra uma câmera de CFTV no Auvo web e vincula ao técnico que vai usá-la para fazer uma instalação, por exemplo.


Após a realização do serviço, o colaborador transfere, no aplicativo, a responsabilidade do equipamento ao cliente, mostrando que a instalação foi feita e agora o dispositivo está em posse do cliente.


Essa é, sem dúvidas, a melhor forma de ter controle sobre a movimentação dos seus ativos e para de sofrer os prejuízos do extravio ou não faturamento de equipamentos.


Satisfação do cliente


Outra vantagem de utilizar um aplicativo de serviços é que, por ele, você consegue tomar medidas de padronização do atendimento dos técnicos e, assim, melhorar a satisfação dos clientes.


Isso porque o Auvo permite a criação de checklists, ou seja, você pode inserir tópicos específicos, de acordo com cada tipo de serviço.


Aponte procedimentos, etapas e técnicas que não devem ser esquecidas no momento da execução de uma visita.


Neste caso, o checklist é a ferramenta ideal para fazer esse controle de qualidade.


Outra funcionalidade que o aplicativo disponibiliza pelo aplicativo é a pesquisa de satisfação com os clientes.


Após preencher todo o relatório de visita, o colaborador deve pedir para o cliente responder questões referentes à sua satisfação com o serviço prestado.


Não adianta trabalhar em várias áreas da sua empresa, se não investir em um atendimento e uma prestação de serviços de qualidade, né?


Então não esqueça de utilizar essas ferramentas de forma estratégica.


Melhore os resultados da sua empresa


A esta altura, você já deve ter percebido o quanto um aplicativo de serviços pode ajudar sua operação a ser mais produtiva e a sua empresa a alcançar resultados positivos.


Com dados em mãos e um controle em tempo real, você terá mais tranquilidade para lidar com tarefas urgentes, vai se preocupar menos com os problemas operacionais e terá mais tempo para tomar decisões estratégicas.


O Auvo oferece várias funcionalidades como o agendamento de tarefas, monitoramento da equipe em tempo real, roteirização de visitas, cálculo de reembolso, gestão de ativos, relatórios, checklists e muito mais.


Use o aplicativo para facilitar o dia a dia dos seus técnicos externos e aumentar a quantidade de visitas da sua equipe.


Essa estratégia pode ser o que está faltando para você aumentar o faturamento da sua empresa.


Agora que você já conhece as vantagens de utilizar um aplicativo de serviços em sua empresa, que tal testar nossas funcionalidades? Faça o teste grátis e aumente os resultados do seu negócio!


Inscreva-se em nossa newsletter


Inscreva-se em nossa newsletter

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png