Precificação de serviço

Guia prático para precificação de serviços técnicos

Com o nosso guia completo você aprende fazer a precificação dos seus serviços e para de perder dinheiro.

Será que você sabe como fazer a precificação dos seus serviços?

Pode parecer uma tarefa fácil e intuitiva, mas o que você não sabe é que existem diversas variáveis (internas e externas) que interferem diretamente em quanto cobrar pelos seus serviços.

Preços altos demais afastam os seus clientes e os demasiadamente baixos afetam a saúde financeira da sua empresa. Então, como encontrar o ponto de equilíbrio? Como precificar de forma justa e lucrativa

Neste texto, contamos tudo que você precisa saber sobre como precificar os seus serviços, gerando cada vez mais lucro para seu negócio.

Quer ter esse material no seu computador ou celular para consultar quando bater as dúvidas na hora de precificar serviços? É só baixar gratuitamente!

PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS O que é precificação? 

Precificação é o processo de definição do valor monetário de um serviço ou produto. Essa etapa é extremamente importante pois é através dela que sua empresa consegue cobrir os custos e gerar lucro.

Esse valor não pode ser estimado de maneira intuitiva e sem um estudo prévio das variáveis internas e externas que seu negócio está inserido.

Uma pesquisa recente, realizada pela startup Preço Certo, mostrou que 89% dos empreendedores não sabem realizar a precificação correta dos seus produtos e serviços. 

Assustador, não é? Para não fazer parte desse número desfavorável, assista ao vídeo rápido que nossos especialistas fizeram sobre o assunto:

gestao_e_negocios

Especificidades da precificação de serviços

Precificar produtos e serviços pode parecer a mesma coisa, mas são processos bastante diferentes entre si. 

Na precificação de serviços, alguns aspectos fazem que a percepção do cliente aconteça de outra maneira. Existem 4 características que são determinantes na formação de preço, são elas:

Intangibilidade

Ao contrário dos produtos, os serviços não são palpáveis. Por exemplo, se você for a uma loja de materiais de construção, você pode comprar pelo tijolo, cimento, telhas… todos esses materiais são palpáveis, você consegue pegar. Ao contrário do trabalho do construtor que irá construir a casa. O serviço dele é intangível, impalpável. 

Perecibilidade

Ao contrário dos produtos, o serviço não pode ser armazenado, estocado ou revendido. Além do mais que o serviço não possui data de validade. São processos diferentes, viu?

Variabilidade

Por serem atividades realizadas por pessoas, cada serviço pode ser realizado de uma maneira diferente. Não há uma padronização fixa de qualidade e consistência de serviços. 

Simultaneidade

Quando há a contratação de um serviço, você imediatamente o consome. Por exemplo, ao contratar um técnico de TI, o conserto e o consumo acontecem simultaneamente. Não dá pra guardar o conserto para usar depois, não é?!

Quer mais dicas e soluções para a sua empresa de serviço escalar? Temos vários materiais gratuitos, como planilha de km rodado, modelo de Ordem de Serviço Digital e guias completos para vender mais em redes sociais. Basta baixar!

materiais gratuitos da auvo

Como precificar serviços? 

Agora que você já sabe a diferença entre precificar produtos e serviços, vamos te ensinar como realizar a precificação das suas atividades da maneira correta. 

Vamos lá? 

Calcule o valor da mão de obra

A precificação de serviços deve ser calculada a partir dos custos necessários para efetuar certo tipo de trabalho. 

A melhor maneira é definir os valores médios para cada serviço, começando pelo custo de mão de obra trabalhada por hora.

Calcular esse custo é fácil; basta fazer a divisão do custo com os colaboradores pelo número de horas trabalhadas nesse período.

Exemplo: 

Vamos supor que sua folha de pagamento no mês foi de R$ 9 mil para 100 horas de trabalho.

9000/100= R$ 90

Isso significa que sua mão de obra custa 90 reais por hora trabalhada.  

IMPORTANTE: Não esqueça de somar o valor gasto com materiais para realizar os serviços!

