Gestão de frotas: entenda como fazer de maneira eficiente

Saiba tudo sobre gestão de frotas, sua importância, os benefícios e como fazer de forma eficiente!

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Você sabe o que é a gestão de frotas? É o gerenciamento dos veículos de uma empresa que são utilizados para prestação de serviços, transporte e/ou coleta de bens. 

Ter profissionais capacitados para fazer essa gestão é muito importante, pois ela se refere a uma área estratégica e operacional do negócio. 

Para que tudo funcione de maneira eficiente, é preciso adotar práticas de redução de riscos e custos. Vamos começar entendendo a importância da gestão de frotas?

Qual é a importância da gestão de frotas?

Um bom controle de frota envolve planejar e controlar processos com base em dados relacionados a ela. 

Qual o tipo de veículo está sendo utilizado? E o número de quilômetros rodados para fazer o reembolso do colaborador? Qual o gasto com combustível? Será que todo o potencial da frota está sendo aproveitado?

Todas essas informações são muito importantes para que o gestor conclua se há processos muito caros e/ou ineficientes. 

Além disso, com base nos principais indicadores para gestão de frotas, o responsável consegue avaliar a performance de suas equipes e a produtividade dos veículos.

Percebe como essa prática é importante? Vamos citar alguns benefícios que ela traz para a empresa!

Benefícios da gestão de frotas

Dentre os inúmeros benefícios do controle de frotas, podemos citar:

    • Planejamento otimizado: é possível traçar um plano mais preciso de manutenções preventivas ou corretivas, de revisões nos veículos e de renovação de frotas.
    • Redução de custos: com o controle dos veículos, é possível eliminar custos desnecessários e otimizar as ações em relação a eles, como a manutenção preventiva. 
    • Mais segurança: veículos monitorados e conservados tendem a dar menos problema, evitando acidentes. Além disso, os condutores são constantemente treinados.
    • Agilidade na entrega: como a frota é constantemente supervisionada, as entregas acontecem de acordo com o combinado, otimizando a atividade e proporcionando agilidade.
    • Ganho de eficiência: o gerenciamento dos veículos da empresa garantem maior produtividade e otimizam o tempo dos profissionais envolvidos, o que se traduz em ganho de eficiência.
    • Satisfação dos consumidores e colaboradores: com maior agilidade na entrega e mais eficiência nos processos, consumidores e colaboradores ficam satisfeitos com os serviços prestados.

Percebe a importância de aprender como fazer uma boa gestão de frota? Vamos então a algumas dicas para um gerenciamento eficiente!

banner1

Dicas para um gerenciamento de frotas eficiente

Você está buscando práticas de controle de frotas? Existem três ótimas ações que conferem eficiência para o setor, veja.

Elabore um diagnóstico da sua frota

Listar todos os veículos da empresa com os respectivos modelos e estado de conservação. Anotar quantos quilômetros cada colaborador roda por mês e qual o gasto com combustível. 

O gestor que possui todas essas informações em mãos consegue elaborar um diagnóstico da frota para definir as melhores ações frente aos problemas.

Defina metas e um bom plano de ação

Com os dados em mãos, é preciso definir metas e as atividades e prazos para alcançá-las. 

Esse plano de ação deve ser bastante claro para todos os envolvidos, de modo que os funcionários conheçam também as ferramentas que podem ser usadas e as regras de uso dos veículos. 

Avalie os resultados

como fazer gestão de frotas

Com o uso da tecnologia, o gestor de frotas conseguem reunir dados sobre a frota e fazer avaliações assertivas. 

Se o gasto com combustível aumentou muito, é preciso investigar a causa. Às vezes, pode ser problema do próprio carro, mas pode também ser uma direção mais agressiva do funcionário. 

O ponto central é saber que, com um sistema para gestão de frotas, o gestor terá informações para tomar decisões mais acertadas e evitar os erros.

Principais erros na gestão de frotas e como corrigí-los

O gestor de frotas da empresa X lida frequentemente com mau uso dos veículos por falta de treinamento dos condutores.

Já o gestor da área da empresa Y tem problemas com o uso pessoal dos carros da frota, pois não há regras claras da empresa acerca dessa prática.

Esses dois erros básicos podem comprometer a eficiência da gestão dos veículos empresariais, sabia? Mas apontamos outras quatro falhas que impactam negativamente os recursos da organização, veja:

  • Desperdiçar combustível: comportamento inadequado dos motoristas, como dirigir em alta rotação, podem causar maior consumo de combustível. Por isso, é preciso treinar constantemente os condutores com bons hábitos de direção.
  • Não gerenciar rotas: não saber onde suas equipes externas estão é um problema para o gestor, pois pode causar insatisfação do cliente e atrasos na prestação do serviços. Isso é algo comum quando não se faz o gerenciamento ou não se conta com um bom aplicativo de rotas
  • Descuidar da manutenção: a manutenção corretiva costuma ser mais custosa do que a preventiva. Por isso, o gestor que descuida dessa prática terá gastos maiores. Para evitá-los, obedeça aos planos de manutenção programada e as revisões.
  • Escolher modelos de veículos inadequados: considerando a atividade empresarial, o gestor de frotas deve saber escolher um modelo que atenda às equipes externas e que apresenta bom custo-benefício. Mas muitos gestores se guiam somente pelo preço.

A boa notícia é que muitos erros cometidos pelos gestores de frotas podem ser corrigidos com o uso de tecnologia.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de frotas?

O uso de tecnologia nos negócios se acentuou bastante com a transformação digital. Seu principal objetivo é aprimorar os processos internos de diversas maneiras.

Um sistema para gestão de frotas, por exemplo, consegue automatizar o reembolso dos técnicos que utilizam o próprio carro na empresa e fazer a roteirização de suas agendas. 

O Auvo Field Service, por exemplo, permite tudo isso e mais: o gestor pode acompanhar a localização da equipe em tempo real, bem como o gasto com combustível e a rota percorrida.

Em suma, com a tecnologia, o gestor consegue ser mais produtivo, monitorar as equipes externas, reduzir custos, pensar nas manutenções e muito mais!

A gestão de frotas é importante para otimizar a área como um todo,  avaliando o desempenho das equipes e dos veículos.

Com o uso de uma tecnologia apropriada, como o Auvo, é possível usufruir de todos os benefícios que citamos, como maior segurança, planejamento e eficiência.

Conheça mais sobre o Auvo!

banner2

Elements Image

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma demonstração