Inscreva-se em nossa newsletter

Marca-auvo.png

Conheça o Auvo
auvo.com.br

instagram-auvo.png
youtube-auvo.png
linkedin-auvo.png
facebook-auvo.png
  • Gabriel Rodrigues

4 erros que as empresas de serviço de campo estão cometendo

Atualizado: 22 de Out de 2019

Tem muitas empresas que prestam serviço de campo cometendo alguns erros, mas ainda não perceberam! Isso tende a se tornar um problema em pouco tempo e, se o gestor não conseguir enxergar essas falhas, acaba sendo demitido pois o patrão acha que foi uma falha na gestão.


É por isso que resolvemos montar esse artigo para que você verifique se isso ocorre em sua empresa e já coloque em prática as mudanças.


Quando sua empresa é uma prestadora de serviços, a maneira como esses serviços são realizados interfere na imagem que sua marca tem no mercado, tem a ver com a eficiência de toda a operação. O cuidado de um serviço de campo deve ser muito maior do que uma empresa com loja fixa, em que os clientes é que vão até o local.

Pense como se a empresa fosse dividida em várias partes (que são os técnicos), e cada vez que um serviço é agendado é como se a sua marca estivesse indo até o cliente. A pessoa que precisa dos serviços vai ter apenas aquele momento como base para avaliar se compensa ou não continuar te contratando. Vamos conferir então os erros mais comuns?


1. NÃO PADRONIZAR O SERVIÇO DE CAMPO


O primeiro erro é achar que, apenas passando o que deve ser feito, o serviço será efetuado da forma correta. Não. Entenda que: cada funcionário seu, possui características e personalidade diferentes, portanto, se cada um quiser fazer do seu jeito, não dá para saber o que o cliente está recebendo.


Padronize antes! Na hora em que contratar um novo funcionário, o ideal é fazê-lo passar por um treinamento, em que ele terá que obedecer a um passo a passo, regras básicas, principalmente se você tiver alguma tecnologia que auxilie na gestão. Ele precisa aprender como devem ser feito os procedimentos.

Essa padronização deve ser feita regularmente com treinamentos, não apenas para os novatos. Se você quer uma equipe eficaz, que esteja constantemente motivada e engajada, então invista nela! Faça os treinamentos para que seus funcionários consigam perceber se estão fazendo algo errado, isso vai melhorar muito a comunicação entre empresa e colaboradores também, evitando insatisfações no futuro.


Mas claro, fazer vários treinamentos em um mês, exatamente iguais, não vai adiantar nada. Busque sempre novidades, melhorias, e faça isso com um intervalo de tempo, não precisa ser todo mês. Demonstre à equipe que os treinamentos são investimentos neles e que é uma coisa positiva, não uma obrigação burocrática onde eles só vão perder tempo.

2. NÃO PEDIR AVALIAÇÃO DO CLIENTE

Tem alguém melhor para avaliar o resultado do serviço do que seu próprio cliente? Se o problema dele foi resolvido e tudo ocorreu da melhor forma, ele vai ficar satisfeito, se tornando fiel e vai te indicar para mais pessoas, é simples.

O cliente é a pessoa que vai estar com seu técnico na hora, que vai acompanhar de perto o serviço dele, pois você, gestor, não vai estar presente. Portanto, pedir uma avaliação após o serviço é fundamental para que você acompanhe como aquele técnico está se saindo e como todos os demais estão levando a imagem da empresa para o campo.


3. NÃO CUMPRIR O AGENDAMENTO COM SUCESSO


Quando você agenda um serviço com um cliente, você deve fazer de tudo para que ele aconteça no dia e horário marcados, e que realmente seja solucionado naquele dia! Se coloque no lugar do cliente: quem está com um produto quebrado ou precisando de manutenção, precisa da solução rápida.

Se o técnico designado para aquele dia não comparecer, envie outro, mas não deixe o cliente sem atendimento, ok?


Além disso, antes do técnico sair para o serviço de campo, ele deve levar todo o material necessário! Não adianta nada chegar na visita no horário marcado, mas não concluir o serviço porque ficou faltando alguma ferramenta ou então uma ordem de serviço!


Utilizando a tecnologia da AUVO, você consegue enviar a ordem de serviço para o seu técnico pelo celular e também consegue passar para ele um check list do que deve ser feito, explicando antes da visita quais as ferramentas não podem faltar.


Mude essa história de “vai ter que voltar no cliente porque o serviço não foi concluído”. Sua marca precisa se destacar e, concluir o serviço no mesmo dia é um serviço de excelência. Resumindo: solucione o problema na primeira visita!


4. NÃO ANALISAR OS DADOS


Em 80% dos casos, essa é uma oportunidade perdida. Os gestores acham que analisar os dados é uma perda de tempo, enquanto poderiam estar identificando os “gaps” mais rapidamente e agindo na melhoria. Você precisa tornar cada visita mais eficiente. Além dos feedbacks dos clientes, os relatórios dizem muito. O gestor vai conseguir perceber qual erro está acontecendo repetidas vezes e vai saber o que fazer para que não ocorra mais.

Analisar esses dados faz o gestor agir de maneira proativa, antecipando as soluções. Portanto, o que parecia ser perda de tempo, na verdade faz economizar dinheiro, evitar stress e ganhar tempo!

* (Bônus) NÃO OTIMIZAR O TEMPO


Ninguém mais aguenta perder tempo em uma reunião longa, que na verdade poderia ser algo resolvido com um e-mail. O ideal para as reuniões é o tempo de 15 a 20 minutos. Mas deixe para fazê-las quando for repassar feedback para sua equipe ou então precisar explicar algo mais complexo, uma mudança grande na empresa, por exemplo.


Quanto aos outros assuntos, utilize a tecnologia a seu favor (nunca é demais enfatizar isso). Com um software de gestão, você consegue compartilhar com seus funcionários a ordem de serviço, o endereço do cliente, a roteirização, os relatórios... tudo pelo celular.


Não precisa de reunião para isso, o aplicativo envia as rotas e agendamentos de forma automática para cada técnico. Para conseguir evitar esses 5 erros, o ideal é você contar com um software para facilitar, tanto o seu serviço, quanto o serviço da sua equipe externa. Tendo uma plataforma unificada na nuvem, você não perde nenhum dado, nenhum papel importante, nem se a internet cair.


Os gestores de empresas que contrataram a AUVO agora conseguem:


1. Acompanhar em tempo real como estão os agendamentos, se tem algum atraso ou falta;

2. Acessar dados e informações de clientes a qualquer tempo, através de qualquer dispositivo móvel;

3. Criar ordem de serviços e enviá-las rapidamente ao técnico pelo celular, sem que ele precise voltar na empresa para pegar;

4. Unificar sua equipe com informações completas e uma comunicação mais clara.


Quer ter esses mesmos benefícios para você e facilitar o serviço de campo da sua empresa? Conheça agora a AUVO.