Inclua os custos fixos e variáveis

Além do custo de mão de obra e dos materiais é necessário também calcular outros custos envolvidos no processo, como os custos fixos e variáveis. 

Custos fixos são aquelas despesas recorrentes e estáveis, como; aluguel, salários, internet, etc. 

Já os custos variáveis são inconstantes; podem variar de mês a mês. Como: conta de água e luz, conta de gás, impostos, comissões, entre outros. 

Depois de descobrir esses custos basta somá-los ao custo de mão de obra + custo dos materiais usados. 

Inclua a margem de lucro

Acrescentar a margem de lucro é uma parte fundamental na hora de precificar os seus serviços, pois é através dela que você garantirá ganhos com seu serviço. Para definir a margem ideal de lucro para seu negócio é aconselhável pesquisar a concorrência e as expectativas dos seus clientes.

Geralmente, esse número gira em torno de 20%, mas pode variar. 

ATENÇÃO: (destacar) Margens de lucro muito acima do convencional podem causar preferência pela concorrência, então, esteja atento! 

Estude seus concorrentes

Não esqueça de analisar o preço da concorrência. O objetivo dessa etapa é identificar os preços cobrados no mercado para que o seu não fique destoante dos demais. O preço elevado não é necessariamente algo ruim, porém ele deve ser justificado. Por exemplo, oferecendo serviços, atendimento e materiais diferenciados da concorrência. 

Saiba como utilizar as redes sociais para aumentar suas vendas e gerar autoridade no seu segmento com nosso material gratuito:

COMO DIVULGAR SEU SERVIÇO NO INSTAGRAM

Os riscos de precificar serviços de forma incorreta

Ao longo deste texto você aprendeu com o Auvo quais aspectos analisar no momento de realizar a precificação dos seus serviços. Mas a melhor maneira de entender a importância da precificação é entendendo os seus impactos na empresa, e como uma maneira equivocada de realizá-la pode afetar os rumos do seu negócio.

Veremos alguns deles a seguir: 

Ausência de lucro e contratos desfavoráveis

Quando a precificação acontece de maneira errada, ela não é capaz de cobrir os lucros fixos e variáveis da sua empresa, logo isso afeta diretamente no lucro a receber no final do mês. 

Além do mais, isso pode atrair um tipo de cliente que não é compatível com o seu público-alvo, afastando assim, aqueles compatíveis com o perfil do seu negócio.

Você sabe qual é o seu tipo de cliente? Descubra como o Marketing Digital pode auxiliar a escalabilidade da sua empresa de serviço.

Contenção em estratégias de investimento a longo prazo

Para planejar upgrades, contratação de colaboradores, compra de equipamentos, entre outros investimentos a longo prazo, é preciso equilibrar as contas atuais. 

Quando a precificação ocorre de maneira correta, o volume de entrada no caixa consegue atender suas despesas fixas e variáveis, os custos do seu negócio e ainda garante que você tenha uma reserva para eventuais planejamentos e eventualidades. 

Comprometimento do capital de giro

O capital de giro são todos os recursos financeiros que a sua empresa necessita para se manter operando normalmente. 

Caso a precificação dos seus serviços não esteja de acordo com suas despesas, a conta do capital de giro não fechará, pois você estará recebendo menos do que precisa para manter sua empresa funcionando. 

Viu, como precificar da maneira correta é importante? 

Como o Auvo pode auxiliar a sua empresa de serviços com a precificação? 

Agora que você já sabe como realizar a precificação correta dos seus serviços, está na hora de você conhecer o Auvo. O software número 1 em gestão de equipes externas.

Com o Auvo, a satisfação dos seus clientes é garantida. Além de gerar Ordens de Serviços digitais, o seu consumidor terá acesso total de quais atividades foram realizadas pela sua equipe externa e muito mais!

Faça agora a demonstração gratuita e se surpreenda como o Auvo pode transformar o seu negócio! demonstração gratuita

 

 

 

Faça uma demonstração grátis
Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 2 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

botão para demonstração gratuita

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

Agende uma demonstração