Skip to content
Back to Blog
Manutenção

Gestão de contratos de manutenção: como fazer

Saiba tudo sobre Gestão de Contratos de Manutenção e aprenda como fazer.

Gabriel Rodrigues
Gabriel Rodrigues

fev 17, 2020

Fazer a gestão de contratos relacionados a manutenção não é algo simples. É preciso realizar uma boa gestão da manutenção e ela ser de fato eficaz para que a manutenção dos equipamentos seja feita na hora certa, visando sempre a otimização do trabalho e a diminuição dos custos. 

A gestão de contratos tem como objetivo maximizar o desempenho da empresa e ao mesmo tempo diminuir os riscos financeiros. Imagine-se ser conhecedor de todos os contratos de manutenção prestados pela empresa e consegui-los gerir de maneira eficaz, sua vida seria muito mais fácil não é mesmo? Pois é, saiba que é possível realizar a gestão de contratos de manutenção com o auxílio da tecnologia e neste artigo você saberá tudo sobre isso.

O que é gestão de contratos de manutenção?

A gestão de contratos de manutenção nada mais é do que garantir a organização, execução e gerenciamento dos contratos relacionados a manutenção da empresa. Ela permite uma análise relacionada a conformidade e redução de custos, do seu início até o seu término.

A forma com que uma empresa realiza o seu gerenciamento de contratos é o que define uma boa gestão. Isso fará com que o valor do gerenciamento de contratos seja muito menor e a sua gestão muito mais eficaz. É necessário analisar todo o ciclo de vida de um contrato, desde as solicitações iniciais de proposta de fornecedores, cronogramas, avaliações, informações sobre pagamento, vencimento e outros detalhes.

A importância de uma boa gestão

Para realizar o processo de gerenciamento de contratos de manutenção é necessário observar os termos de cada contrato, bem como os prazos, entregas e condições contratuais. Os contratos devem ser transparentes e idôneos, pois a responsabilidade dessa gestão é muito grande e necessária para atender os padrões de conformidade.

Como fazer a gestão da manutenção na minha empresa?

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a realizar a gestão de contratos de manutenção sem sofrimento. 

  1. Organização: Realize o controle de contratos da sua empresa. Separe os contratos relacionados a manutenção e os organize utilizando critérios como: a contratação de serviços, aquisição de materiais, prestação de serviços, compra de insumos, locação de espaços entre outros. 
  2. Relatórios: Relatórios são importantes e úteis em qualquer área e para te ajudar a realizar a gestão de manutenção, são indispensáveis. Coloque numa planilha as informações pertinentes ao contrato e tenha uma visão mais ampla de toda a gestão.
  3. Acompanhamento: Acompanhar o andamento do contrato, desde o seu início até o seu término é fundamental para uma boa gestão. O acompanhamento deve ser feito seguindo um cronograma de aquisição de contratos, para que não ocorra a necessidade de verificação contínua do contrato. Tal gestão pode ser feita mediante planilhas, relatórios ou até mesmo softwares que auxiliam no processo. Com um acompanhamento eficiente, é possível saber quando os contratos terminam, solicitar reparos futuros, fazer manutenção preventiva e etc. 
  4. Prioridades: Assim como tudo na vida, na gestão de contratos também há prioridades e elas devem ser levadas em consideração em detrimento de outras. Para estabelecer prioridades é preciso pensar nos critérios de avaliação utilizado para a aquisição daquele contrato, como por exemplo, seu vencimento, tipos de manutenção (preventiva ou preditiva), readequação contratual, benefícios para a empresa e etc.

Todo contrato tem um ciclo de vida, ele é criado, negociado, aprovado e formalmente executado para garantir o cumprimento das obrigações. Todo contrato tem um período de regência e também aqueles que possuem um período indeterminado. Por isso é importante entender as responsabilidades contratuais que envolvem ambas as partes, o contratante e o contratado. Ao realizar a gestão de contratos, fica muito mais fácil identificar quais contratos estão iniciando e vencendo. 

Por isso é muito importante acompanhar o vencimento e a renovação dos contratos de manutenção. Imagine todos os contratos vencendo ao mesmo tempo e você sem nenhum controle do que está acontecendo ao seu redor? Lembre-se, é extremamente complicado fazer a gestão de contratos de manutenção de forma manual e é muito importante ter o controle desses contratos, para não ser pego de surpresa. 

É importante lembrar que os contratos possuem além do seu período de regência, um período destinado à negociação e lembrar de tudo isso de forma manual, sem a ajuda de um cronograma e relatórios é muito difícil. Estipule um período para que as renegociações contratuais possam ser realizadas, assim você evitará custos extras e também, custos relacionados a manutenção preditiva. Com isso, você poderá realizar as manutenção preventivas de forma eficaz, reduzindo custos e trazendo uma maior produtividade para os processos de gestão de contratos em sua empresa.

Como gerenciar contratos de maneira eficaz e produtiva

O processo de gerenciamento de contratos, com entregas, prazos e termos de condições, garante a satisfação do cliente. Este processo pode afetar muitas áreas dentro da organização e pode influenciar de forma significativa no orçamento, operações, atendimento e imagem pública. A responsabilidade e transparência da gestão de contratos são cada vez mais necessárias para atender aos padrões de regularidade e conformidade. 

Portanto, o processo de gerenciamento de contratos de manutenção faz com que a produtividade da empresa aumente e com isso os negócios podem ser fechados com mais rapidez. Cada vez mais as empresas buscam lidar com a terceirização buscando uma produção maior e isso pode impactar toda a gestão de contratos de manutenção. 

Para gerenciar os contratos de manutenção você pode contar com o auxílio da tecnologia, utilizando por exemplo, um software que realiza a gestão da manutenção para a sua empresa. Nele, você terá acesso às informações do contrato, da prestação de serviços e da manutenção em geral. 

Como avaliar o desempenho?

É impossível mensurar o desempenho se você não procurar saber como medi-los. Portanto, não há outra maneira de ter sucesso na gestão de contratos de manutenção sem investir em métricas significativas para mensurar o desempenho da área. Saber o porquê das coisas estarem acontecendo é tão importante quanto descobrir os problemas e resolvê-los. 

Você pode utilizar indicadores de gestão e definir KPI – Indicadores Chaves de Desempenho, que vão te auxiliar a examinar a utilização do contrato, volume, valor, desempenho em geral e dados de histórico. Por isso é tão importante examinar o todo o processo e ciclo de vida do contrato. 

Para realizar o rastreamento correto do contrato, procure analisar os fornecedores e saber se eles atendem com presteza e rapidez; o tempo de resposta das informações pertinentes a prestação de serviços e priorize os contratos mais responsáveis; as métricas quantitativas, procurando identificar as relações contratuais que oferecem melhor custo-benefício para a empresa; o desempenho, avaliando os bens e serviços adquiridos combinados com as informações financeiras e os gastos gerados pelo contrato e por fim, a conformidade, que deve analisar a conformidade dos contratos, o desempenho eficiente, a redução dos custos e possíveis rompimentos. 

Os benefícios da tecnologia na gestão de contratos de manutenção

Fazer o certo nem sempre é fazer o ideal. E para fazer o ideal para a sua empresa você precisará automatizar cada vez mais os processos, por isso, o uso de softwares relacionados a gestão da manutenção são cada vez mais utilizados. 

Esses softwares podem te auxiliar a saber quando os contratos estão vencendo, a variação de itens presentes no contrato, a definição dos contratos prioritários e a criação de relatórios. Em grandes empresas a automação já é algo real, mais sua utilização também é possível em pequenas e médias empresas. O software faz o trabalho automaticamente e você verá o quanto a produtividade pode aumentar e melhorar. 

Os principais benefícios são a redução dos riscos, a economia de custos, a autoconfiança entre os colaboradores, a governança e os requisitos de conformidade. Com as manutenções preventivas agendadas e as informações do contrato totalmente digitalizadas você verá o quanto a gestão de contratos da sua empresa vai melhorar e com isso o seu rendimento e da sua equipe será outro. 

Como a gestão de contratos da manutenção pode aumentar o faturamento?

Sem dúvidas, o maior benefício que a gestão de contratos gera para o faturamento da sua empresa é por meio da economia. Afinal, quantas vezes você já se perdeu o volume de contratos acumulados?

O excesso de informações pode acabar se perdendo entre um departamento e outro. E dessa forma, muitos prazos deixam de ser cumpridos, como o prazo de entrega, renovação, entre outros.

Isso gera prejuízos, tanto pela perda de clientes, como pela falta de um ativo que deixou de ser comprado.

Além disso, a gestão de contratos de manutenção efetiva contribui diretamente para a previsão orçamentária. Afinal, fica difícil estimar custos sem as informações concretas sobre os investimentos recorrentes.

E ainda, a análise de quantidade de contratos criados, assim como finalizados ou retomados e um determinado período contribui para a alocação de capital. Por isso, antes de sair fechando ou encerrando um contrato, entenda se aquele percentual afetará a sua renda recorrente.

Talvez a sua empresa ainda não conte com um gerenciador de contratos. Mas, como você viu neste post, esta é uma prática que vale a pena colocar em ação.

Por isso, aposte em processos e ferramentas que vão te ajudar nesta jornada, como o Auvo. Agende uma demonstração e descubra essas e outras vantagens em nossa ferramenta.

Gabriel Rodrigues

CEO de Auvo Tecnología. Ayudó a más de 2 mil empresas de servicios y asistencia técnica a ser más productivas con Auvo.

Elements Image

Subscribe to our newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Semper neque enim rhoncus vestibulum at maecenas. Ut sociis dignissim.

Latest Articles

Matriz de riscos: o que é e como implementar na sua empresa

Matriz de riscos: o que é e como implementar na sua empresa

Lidar com riscos é um dos principais desafios dos prestadores de serviços. Saiba mais sobre o assunto.

11 nomes de empresas de ar condicionado [+bônus]

11 nomes de empresas de ar condicionado [+bônus]

Elaborar bons nomes de empresas de ar condicionado pode ser uma tarefa difícil, mas é essencial para garantir o sucesso do seu negócio, e n...

Colaborador de campo: como escolher o melhor

Colaborador de campo: como escolher o melhor

Está considerando um colaborador de campo? Você sabia que esses funcionários podem impactar diretamente a produtividade do seu negócio?